fbpx

O que é e para que serve o Fit Cultural?

Já aconteceu de você ir em uma entrevista de emprego na sua área, tem todas as demandas e experiências profissionais que a vaga pede, chegou o resultado final e não passou? Pode ser que o motivo seja o fit cultural.

E se você ainda não sabe o que é isso, esse post é para você.

Uma realidade é que, atualmente, para muitas empresas as habilidades profissionais do candidato não são mais as únicas pré-condições para uma contratação.

Cada vez mais características pessoais e valores estão se destacando como critérios principais para seleções. E é aí que entra o fit cultural.

Para muitas empresas as capacidades profissionais do candidato não são mais as únicas pré-condições para uma contratação

Para muitas empresas as capacidades profissionais do candidato não são mais os únicos pré-requisitos para uma contratação (Foto: Freepik)

O que é fit cultural?

O fit cultural é a probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar as crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem uma organização.

É o alinhamento entre valores e características do profissional e da empresa. Se você tem isso claro para você, terá mais facilidade de encontrar empresas que tenham esse alinhamento.

Fit cultural é basicamente você ter afinidade, alinhamento. Que esse seja um ambiente que você se sinta à vontade e que possa se expressar, afirma Arapuan Motta Netto, reitor da Unisuam.

Apesar disso, não é tão fácil encontrar esse “fit”, pois muitas pessoas e empresas não sabem exatamente quais são os seus valores em termos de negócios.

Para um candidato que procura um emprego, é necessário ter uma meta ou objetivo compartilhado que faça sentido.

Ainda que você saia da sua zona de conforto, deve saber que esse trem volta para o trilho dentro de um planejamento.

O que vai diferenciar, na hora da contratação, é o alinhamento cultural.

Como saber se eu tenho a mesma cultura da empresa?

Um bom caminho é entender os valores, missão, visão e propósito da empresa. Dessa forma, você consegue entender como funciona o ambiente de trabalho.

É importante ressaltar que essa avaliação não analisa critérios técnicos, apenas comportamentais. E não há certo ou errado.

Essa identificação cultural pode ser um critério até para o candidato escolher uma empresa para trabalhar.

Se você abraça causa ambientais, uma empresa que tenha como cultura a responsabilidade socioambiental pode ser um bom lugar para você.

Qual a importância do fit cultural?

Para explicar melhor isso, Arapuan Motta Netto indica o conceito de “Círculo de Segurança”, do especialista em liderança e gestão britânico, Simon Sinek.

Resumidamente, essa teoria é baseada em dois princípios: confiança e cooperação.

O objetivo desse círculo de segurança dentro das organizações é dar espaço para que as pessoas possam crescer, experimentar e defender a organização.

Para criar um círculo de segurança, os líderes de grupos, equipes ou organizações devem criar uma cultura livre do perigo entre colegas, com:

  • Sensação de pertencimento
  • Cultura forte, baseada em um conjunto claro de crenças e valores humanos
  • Poder para tomada de decisões
  • Confiança e empatia

Quando alguém quebra esse círculo de segurança, o gestor pode perder a mão e o time começa a se desmotivar, perder a vontade de se expor e dar uma ideia.

A ideia é fortalecer sempre esse círculo. E como isso é feito? Garantindo o máximo de pessoas com fit cultural dentro da empresa.

Confira também o vídeo completo com a explicação do Arapuan.

O que é fundamental para um círculo de segurança

Como agir se você perceber na entrevista que não tem fit cultural com a empresa?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que sempre precisa dizer a verdade logo de início.

Caso contrário, você pode até conseguir aquele emprego, mas a falta de alinhamento pode prejudicar tanto você quanto a empresa no futuro.

Mas lembre-se que fit cultural não tem a ver com a identidade da pessoa, sua personalidade ou jeito, mas sim com aquilo que ela acredita.

No entanto, nem todas as pessoas estão em uma posição que podem escolher se querem ou não determinado emprego.

O grande desafio de quem entra em uma empresa sem ter esse alinhamento cultural, acaba sendo permanecer.

Quando você fala desse ciclo de segurança, ele é um processo de autoexclusão. Se aquela pessoa que entrou não tem esse fit cultural, o grupo exclui, explica Netto.

Segundo o reitor da Unisuam, não é porque o grupo vai apontar o dedo ou ter algum tipo de preconceito, mas porque o processo automaticamente exclui a pessoa.

Priscila Fernandes, coordenadora de RH da Personale, reforça a opinião de Arapuan Netto, e ainda traz um conselho para os candidatos que se encontrarem nesses casos.

“O importante é lembrar que não tem certo ou errado. Se não deu fit cultural, possivelmente não seria um lugar ideal para trabalhar no momento”, afirma Fernandes.

Quais os benefícios do fit cultural?

Uma empresa que contrata com base no fit cultural consegue ter:

  • Aumento de contratações assertivas
  • Aumento do desempenho
  • Maior engajamento
  • Maior capacidade de solucionar problemas

 Mas, apesar da importância do fit cultural, não quer dizer que as questões técnicas não são fundamentais.

Por mais que o profissional tenha compatibilidade cultural, a empresa não vai querer ter um leigo. Tem que ter alguém com o mínimo de noção do que pode acontecer.

Benefícios do fit cultural

Como funciona o teste para fit cultural?

Priscila Fernandes explica que o teste para fit cultural é focado nos aspectos comportamentais, não técnicos.

Esses devem estar alinhados à cultura de uma organização e serem considerados ideais para a vaga em aberto.

Essa informação que ditará se o candidato terá um bom entrosamento com a equipe, qual é o seu grau de automotivação, forma como lida com o ambiente de trabalho, entre outros, explica a coordenadora de RH da Personale.

Como acontece a entrevista cultural?

As perguntas do fit cultural , segundo Priscila Fernandes, variam de acordo com a empresa. Isso quer dizer que não existe um modelo padrão de teste.

Também é possível fazer essa avaliação através de uma entrevista de emprego.

A entrevista cultural é montada com base nas características desejadas pelo contratando. O objetivo é analisar as atitudes e comportamentos.

Além disso, há outras formas de analisar o fit cultural. Você pode ser avaliado durante testes situacionais, aplicação de cases, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entre outros.

A especialista explica que através do que é analisado, seja no teste ou na entrevista, se torna possível medir a afinidade que o candidato tem com a cultura da empresa.

Folha +

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *