fbpx

Quais habilidades o profissional do futuro deve ter?

Compartilhe o conteúdo

Você sabe quais habilidades serão exigidas do profissional das carreiras do futuro?

Não há como prever o que estará em alta daqui a décadas, mas é possível saber o que permanecerá muito buscado ainda pelos próximos anos. E a carreira Digital é uma tendência no mercado de trabalho.

Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, todas as profissões, um dia, serão conectadas ou facilitadas pela tecnologia. Por isso a crescente importância do desenvolvimento dessa área.

Mas esse tipo de transformação não é nenhuma novidade. O uso de máquinas no processo de produção já acontece desde a Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX.

Agora, com o Digital, essa automatização fica cada vez mais desenvolvida. Para se manter no mercado, a atualização precisa ser constante.

Confira a entrevista completa do Guilherme Junqueira na série Carreiras Digitais com a Gama Academy.

Quais são as habilidades do profissional do futuro? 

Guilherme Junqueira explica que não será necessário que os profissionais duelem contra as máquinas para manterem seus empregos.

Logo, o foco deve ser em investir nas habilidades que não poderão ser substituídas por robôs, que são aquelas que somente o ser humano é capaz de exercer. Quais são essas habilidades?

#1 – O primeiro fator que diferencia os profissionais das máquinas é o emocional. As habilidades comportamentais – também conhecidas como soft skills – são competências subjetivas.

Comunicação eficaz, colaboração e liderança são algumas dessas habilidades. Esse tipo de competência já é avaliado pelos recrutadores para preencher vagas de emprego, por exemplo.

#2 – O segundo ponto é a capacidade de resolver problemas complexos e conseguir filtrar as informações (que são muitas na era Digital).

#3 – Por fim, está a flexibilidade cognitiva, que permite que o profissional cresça de acordo com a situação, consiga se adaptar às adversidades e resolva as questões de forma humana.

Competências para se manter no mercado de trabalho

Qual o perfil do profissional do futuro?

O CEO da Gama Academy conta que uma grande diferença no perfil dos profissionais será o “desprendimento de caixinhas” sobre o que deve ser.

Diferentemente das outras gerações, que buscavam a estabilidade em um emprego para a vida toda, essa nova geração de profissionais tende a mudar (e várias vezes até) de carreira.

Segundo Junqueira, a expectativa é de que cada profissional tenha, durante a vida, em média oito carreiras.

Em um dia a pessoa vai estar dando aula de piano, em outro, vai querer ser instrutor de voo livre. Esse é o chamado profissional slash!

Sem uma busca por linearidade, esse tipo de profissional vai obter renda de diferentes carreiras. O objetivo será sempre fazer o que ama, em equilíbrio com o que é necessário fazer.

Visto isso, Junqueira aponta uma característica importante para o perfil profissional no futuro: multivalência – ou versatilidade.

Será necessário entender que a sua energia pode ser dispersa, mas precisa levar você para um mesmo propósito.

Em quais habilidades o profissional do futuro deve investir?

Além de saber resolver problemas, independentemente de quais são, os profissionais do futuro precisam ter um autoconhecimento.

Reconhecer suas virtudes e defeitos é o primeiro passo para se manter no mercado.

Apesar de não ser uma regra, a dica que Guilherme dá é focar em aprimorar suas qualidades, ao invés de buscar melhorar aquilo que você naturalmente não é bom.

Outra dica importante é investir em habilidades interdisciplinares, que são aquelas que ajudarão você em qualquer área, como:

  • Educação financeira;
  • Raciocínio Lógico (Programação);
  • Empreendedorismo.

Conhecimentos importantes para o profissional do futuro

Quais carreiras se destacarão no futuro?

De acordo com o CEO da Gama Academy, 91% das vagas de tecnologia englobam quatro carreiras do mercado Digital. São elas:

1. Programação

Sendo uma das áreas que mais crescem no mercado digital, a Programação logo mais será considerada o novo Inglês, segundo Junqueira.

2. Vendas

Com o aumento de pessoas que preferem realizar suas compras pela internet, o profissional da área de Vendas Digitais ganha destaque.

3. Marketing Digital

Que as empresas investem em Marketing para gerar valor de marca não é nenhuma novidade. E, claro, que não é diferente no meio Digital.

4. Design

O designer pode atuar além da criar layouts. Alguns desses profissionais já atuam com Experiência do Usuário (UX) e Interface de Usuário (UI).

Como escolher uma carreira?

Na hora de escolher qual carreira deseja seguir, Guilherme aconselha que você se faça essas quatro perguntas:

  • “O que eu sou bom em fazer?”
  • “O que o mundo precisa?”
  • “O que eu gosto?”
  • “O que as pessoas pagariam para eu fazer?”

A partir disso, será mais fácil decidir em qual carreira ingressar.

Curso Carreiras Digitais da Gama Cademy

Como ingressar nas carreiras do futuro?

Guilherme Junqueira explica que, apesar do alto número de desempregados, acaba faltando no mercado profissionais capacitados.

Então, a primeira dica que ele dá é a capacitação e a busca por conhecimento. Mas não será nada confortável, e é bom que não seja.

A vida começa quando o conforto acaba, afirma. 

É importante que você se torne um “eterno aprendiz”, pois a atualização deverá ser constante.

Mas não acaba por aí. O CEO explica que não adianta só você ler vários livros, assistir documentários e fazer cursos. É preciso praticar.

Sabe aquela famosa frase que diz que “a prática leva à perfeição”? É isso! Você precisa colocar a mão na massa.

Junqueira conta que o portfólio será o novo currículo. Em início de carreira, se você não tem experiência, ele aconselha que faça projetos.

Procure atividades por conta própria. Você pode fazer o layout do seu próprio site, criar uma campanha ou montar um e-commerce.

Confira o curso Carreiras Digitais da Gama Academy e aprenda sobre essas áreas em alta

Acompanhe a série Carreiras Digitais com a Gama Academy. Confira a programação completa!

Série Carreiras Digitais


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *