fbpx

Mural dos sonhos: como fazer o seu?

Compartilhe o conteúdo

Você já ouviu falar em mural dos sonhos? Algumas vezes, durante a preparação para concursos, é normal sentir vontade de desistir.

Afinal, a aprovação é um grande desafio, repleto de obstáculos e, durante a jornada, tem dias que somos vencidos pelo cansaço.

Uma forma de não se deixar dominar pela vontade de desistir – ou por aquela vozinha que diz que você não conseguirá – é fazer o seu próprio mural do sonhos. Você já conhece essa ferramenta?

“É um exercício muito forte, capaz de nos apoiar na concretização de nossos sonhos”, explica a coach Livia Cavalcante. “É tão poderoso que nos permite definir, através de imagens, o resultado dos nossos sonhos”.

A especialista em concursos explicou como fazer o seu mural dos sonhos, como funciona ma prática e muitas outras dicas para você não deixar a peteca cair!

Uma forma de não se deixar ser dominado pela vontade de desistir é fazer o seu próprio mural do sonhos

Uma forma de não se deixar dominadar pela vontade de desistir é fazer o seu próprio mural do sonhos (Foto: Pexels)

O que é o mural dos sonhos?

Muito se fala da importância de ter bem claras as metas pré-estabelecidas, seja de forma escrita ou de alguma maneira que a pessoa para apoiar ainda mais o foco em tais objetivos. É para dar aquela dose de motivação extra, sabe?

Uma dessas formas é usar o mural dos sonhos como projeto de vida, uma espécie de visual board ou quadro de visualização, em que você projeta a realização dos seus sonhos em imagens concretas.

A técnica ficou muito conhecida do filme “O Segredo” e é usada em diversas doutrinas que consideram essa visualização através de imagens muito poderosa.

Para que serve um mural dos sonhos?

Como funciona o mural dos sonhos?

O mural representa o seu projeto de vida. Logo, ele ajuda a trazer, para um campo mais concreto, coisas e sentimentos que você deseja realizar.

Por exemplo, se o seu desejo é ser feliz: o que é felicidade para você? O que colocar no mural dos sonhos? Pode ser que essa felicidade seja uma casa nova, que a aprovação em um concurso possibilitará que você tenha.

Colocar a foto dessa casa no seu mural servirá como apoio no campo das ações e emoções. É um incentivo para a dedicação e entrega ao visualizar o objeto de desejo, explica Livia Cavalcante.

O que colocar no mural dos sonhos?

O mural dos sonhos ajudará você a ter mais clareza nos seus sonhos e objetivos. Com ele, você poderá responder perguntas como:

  • O que deseja de verdade em sua vida?
  • E o seu maior sonho que gostaria de conquistar?
  • O que essa meta representa para você?
  • Como será a sua vida após essa conquista?
  • Quais as motivações estão atrás desses sonhos e objetivos?
  • Como será seu sentimento após a realização?

“Não deixe nada de fora, anote tudo”, aconselha Livia Cavalcante.

Quanto mais claros forem os seus objetivos e mais intensos os seus sentimentos de realização e satisfação por conquistá-los, mais poderoso será o seu mural dos sonhos.

Quais os benefícios de fazer um mural dos sonhos? 

Ver os seus sonhos representados em imagens facilitará a execução de um plano de ação para colocá-los em prática, para conquistar meta por meta.

O mural dos sonhos como projeto de vida também ajudará a visualizar o progresso que você está fazendo.

“Torne o seu quadro de visualização de sonhos algo ativo na sua vida. Essa é a melhor forma de garantir que este processo funciona”, indica a coach.

Como fazer o mural dos sonhos?

O segredo aqui é deixar a criatividade fluir, sem julgamentos. A forma mais básica é usar recortes de jornais e revistas com papel, cola, tesoura e a boa e velha cartolina.

Uma outra forma é buscar imagens através da mídia social Pinterest, algo que a própria Livia Cavalcante costuma fazer. Ela espalha essas imagens pela casa, no computador, no celular, no descanso do relógio…

O principal é conseguir representar os seus desejos através da imagem, seja em roupas, um carro ou objetos que te levam a posse. Use sua criatividade!

Você também pode usar palavras e frases inspiradoras. O importante é que façam sentido e representem os sonhos que você quer alcançar.

Onde fazer um mural online?

Como falamos, uma boa dica é usar sites como o Pinterest, que tem uma ampla variedade de fotos. Nessa mídia social, você pode criar pastas próprias com as fotos (pins) que são publicados na rede social.

Você também pode procurar exemplo de mural dos sonhos na internet para se inspirar ao criar o seu!

Onde colocar o mural dos sonhos?

Ele deve estar em um lugar de destaque, onde você consiga visualizar com frequência. Algumas sugestões da coach são:

  • Na porta do quarto
  • Na tela de descanso do computador
  • Impresso na agenda

O importante é estar em locais para os quais você sempre olhe. Além disso, as imagens devem representar seus sonhos e metas, sejam eles conjugais, intelectuais, familiares, espirituais, financeiros… não se limite no processo de criação.

A dica de Livia Cavalcante é visualizar o mural antes de iniciar sua sessão de estudos, justamente como uma forma de incentivo.

E você, tem dificuldade em se manter motivado? Já experimentou usar um mural dos sonhos?

No Blog da Folha Dirigida, você encontra muitas dicas de preparação emocional para ajudar na realização do seu sonho de se tornar um futuro servidor!

E para ter uma preparação mais tranquila, faça o seu planejamento inteligente com o Smart Planner!

Smart Planner Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *