fbpx

Como construir uma meta para passar em concursos?

Compartilhe o conteúdo

Começar projetos, principalmente de estudos, não precisa ser apenas uma resolução de Ano Novo. Para quem sonha com a carreira pública, construir uma meta para passar em concursos é um dos primeiros passos.

A busca por alcançar determinado objetivo é o que motiva a ideia de se construir uma meta.

Mas será que seu método de estudos está sendo realmente eficaz? E quanto ao tempo de preparação, é mesmo suficiente? Existe algum aspecto da estratégia de estudo que precisa ser aprimorado e não consigo?

Para ajudar com essa questão, o coach Alexandre Prado explica em seis passos como estabelecer uma meta na para concursos.

1 – Identifique o que você quer conquistar

Se a sua vontade é ser aprovado em um concurso público, a primeira coisa que você deve definir é sobre qual concurso irá fazer.

Em seguida, precisa reunir informações básicas sobre o processo, tais como: quando ele acontecerá, em que local, quais as disciplinas que caem, entre outros.

A partir disso, deverá estabelecer o caminho para alcançar essa meta. Lembre-se que definir o seu objetivo, o seu foco, é o primeiro passo para iniciar a sua preparação.

2 – Entenda o porquê você quer alcançar essas metas

metasUsando a situação dos concursos públicos, entenda o que motivou você a tomar essa decisão. Alguns motivos podem ser:

  • Salário
  • Função
  • Estabilidade
  • Qualidade de vida

Ao compreender bem o seu objetivo final, será mais fácil traçar seu planejamento em busca das suas metas.

3 – Estude minuciosamente para o concurso almejado

estude minuciosamente

No mundo dos concursos públicos não existe conquista e aprovação sem trabalho. Coloque a mão na massa. Elabore um programa de estudos para conseguir estar pronto para passar nas etapas do concurso.

Defina o que é negociável no seu dia a dia. Horas fixas de trabalho, de forma geral, não são negociáveis se a pessoa trabalha e ainda estuda para concursos

Na sequência, estabeleça suas horas de estudo. Faça uma análise dos hábitos que deverão sair da rotina e os que deverão entrar. Um planejamento correto, sem comprometer a qualidade de vida física e emocional, é determinante na sua rotina como um futuro servidor.

Procure também por cursos e ferramentas de questões que possam ajudar você a evoluir como estudante. Conhecimento nunca é demais!

4 – Meça o seu progresso do estudo

questoesEsse é um dos pontos mais importantes para construir uma meta para passar em concursos.

Para o sucesso no final da jornada é preciso avaliar o seu desempenho. Uma boa forma é estudar por questões.

Utilizar esse artifício possibilita identificar se você está assimilando o conteúdo que será cobrado na prova do seu concurso.

Dessa forma, faça muitos simulados e testes. Confira também o seu progresso de estudo em relação às matérias teóricas que precisam ser estudadas.

Veja se o seu progresso está evoluindo no cronograma de estudos que você elaborou inicialmente. Essas são algumas das formas de acompanhar a sua evolução.

5 – Identifique o que está funcionando na sua meta para passar em concursos

identifique a meta

Ao final dos testes, verifique se você está conseguindo cumprir os objetivos traçados no seu planejamento.

Os horários de estudo escolhidos estão sendo eficientes e ideais para você.

Estudar é permitir se conhecer cada vez melhor, portanto, não tenha medo de mudar se for preciso.

6 – Ajuste suas estratégias até conseguir chegar ao objetivo final

finalÀs vezes, o que entendemos como certo não nos retorna a aprovação. É importante saber que infelizmente pode acontecer de não conseguir uma aprovação de primeira.

Reconstruir e repensar a estratégia faz parte do percurso para construir uma meta para passar em concursos.

Por isso, se você precisar, ajuste o seu planejamento. Veja se não está separando muito tempo para teoria e pouco tempo para exercícios.

Procure por dicas, procure por especialistas que já conseguiram conquistar uma aprovação. Com o tempo, você perceberá o que funciona e o que não é útil para utilizar em sua estratégia.

Não perca tempo e comece já o seu planejamento!

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Só estudante de engenharia civil e administração, só investigador. A minha prioridade e dos os dia estuda de domingo a domingo, hoje e passa no concurso da polícia federal. Já tenho os meus métodos de estudos mais investigo outros obrigado a vocês por se empenharem mas dicas e dicas . com problemas de estudos dos futuros policiais, seja eles federais civil ou militar . obrigado com ajudas.

    • Folha Dirigida disse:

      Olá, James. Que bom que gostou das dicas. Bons estudos! Caso tenha alguma sugestão de conteúdo, pode entrar em contato conosco. Abraços, Blog FD.

  2. Raquel disse:

    Dicas essências. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *