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Meditação ajuda nos estudos? Descubra!

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Provavelmente você já ouviu falar em meditação, mas talvez ainda não tenha associado a técnica ao seu processo de estudos para concursos. Inclusive, essa é uma das recomendações do Método Futuro Servidor.

Na quarentena, a prática se tornou ainda mais popular por conta do estresse e ansiedade causados pelo momento.

Mas você sabia que a meditação pode ajudar nos estudos para concurso e, inclusive, aliviar a tensão no dia da prova?

A meditação para concentração nos estudos para concurso é apenas um dos benefícios dessa prática, e você conhecerá os próximos a seguir.

Na quarentena, a prática de meditação se tornou ainda mais popular

Os futuros servidores podem praticar a meditação para concentração nos estudos e para reduzir a ansiedade (Foto: Freepik)

O que é meditação?

Meditar tem o objetivo de trazer clareza para as ideias, buscando alcançar um determinado estado de maior equilíbrio emocional.

“A meditação é uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente em algo”, explica a psicóloga Juliana Gebrim, primeira especialista a falar em Mindfulness para concursos.

Segundo ela, a meditação não é voltada para um quadro específico, mas sim uma ferramenta para trazer maior clareza e equilíbrio para a vida.

Como faço para aprender a meditar?

Gebrim explica que, para aprender como fazer meditação, é preciso focar em técnicas mais simples, especialmente se você está procurando como meditar sozinho para iniciantes.

Basta esvaziar os pensamentos – ao contrário do Mindfulness, que é o preenchimento da mente. Caso nesse processo apareçam cenas negativas, tente despedaçá-las como se fossem grãos de areia.

Juliana Gebrim recomenda usar sempre a respiração diafragmática, respirando e soltando, sem nenhum limite de tempo específico para segurar e soltar o ar.

Também é extremamente importante tentar manter uma disciplina. “Não adianta querer ficar focado logo de início”, afirma a especialista.

Comece aos poucos a prática

A coach Deborah Cal também reforça não indicando que a pessoa comece a praticar a meditação no dia em que estiver se sentindo ansiosa.

Isso porque uma das consequências de estar se sentindo mais agitado que o normal é ter maior dificuldade de concentração.

Começar em um dia assim pode tornar a atividade mais complicada. No início, a meditação é algo desafiador.

“Muita gente até fala ‘ah eu sou muito agitado, eu sou muito ansioso, a meditação não serve para mim’. Pelo contrário, ela serve justamente para você”, explica Deborah Cal.

Ter um foco também pode ajudar bastante. Ouvir meditações guiadas, com os olhos entreabertos, em um ambiente iluminado auxiliará a relaxar, mas sem pegar no sono.

Se você não quiser procurar uma meditação guiada no YouTube, em aplicativos ou em outros canais de mídia, pode simplesmente direcionar o foco para sua respiração, na inspiração e na expiração.

Outra dica que pode ajudar a manter o foco, caso a sua atenção disperse durante a meditação, é tentar visualizar uma imagem mental durante o processo.

Deborah Cal, quando pratica a atividade, gosta de mentalizar uma bolinha subindo e descendo enquanto inspira e expira.

Existem também centros de meditação e cursos online que podem ajudar em uma orientação inicial. Vale muito a pena meditar todos os dias. Mas, se você está começando, cinco minutos diários, três vezes na semana, já farão a diferença.

Pode ser que no primeiro dia você não consiga. O conselho de Deborah Cal é continuar tentando no dia seguinte.

Ela compara a atividade à frequentar a academia: no início, um quilo é tudo que você consegue levantar. Mas com um ou dois meses, você está indo para três quilos por ter criado resistência e exercitado o músculo. O mesmo acontece com o cérebro.

Como a meditação pode ajudar nos estudos para concursos? 

A meditação pode ajudar muito nos estudos, principalmente na questão do foco.

A concentração e atenção tendem a aumentar devido aos estímulos que agem em determinadas áreas cerebrais, justifica Juliana Gebrim.

Segundo a psicóloga, o ideal é que cada pessoa defina o melhor horário na sua rotina para a prática, tanto para a meditação antes dos estudos quanto depois.

Que tipo de meditação é recomendada antes de fazer uma prova?

É normal se sentir nervoso antes de uma prova. Para isso, Juliana Gebrim indica que a meditação para ir bem na prova seja feita de forma mais curta e simples quando está esperando a prova chegar.

Ela considera este um momento de início de tensão na atividade. A prática da meditação para ansiedade dessa hora funciona muito bem, desde que o estudante já faça diariamente.

A coach Deborah Cal indica inclusive que a meditação seja feita com regularidade, porque praticá-la também a tornará um hábito e fará com que seja algo mais fácil, inclusive no dia da prova.

Deborah explica dois tipos de meditações/relaxamentos para antes do exame, que também podem ser feitas durante os estudos, quando bater a ansiedade, um incômodo com a rotina ou falta de concentração.

Assista nos vídeos:

Primeiro exercício de meditação

O passo a passo para o primeiro exercício é:

  • Sentar
  • Apoiar as mãos no colo
  • Fechar os olhos
  • Inspirar devagar
  • Segurar o ar por dois segundos
  • Expirar

Deborah Cal recomenda repetir as respirações 20 vezes. Se ainda assim você continuar se sentindo ansioso, pode repetir o exercício até o momento que passar.

“Faça exatamente assim: pense ‘inspira, segura um, dois, e expira’”, descreve. “Você vai narrando e perceberá que fica muito mais fácil concentrar a atenção”. Ao narrar, também fica mais difícil se dispersar da atividade e perder a atenção.

Como fazer meditação para estudar

Segundo exercício de meditação

No segundo exercício você também ficará sentado com as mãos no colo e começará a contrair partes do seu corpo.

Você pode, por exemplo, contrair os pés por três segundos e relaxar. Depois a panturrilha, coxa, quadril, abdômen… subindo até chegar no rosto.

Esse exercício ajuda na concentração, no controle da ansiedade e a tirar a tensão do corpo devido às contrações musculares que você estará fazendo.

Você já usa a meditação para estudar para concursos? Além da meditação para estudar melhor, no Blog da Folha Dirigida você encontra diversas dicas para aprimorar seus estudos e para Preparação Emocional!


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