fbpx

5 passos para manter a motivação nos estudos para concursos

Compartilhe o conteúdo

Na jornada para ser um futuro servidor, é fundamental que você tenha motivação nos estudos para concursos. Afinal, uma boa preparação é o que vai levar você ao seu objetivo final: a aprovação.

Já aconteceu de você sentar para estudar, mas em algum momento se distraiu e perdeu completamente o foco? Bom, a realidade é que isso pode estar diretamente relacionado à falta de automotivação.

E isso é mais comum do que você imagina. Por isso, uma dica importante para ter produtividade nos estudos é, antes de dar início à sua preparação, ter segurança das suas escolhas.

Isso que vai levar você a chegar mais perto do sucesso na sua preparação, segundo o psicanalista Marcelino Viana.

Dicas para manter a motivação nos estudos para concursos

Na jornada para ser um futuro servidor, é fundamental que você tenha motivação nos estudos para concursos (Foto: Freepik)

1. Esteja seguro das suas decisões

O psicanalista e psicomotricista relacional explica que, na maioria dos casos, a perda do foco e procrastinação é uma consequência para pessoas que não possuem segurança em relação ao novo momento.

Por isso, agem de forma aleatória, sem uma métrica de estudo, de horários, de rotina. Assim, protelam as ações diárias proativas e produtivas.

O candidato que sonha em se tornar um futuro servidor precisa estar seguro das suas decisões, pois o percurso, por si só, será repleto de desafios e incertezas que o farão questionar-se entre parar ou persistir.

Esse é o ponto de partida para que a sua trajetória seja consistente e você consiga iniciar e concluir seu projeto de vida.

Após definir isso, deve transferir sua atenção ao que vai levar você a concluir o que deseja: a preparação.

2. Tenha metas intermediárias

Mas, como encontrar essa segurança para se manter motivado? Com metas intermediárias. Sentir que está fazendo algo na direção correta pode ser muito motivador.

Por trabalhar com desenvolvimento humano, Marcelino Viana afirma que em seus acompanhamentos profissionais utiliza ferramentas que conectem os alunos “com o que realmente possui valor na vida”.

E as pequenas vitórias são essenciais para você identificar isso.

Quer estudar com a FD e ter acesso a todo o conteúdo Premium ? Saiba como!

3. Seja realista com suas expectativas

A noção de valor leva em consideração o contexto de cada um. Quando você identifica e resgata aquilo que é importante, as projeções positivas para o futuro resultam na automotivação.

Você sabe o que é importante para você e como isso pode ser realizado? Entende a sua trajetória?

Quando o futuro servidor encontra essa motivação interna, ele consegue manter o ritmo e a consistência nos estudos aos poucos.

4. Afaste a ideia de desistir do concurso

Identificar o que você quer é o momento em que você encontra um verdadeiro propósito e passa a desenvolver uma atividade que faz sentido para a sua vida.

Se entrevistarmos boa parte dos servidores vitoriosos, encontramos algo dessa natureza que fortaleceu a missão diária de estudar. Da mesma forma, boa parte das pessoas, que acham que essas conexões de vida não são importantes e encontram desculpas contínuas sobre suas condições de vida, param na primeira dificuldade.

Você precisa saber que a automotivação ou motivação diária não significa 100% de felicidade e ação a todo momento. Mesmo que você esteja seguro e decidido do seu propósito, haverá dias de inseguranças e incertezas.

Por isso, é preciso ter inteligência emocional para lidar com esses momentos.

5. Você é seu maior adversário

Faz parte da natureza do ser humano ter incertezas durante a sua jornada. E em relação aos concursos públicos, isso não é diferente.

Em alguns momentos pode ser que você se pegue repensando e refletindo sobre a continuidade dos seus planos. Será que é a hora de mudar a sua rotina?

O especialista reforça que essas situações são naturais e que não vão significar que você esteja falhando. A ideia é vivenciar isso e seguir em frente quando tiver certeza do que você quer.

Dicas para manter a motivação

 

Como estudar com foco e concentração e evitar distrações?

Felizmente, existem algumas ferramentas que podem ajudar você a manter a rotina de preparação e ter motivação nos estudos para concursos. Por isso é tão importante avaliar bem o seu momento.

Às vezes é preciso pedir ajuda, mas você não precisa sofrer com isso. Afinal, não está sozinho nessa. As cinco ferramentas são:

  • Técnicas de estudo corretas
  • Gestão de produtividade
  • Mentoria de estudos e de inteligência emocional
  • Técnica e alternância de tempo
  • Descanso

O psicanalista reforça ainda com um exemplo de método para gerenciamento de tempo: a Técnica de Pomodoro.

Essa teoria consiste na utilização do cronômetro para dividir o estudo em partes de 25 minutos, separadas por breves intervalos de cinco minutos para descanso.

Esse período de pausa pode ser para beber água ou meditar. Mas, de forma geral, a ideia é desligar-se do que está fazendo e relaxar.

Ao completar esse ciclo de estudo, tire de 15 a 30 minutos de recompensa para fazer o que desejar. Marcelino Viana explica que a ideia é que, com essa técnica, a pessoa tenha foco total no que está fazendo.

O professor explica que esses métodos descritos acima podem “favorecer as certezas externas”, no entanto, é necessário realizar um trabalho emocional e de autoconhecimento.

As questões referentes a recursos financeiros também podem acabar afetando os estudos e, em consequência, tirar o seu foco e motivação. Mas saiba que isso não deve ser determinante para o seu êxito.

Há diversos materiais gratuitos ou de baixo custo na internet e o importante é alinhar a segurança do que se deseja, com o percurso coerente de estudos.

Ferramentas para manter a rotina

 


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *