fbpx

Dicas práticas para mães que estudam para concursos

Compartilhe o conteúdo

Se você é uma das mães que estudam para concursos, certamente já deve ter se perguntando sobre como administrar o cuidado dentro de casa com os estudos.

Uma realidade é que muitas mulheres precisam se desdobrar entre os estudos e tarefas domésticas, principalmente no que diz respeito aos filhos.

Durante a quarentena, então, essa perspectiva se tornou ainda mais preocupante para as mães que estudam para concursos.

Segundo pesquisa realizada pela Catho com cerca de sete mil pessoas, 79% das mães disseram ter apresentado sintomas de ansiedade nesse período.

Ainda segundo o levantamento, 40,5% apontaram dificuldade em conciliar trabalho, tarefas domésticas e filhos.

Como adicionar ainda, à uma rotina já tão apertada, os estudos para concurso?

Muitas mulheres precisam se desdobrar entre os estudos e tarefas domésticas, principalmente no que diz respeito aos filhos

Muitas mulheres precisam se desdobrar entre os estudos e tarefas domésticas, principalmente no que diz respeito aos filhos (Foto: Freepik)

Como conciliar os estudos com a rotina como mãe?

A consultora em concursos públicos e autora do livro “Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos”, Lia Salgado, era mãe solo de quatro filhos quando foi aprovada no concurso para fiscal de rendas no município do Rio de Janeiro.

Para ajudar quem passa pela mesma situação de equilibrar todas essas tarefas, Lia compartilhou dicas aqui com o Blog da Folha Dirigida. Confira!

O que costuma afligir mais as mães que estudam para concursos?

Para Lia, o que mais aflige às mães é precisar deixar de estar com os filhos para se dedicar aos estudos. Principalmente quando as crianças ainda são muito pequenas.

Como conciliar a responsabilidade em casa com trabalho e estudos?

Em primeiro lugar, para Lia Salgado, é preciso que a divisão de tarefas da casa seja redistribuída. Os filhos também são responsabilidade dos pais.

Ela também indica que seja feita um planilha da rotina, de modo a tirar as coisas do “aleatório”.

Quando a gente coloca isso no papel e cada coisa tem um horário, reduz bastante a ansiedade. Sem a planilha, a gente passa o tempo todo angustiada, porque está fazendo uma coisa e acha que deveria estar fazendo outra, explica a consultora.

Lia Salgado completa dando como exemplo a sensação de muitas mães que, quando estão cuidando da casa, pensam que poderiam estar estudando.

A planilha de estudos para concursos determina qual o momento de estudar ou não. Também ajuda a família a ter mais clareza de quando a mãe está estudando e que esse é um momento dela.

Como uma mãe pode criar uma rotina de estudos?

Segundo Lia, tudo dependerá do arranjo familiar de cada uma. Algumas podem combinar com o pais de cuidar das crianças à noite ou durante os finais de semana, por exemplo.

Outras, podem ter ajuda dos avós, tios, amigos ou qualquer pessoa que considere de confiança para ficar com os filhos durante algum dia da semana.

Para crianças maiores, ela recomenda uma conversa honesta, que deixe clara a importância daquele momento para a mãe.

Curso Método Futuro Servidor menor

Como ter um tempo de descanso em meio a tantas funções?

Até mesmo o tempo de descanso deve estar presente na planilha! Lembre-se sempre disso.

“Não é autossustentável uma rotina que não preserve ao menos seis horas de sono por noite e intervalos na semana para descanso e lazer”, aconselha Lia.

Como uma mãe que acabou de ter um filho pode retomar os estudos?

Antes de tudo, é preciso considerar o bebê.

“Se for preciso interromper o estudo por alguns meses, que seja. Nesse período, o bebê precisa de cuidados e atenção para que possa se desenvolver adequadamente e essa deve ser a prioridade da família”, afirma a consultora.

Mas, como já falamos anteriormente, tudo depende da estrutura familiar. Algumas crianças são mais tranquilas e, se a mãe não se sente muito cansada, ela pode se organizar durante o sono do bebê.

Lia Salgado enfatiza: ela não considera adequado que a mãe deixe de atender às necessidades do bebê, ou o faça com irritabilidade, para estudar.

Como repor o sono gasto com o bebê de madrugada sem perder tempo de estudo?

Em casos que a criança já tem uma rotina previsível, é mais fácil programar um tempo para o descanso. Apesar disso, na maioria das vezes, não é bem assim que acontece.

Por isso, Lia Salgado não recomenda que sejam impostos horários rígidos para alguém que acabou de chegar no mundo.

A solução é: descanse. Além de não conseguir estudar, a qualidade do sono da mãe compromete produção de leite e a qualidade afetiva das mamadas.

O momento da amamentação, além de tudo, também representa para o bebê o contato amoroso com a mãe e o primeiro vínculo de segurança com ele.

É válido lembrar que, durante a preparação para concursos, todos podem passar por necessidades de reajustes da rotina, mães ou não. Isso é normal.

Há situações em que a vida não espera.Ter determinação não implica nos tornarmos insensíveis às pessoas que amamos, destaca Lia.

Como se manter estudando enquanto as aulas das crianças continuam suspensas?

Novamente, é preciso incluir no planejamento as demandas das rotinas das crianças que vieram com a quarentena. Organização sempre ajuda!

Dicas práticas para mães que estudam para concursos

Lia Salgado deu algumas dicas para mães que estão se preparando para concursos conciliarem a rotina de estudos com as tarefas e com os filhos em casa.

  • Escolha uma área de concursos para não ficar perdida quanto ao que estudar: isso permite uma preparação antecipada e de médio prazo. Há muitas matérias comuns, que podem ser estudadas mesmo sem edital em vista.
  • Faça um plano claro de estudo de matérias e horários: mesmo que isso seja somente um indicativo, porque a vida com filhos tem muitos imprevistos e interrupções.
  • Adquira o hábito de respirar profunda e suavemente: isso organiza toda a química do organismo e você vai se sentir melhor, mesmo em momentos de caos.
  • Você tem filhos, outras pessoas têm outras limitações: acredite! A vida de quase ninguém está muito simples. Então, cada um precisa lidar com a sua própria realidade. Não é só você que enfrenta dificuldades para estudar.
  • Tenha calma. O tempo passa depressa. Daqui a pouco as crianças demandarão menos de você e o estudo ganha consistência. É um aprendizado familiar. Além disso, a preparação para concurso leva alguns anos mesmo. Pode ser um pouco mais, um pouco menos.

Ela não nega que é difícil, mas a própria Lia tinha como sua responsabilidade quatro filhos e, com muita organização e dedicação, conseguiu ser aprovada!

Gostou das dicas? No Blog da Folha Dirigida são sempre divulgadas várias formas de facilitar os seus estudos!

Dicas práticas para mães


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Folha Dirigida disse:

    Olá, Gisele. Tudo bem? Para você que está começando agora a estudar para concurso, recomendamos o Método Futuro Servidor. Temos um curso gratuito com videoaulas direcionadas ao público que está começando agora no mundo dos concursos e que podem ajudar você, com dicas de organização, preparação emocional e muitas outras informações bem legais! 😀😀😀

    Você pode se cadastrar para ter acesso ao curso nesse link aqui: https://folhadirigida.com.br/material/curso-gratuito-metodo-futuro-servidor/

    Abraços, Blog Folha Dirigida!

  2. Gisele Barbosa da Silva disse:

    Quero dicas para me programar melhor nao sei o que estudar quero começar a estudar para concurso mais nao sei por onde começo tenho um filho de 2 anos e 8 meses e ele não para mais quero ter uma estabilidade por favor me ajudem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *