fbpx

Gabarito Extraoficial PF 2021: prova de agente

As provas da Polícia Federal aconteceram no último domingo, 23 de maio, depois de muitas incertezas ao longo da semana que a antecedeu. O time da Folha Cursos se reuniu e preparou o gabarito extraoficial da PF 2021 para agente.

Seguindo o calendário do concurso, o gabarito preliminar oficial será divulgado pelo Cebraspe apenas na terça, dia 25. O prazo para recursos será os dois dias posteriores, 26 e 27.

Mas, enquanto isso, vamos atualizando você com comentários sobre as questões e a correção da prova de agente da PF.

Se você fez a prova de escrivão, o Douglas Schneider comentou a disciplina de Arquivologia nesse artigo.

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

Gabarito Extraoficial PF 2021: Agente

A seguir, confira os comentários dos professores da Folha Cursos e o gabarito extraoficial da PF 2021, para a carreira de agente.

Vale lembrar que atualizaremos o post ao longo dia com mais comentários das questões.

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: Língua Portuguesa

Confira abaixo o Gabarito Extraoficial PF 2021 para agente elaborado pelos professores Luciane Sartori e Sidney Martins.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue os itens a seguir.

Questão 1

Sem prejuízo para o sentido original do texto, o período “Quando anoitecia, toda aquela vizinhança começava, ao mesmo tempo, a fazer bife, e o ar ficava cheirando a cebola e alho” poderia ser reescrito da seguinte maneira: Ao anoitecer, toda aquela vizinhança começava a fazer bife e o ar ficava cheirando à cebola e alho ao mesmo tempo.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 2

Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 3

O vocábulo “até” (sétimo período do primeiro parágrafo), empregado no sentido de inclusive, poderia ser deslocado para o início do trecho “com alegria até”.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 4

Os vocábulos “Claro” e “arejado” (ao final do primeiro parágrafo) fazem referência a “navio”, vocábulo que os antecede no período anterior.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 5

O termo “ali” (quinto período do segundo parágrafo) refere-se a “aquela casa” (primeiro período do texto).

Gabarito extraoficial: ERRADO

Ainda com relação aos aspectos linguísticos do texto 2A1-1, julgue os itens subsequentes.

Questão 6

No sétimo período do primeiro parágrafo, a forma “lhe” desempenha a função de complemento indireto da forma verbal “mostrasse” e funciona como elemento de coesão ao retomar o personagem da narrativa.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 7

Na oração “Cabia tudo em uma mala só”, o vocábulo “tudo” exerce a função de sujeito.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 8

A forma verbal “tinha” foi empregada com o mesmo sentido nas duas ocorrências nos seguintes períodos do segundo parágrafo: “Mas tinha a gaveta. Tinha de desocupar aquela gaveta “.

Gabarito extraoficial: ERRADO

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-II, julgue os itens que seguem.

Questão 9

O travessão empregado no último período do primeiro parágrafo confere ao trecho final do período, por ele isolado, um destaque, mas sua supressão manteria a correção gramatical do texto.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 10

Conclui-se das ideias do texto que, apesar de existirem peculiaridades culturais e históricas sobre o estabelecimento das penas em cada país, o crescimento do encarceramento apresenta-se como um fenômeno universal que, chancelado pela opinião pública, tem sido adotado como política de segurança por muitos governos, principalmente os das regiões mais desenvolvidas do mundo.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 11

Seriam preservados a correção gramatical e os sentidos do texto caso a vírgula empregada imediatamente após o vocábulo “rapidamente” (primeiro período do texto) fosse suprimida.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 12

A forma verbal “crescem” (terceiro período do primeiro parágrafo) está flexionada no plural para concordar com o sujeito composto cujos núcleos são “gastos”, “efetivos” e “serviços”.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 13

No segundo período do texto, a partícula “se” classifica-se como partícula apassivadora.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 14

Conclui-se do trecho ‘há uma crescente necessidade de disciplinar importantes grupos e segmentos populacionais’ que os grupos populacionais a serem disciplinados são compostos por pessoas que têm autoridade e gozam de prestígio na sociedade, do que se infere que tais grupos têm adotado comportamentos indesejáveis.

Gabarito extraoficial: ERRADO

> Confira sugestão de recursos para as questões 14 e 16

Ainda com relação ao texto 2A1-II, julgue os itens subsecutivos.

Questão 15

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “esperam” (primeiro período do texto) fosse substituída por espera.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 16

As palavras “intensamente”, em “Em quase toda a parte, a rede de prisões está se ampliando intensamente”, e “ampliadas”, em “e sugere uma ‘significação muito ampliada da solução institucional como componente da política criminal’” desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 17

Na argumentação desenvolvida no texto, a informação presente em “Cresce rapidamente em quase todos os países o número de pessoas na prisão” (primeiro período do texto) coaduna-se com a informação presente em “o rápido crescimento parece ser um fenômeno universal em toda a ponta ‘mais desenvolvida’ do mundo” (final do último parágrafo do texto).

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 18

A palavra “idiossincrasias” (segundo parágrafo) poderia ser substituída por compatibilidades sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.

Questão 19

Na grafia de datas em um documento oficial, o conteúdo deve constar conforme exemplificado a seguir: Brasília, 02/04/2021.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 20

Quando da redação de e-mail que possa ser considerado um documento oficial, devem-se usar os mesmos parâmetros de redação dos demais documentos oficiais, o que inclui linguagem adequada.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 21

No endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades superiores, devem-se empregar os seguintes pronomes de tratamento: “A Vossa Excelência o Senhor” ou “A Vossa Excelência a Senhora”.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 22

Nas comunicações oficiais, aboliu-se o uso dos vocativos Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 23

No padrão ofício, o cabeçalho deve estar centralizado na área determinada pela formatação e constar em todas as páginas do documento.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 24

A exposição de motivos é modalidade de comunicação dirigida pelos ministros ao Presidente da República e, em determinadas circunstâncias, poderá ser encaminhada cópia do documento ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário.

Gabarito extraoficial: CERTO

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: Noções de Direito Administrativo

Veja a seguir o gabarito extraoficial PF 2021 de agente feito pelo professor Igor Daltro.

Determinado agente da Polícia Federal revelou um segredo sobre uma operação policial que seria realizada para deter uma quadrilha de traficantes. Ele havia se apropriado desse segredo em razão do seu cargo. Tendo a operação fracassado, a administração da Polícia recebeu uma denúncia sobre o ocorrido e abriu processo administrativo disciplinar contra o referido servidor.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Questão 25

Processo aberto contra o servidor caracteriza poder de polícia administrativo.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Em razão do vínculo jurídico específico, estamos diante do exercício do poder disciplinar administrativo, haja vista que este permite a apuração de infrações administrativas funcionais cometidas por servidores, bem como a aplicação de penalidades.

Questão 26

O servidor, em razão do seu ato, está sujeito à pena de demissão.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Assertiva correta, uma vez que a revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo é conduta proibida ao servidor federal e passível de punição com a pena de demissão, vide art. 132, IX, da lei 8.112/90.

Questão 27

A abertura do processo contra o servidor em questão é considerada controle externo e posterior.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Quando a Administração Pública exerce controle sobre si mesma estamos diante do controle classificado como interno e não externo. Logo, como estamos diante da PF controlando os seus próprios agentes, o controle é administrativo, interno.

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: Noções de Direito Constitucional

Confira também o gabarito extraoficial de Noções de Direito Constitucional feito pelo professor André Ravani.

A polícia foi acionada para atender a um chamado de suspeita de ocorrência de tráfico ilícito de entorpecentes no interior da determinada sociedade de economia mista federal. Ao chegar ao local, os policiais verificaram que um dos traficantes era brasileiro naturalizado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Questão 28

A competência para a apuração do referido delito é da Polícia Federal, uma vez que lhe cabe apurar infrações penais que envolvam bens e interesses da União, suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mistas.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 29

O tráfico ilícito de entorpecentes é crime inafiançável.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 30

Traficante naturalizado brasileiro não poderá ser extraditado porque o crime foi praticado depois da naturalização.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Penal Especial

A professora Jamili Simões também elaborou uma gabarito extraoficial para Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Penal Especial. Confira!

Com relação ao direito penal e ao direito processual penal, julgue os itens que se seguem.

Questão 31

A consumação do delito de descaminho independe do esgotamento da via administrativa.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 32

Caracteriza-se como flagrante preparado a situação em que os policiais provocam ou induzem o cometimento do crime pelo agente.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 33

Armazenamento consiste no procedimento de embalar de forma individualizada, cada vestígio coletado, de acordo com suas características físicas, químicas e biológicas, para análise posterior.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Julgue-os com base na legislação especial.

Questão 34

Determinada pessoa foi presa em flagrante delito, porque estava, no território brasileiro, próximo à região de fronteira com determinado país da América do Sul, transportando uma grande quantidade de drogas. Nessa situação, a configuração do tráfico transnacional depende da comprovação da transposição da fronteira, hipótese em que a pena poderá aumentar.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 35

No ano de 2020, um estrangeiro considerado um indivíduo nocivo e perigoso foi expulso do Brasil por ter cometido um crime comum doloso com pena privativa de liberdade. Nessa situação, ele estará impedido de reingressar no Brasil por prazo indeterminado.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 36

Uma pessoa apanhou à noite, em uma unidade de conservação, um espécime da fauna silvestre brasileira sem a devida permissão. Nessa situação, a pena deverá aumentar.

Gabarito extraoficial: CERTO

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: RLM e Estatística

Em Raciocínio Lógico-Matemático e Estatística, quem elaborou o gabarito extraoficial PF 2021 para agente foi o professor Angelo Primo. Confira a seguir:

Considerando que o horário de ocorrência de certo tipo crime em determinado local seja representado por uma variável aleatória contínua X, cuja função de densidade é escrita como

f (x) = y (x – 12)²,

Em que 0 ≤ x < 24 e y é uma constante de normalização (y > 0), julgue os itens subsequentes.

Questão 37

O valor esperado de X é igual a 12.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 38

P (X = 5) > y.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 39

O valor da Constante Y é inferior a 0,01.

Gabarito extraoficial: CERTO

Considere que x e y sejam variáveis aleatórias contínuas que se distribuem conjuntamente conforme a função de densidade

f (x,y) = x + y,

em que 0 < x < 1 e 0 < y < 1.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Questão 40

Y é uma variável aleatória uniforme no intervalo (0,1).

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 41

X e Y são variáveis aleatórias independentes.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 42

E [ X + Y | X = 1/2 ] = 14/12

Gabarito extraoficial: ERRADO

3,5 5,3 3,8 3,1 3,5

Considerando que o conjunto de dados apresentado represente uma realização de uma amostra aleatória simples de tamanho n = 5 retirada de uma população x, cuja função de probabilidade acumulada é escrita como
P (X ≤ x) = 1 – (6/x)², se x ≥ Beta; e P (X ≤ x) = 0, se x < Beta,
em que Beta É o parâmetro desconhecido, julgue os itens que se seguem.

Questão 43

Pelo método dos mínimos quadrados ordinários, a estimativa da média populacional é igual ou superior a 3,5.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 44

A média amostral é uma estatística suficiente para a estimação do parâmetro Beta.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 45

A estimativa de máxima verossimilhança para o parâmetro Beta é igual ou superior a 3,5.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Um estudo objetivou avaliar a evolução do número mensal Y de milhares de ocorrências de certo tipo de crime em determinado ano. Com base no método dos mínimos quadrados ordinários, esse estudo apresentou um modelo de regressão linear simples da forma y = 5 – 0,1 x T.

em que y representa a reta ajustada em função da variável regressora T, tal que 1 ≤ T ≤ 12.

Os erros padrão das estimativas dos coeficientes desse modelo, as razões t e seus respectivos p-valores encontram-se na tabela a seguir. 

erro padrão razão t p-valor
intercepto 0,584 8,547  0,00
coeficiente angular 0,64  1,563 0,15

Os desvios padrão amostrais das variáveis Y e T foram respectivamente, 1 e 3,6.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Questão 46

A correlação linear entre as variáveis Y e T foi = – 0,1.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 47

Considere que alfa denote o coeficiente angular do modelo de regressão linear simples e considere, ainda, que o teste de hipóteses H0 = alfa diferente de 0 versus H1: alfa diferente de 0. Nessa situação, com referência a esse teste, caso o nível de significância escolhido seja igual a 5%, os resultados do estudo em questão indicaram que não há evidências estatísticas contra a hipótese nula H0: alfa = 0.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 48

Se a média amostral da variável T for igual a 6,5, então a média amostral da variável Y será igual a 4,35 mil ocorrências.

Gabarito extraoficial: CERTO

Para realizar uma operação de busca e apreensão, em duas localidades diferentes, devem ser deslocados duas equipes, cada uma delas composta por 1 delegado, 1 escrivão e 2 agentes.

Tendo como base essas informações, julgue os itens seguintes.

Questão 49

Se estiverem disponíveis, no momento de formação das equipes, exatamente, 2 delegados, 2 escrivães e 4 agentes, o número de maneiras distintas de montar as duas equipes é igual a 4!.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 50

Se estiverem disponíveis, no momento de formação das equipes, exatamente, 2 delegados, 2 escrivães e 4 agentes, o número de maneiras distintas de se montar as duas equipes seria igual ao número de maneiras de se montar, escolhendo-se entre esses mesmos profissionais, uma única equipe para realização de uma busca em uma única localidade.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 51

Se estiverem disponíveis, no momento de formação das equipes, 3 Delegados, 4 escrivães e 6 agentes o número de maneiras distintas de se montar as duas equipes é superior a 6.500.

Gabarito extraoficial: ERRADO

P1: Se a fiscalização foi deficiente, as falhas construtivas não foram corrigidas.

P2: Se as falhas construtivas foram corrigidas, os mutuários não tiveram prejuízos.

P3: A fiscalização foi deficiente.

C: Os mutuários tiveram prejuízos.

Considerando um argumento formado pelas proposições precedentes, em que C é a conclusão, e P1 a P3 são as premissas,  julgue os itens a seguir.

Questão 52

A proposição P2 é equivalente a “Se as falhas construtivas não foram corrigidas, os mutuários tiveram prejuízos”.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 53

Uma negação correta da proposição P1 pode ser expressa por: “Se a fiscalização não foi deficiente, as falhas construtivas foram corrigidas”.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 54

A tabela verdade da proposição condicional associada ao argumento tem menos de 10 linhas.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 55

A proposição P1 é equivalente a “Não é verdade que a fiscalização foi deficiente e que as falhas construtivas foram corrigidas”.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 56

Caso o argumento apresentado seja válido, a proposição C será verdadeira.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 57

O argumento apresentado não é válido.

Gabarito extraoficial: CERTO

Considere os seguintes conjuntos:

P = {todos os policiais federais em efetivo exercício no país}
P1 =  {policiais federais em efetivo exercício no país e que tem até 1 ano de experiência no exercício do cargo}
P2 = {policiais federais em efetivo exercício no país e que tem até 2 anos de experiência no exercício do cargo}
P3 = {policiais federais em efetivo exercício no país e que tem até 3 anos de experiência no exercício do cargo}

e, assim, sucessivamente.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Questão 58

O conjunto P é igual à união infinita dos conjuntos P1,P2,P3,…

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 59

P2 é subconjunto de P1.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 60

Escolhendo-se aleatoriamente um integrante do conjunto P, a probabilidade de ele ter entre dois e três anos de experiência no exercício do cargo é dada por n(P2-P1)/n(P3), em que n(X) indica o número de elementos do conjunto X e P2-P3 é o conjunto formado pelos indivíduos que estão em P2, mas não estão em P3.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: Informática

O responsável pelo Gabarito Extraoficial PF 2021 de agente na prova de Informática é o @grupodobytepapo, no Instagram, formado por professores de Informática de todo o Brasil e que nosso professor, Leonardo Vasconcelos, faz parte. Confira a seguir:

A respeito de Internet e de intranet, julgue os itens a seguir.

Questão 61

A forma correta para pesquisar no Google a correspondência exata da frase “crime organizado”, exclusivamente no sítio pf.gov.br, é “crime organizado” in pf.gov.br.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: o correto seria “crime organizado” site:pf.gov.br.

Questão 62

A versão atual do Google Chrome dispõe de recurso que permite avisar o usuário sobre a possibilidade de ele estar utilizando uma combinação de senha e de nome de usuário comprometida em um vazamento de dados em um sítio ou em um aplicativo de terceiros.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Este recurso existe deste a versão 79 do Chrome (Dezembro de 2019). Ele pode ser conseguido nas Configurações, Confirmação de Segurança, Senhas. (chrome://settings/passwords/check)

Questão 63

Se, quando do acesso ao sítio https://www.gov.br/pf/pt-br na versão mais recente do Google Chrome, for visualizado o ícone de um cadeado cinza ao lado da URL, o símbolo em questão estará sinalizando que esse ambiente refere-se à intranet da Polícia Federal.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: O enunciado fala em INTRANET DA PF. O Cadeado Cinza apenas indica que a conexão é protegida por HTTPS e que o certificado do site em questão é válido. Não tem nada a ver com Intranet.

Questão 64

Se um usuário recebesse a planilha Excel a seguir somente com os dados contidos nas colunas A e B e necessitasse preencher a coluna C, em vez de digitar manualmente os dados, ele poderia, para fazer o referido preenchimento, digitar o conteúdo “Acre – AC” na célula C1; selecionar a Célula C1; e acionar o botão Preenchimento Relâmpago na guia dados.

A B C
1 AC Acre Acre – AC
2 AL Alagoas Alagoas – AL
3 AP Amapá Amapá – AP
4 AM Amazonas Amazonas – AM
5 BA Bahia Bahia – BA

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: O preenchimento relâmpago vai “analisar” que a célula C1 foi preenchida (manualmente) com o valor de B1, seguido de um traço e seguido de A1. Esse recurso, então, irá refazer o mesmo “raciocínio” para os valores contidos nas células subsequentes (abaixo de C1). (é um recurso fantástico! Veja lá!) – A tecla de atalho é CTRL+E.

Questão 65

No Linux, o comando pwd é utilizado para realizar a troca de senha das contas de usuários do sistema, ação que somente pode ser realizada por usuário que tenha determinados privilégios no ambiente para executá-la.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: O pwd (print working directory) é um comando que que mostra o diretório (pasta) atual de trabalho do usuário em uma interface de linha de comando (terminal).

O comando correto que faz a alteração de senha dos usuários é o passwd

No que se refere a redes de computadores, julgue os itens que se seguem.

Questão 66

O SMTP é o protocolo indicado para prover o serviço confiável de transferência de dados em formulários de dados no caso de o usuário estar trafegando em sítios da Internet, por exemplo.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado par ao envio de e-mails. Para a transferência de dados em formulários de dados em um site da internet, o protocolo mais apropriado é o HTTP ou HTTPS.

Questão 67

Na comunicação entre dois dispositivos na Internet, o protocolo IP especifica o formato dos pacotes que trafegam entre roteadores e sistemas finais.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: O protocolo IP especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais. Fonte: Livro Redes de Computadores e a Internet do Ross Kurose 6ª Edição editora Pearson página 4.

Questão 68

A pilha de protocolos TCP/IP de cinco camadas e a pilha do modelo de referência OSI têm, em comum, as camadas física, de enlace, de rede, de transporte e de aplicação.

Gabarito extraoficial: CERTO

Com referência a conceitos de proteção e de segurança, julgue os itens subsecutivos.

Questão 69

Denomina-se backdoor a situação em que um usuário sofre um ataque, seus dados são criptografados, ficam inacessíveis e, então, exige-se desse usuário o pagamento de resgate para o restabelecimento do acesso a seus dados.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

Fonte: https://cartilha.cert.br/ransomware/.

Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

Questão 70

Caso o usuário tenha recebido um conjunto de arquivos com trojan em seu conteúdo e esses arquivos estejam em uma mídia de armazenamento local em sua estação de trabalho, recomenda-se a utilização de IDS (intrusion detection system) para a realização da limpeza dos arquivos.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: IDS Um sistema de detecção de intrusão (IDS –Intrusion Detection System) é um programa, ou um conjunto de programas, cuja função é detectar atividades maliciosas ou anômalas.

IDSs podem ser instalados de modo a monitorar as atividades relativas a um computador ou a uma rede.

Fonte: https://cartilha.cert.br/sobre/old/cartilha_seguranca_3.1.pdf

Acerca de computação na nuvem (cloud computing), julgue os itens subsequentes.

Questão 71

As desvantagens da cloud computing incluem a inflexibilidade relativa ao provisionamento de recursos computacionais: é necessário estabelecê-los no momento da contratação e não há possibilidade de ajustes de escala, de acordo com a evolução das necessidades, no mesmo contrato.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: A computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet com definição de preço de pagamento conforme o uso. Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem.

Vantagens: Agilidade, Elasticidade, Economia de custo, Implantação global em questão de minutos

Fonte: https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-computing/

Questão 72

A PaaS (plataforma como um serviço) contém os componentes básicos da IT na nuvem e oferece o mais alto nível de flexibilidade e de controle de gerenciamento sobre os recursos de tecnologia da informação no que diz respeito a cloud computing.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS contém os componentes básicos da IT na nuvem. Normalmente, o IaaS oferece acesso a recursos de rede, computadores (virtuais ou em hardware dedicado) e espaço de armazenamento de dados. O IaaS oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI. Ele é o tipo de computação mais semelhante aos recursos existentes de TI, já conhecidos por vários departamentos e desenvolvedores de TI.

Plataforma como serviço (PaaS): Com o PaaS, você não precisa mais gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente, hardware e sistemas operacionais) e pode manter o foco na implantação e no gerenciamento de aplicativos.

Dessa forma, você fica mais eficiente, pois não precisa se preocupar com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, correções ou qualquer outro tipo de trabalho genérico repetitivo necessário para a execução dos aplicativos.

Fonte: https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-computing/

Considerando a teoria geral de sistemas e sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

Questão 73

À medida que os sistemas sofrem mudanças, o ajustamento sistemático ocorre de forma contínua; dessas mudanças e dos ajustamentos decorrem fenômenos como, por exemplo, a entropia e a homeostasia.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: A TGS, teoria cunhada por Ludwig von Bertalanffy, afirma que os sistemas são abertos, influenciando e sendo influenciados pelo meio.

Essa interação causa turbulência/desgaste, a entropia. Mas, o sistema deve ter a capacidade de ajustamento, para que não se deteriore, a homeostasia.

Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total destas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento de todo o sistema. O sistema sempre reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade.

Na medida em que o o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema decorrem dois fenômenos: o da entropia e o da homeostasia.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/sociedade-em-rede-1

Questão 74

Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas e, nesse contexto, os sistemas abertos caracterizam-se por consistirem em um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para a realização da troca de informações.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: A teoria geral de sistemas fundamenta-se em três premissas básicas:

a) O sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também o supra-sistema faz parte de um supra-sistema maior. Este encadeamento parece ser infinito. As moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos, e assim por diante.

b) Os sistemas são abertos. É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.

c) As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/sociedade-em-rede-1

Questão 75

Uma das etapas descritas em um método de desenvolvimento de sistema clássico é a de análise e definição de requisitos, etapa em que as restrições e as metas do sistema são obtidas por meio de consulta a usuários, com o objetivo de realizar a especificação do sistema.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Os principais estágios do modelo em cascata refletem diretamente as atividades fundamentais do desenvolvimento:

1. Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.

2. Projeto de sistema e software. O processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos

3. Implementação e teste unitário. Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

Fonte: Livro Engenharia de Software 9ª edição editora Pearson do Ian Sommerville

Questão 76

Embora não seja dirigido a riscos, o modelo de desenvolvimento de sistemas espiral de Boehm inclui, em seu framework, a etapa de análise e validação dos requisitos.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Modelo espiral de Boehm

Um framework de processo de software dirigido a riscos (o modelo em espiral) foi proposto por Boehm (1988). Isso está na Figura. Aqui, o processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades com alguns retornos de uma para outra. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Dessa forma, a volta mais interna pode preocupar-se com a viabilidade do sistema; o ciclo seguinte, com definição de requisitos; o seguinte, com o projeto do sistema, e assim por diante. O modelo em espiral combina prevenção e tolerância a mudanças, assume que mudanças são um resultado de riscos de projeto e inclui atividades explícitas de gerenciamento de riscos para sua redução.

Cada volta da espiral é dividida em quatro setores:

1. Definição de objetivos. Objetivos específicos para essa fase do projeto são definidos; restrições ao processo e ao produto são identificadas, e um plano de gerenciamento detalhado é elaborado; os riscos do projeto são identificados. Podem ser planejadas estratégias alternativas em função desses riscos.

2. Avaliação e redução de riscos. Para cada um dos riscos identificados do projeto, é feita uma análise detalhada. Medidas para redução do risco são tomadas. Por exemplo, se houver risco de os requisitos serem inadequados, um protótipo de sistema pode ser desenvolvido.

3. Desenvolvimento e validação. Após a avaliação dos riscos, é selecionado um modelo de desenvolvimento para o sistema. Por exemplo, a prototipação descartável pode ser a melhor abordagem de desenvolvimento de interface de usuário se os riscos forem dominantes. Se os riscos de segurança forem a principal consideração, o desenvolvimento baseado em transformações formais pode ser o processo mais adequado, e assim por diante. Se o principal risco identificado for a integração de subsistemas, o modelo em cascata pode ser a melhor opção.

4. Planejamento. O projeto é revisado, e uma decisão é tomada a respeito da continuidade do modelo com mais uma volta da espiral. Caso se decida pela continuidade, planos são elaborados para a próxima fase do projeto.

Considere que a Polícia Federal tenha registrado, em determinado período, a prisão de 1.789 traficantes de drogas pertencentes a facções criminosas, conforme faixas etárias mostradas no gráfico.

Com referência às informações e ao gráfico precedentes, julgue os itens subsecutivos.

Questão 77

O número 1.789 sozinho caracteriza uma informação, independentemente do contexto.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: São elementos que constituem a matéria-prima da informação. Podemos defini-los, também, como conhecimento bruto, ainda não devidamente tratado para prover insights para uma organização.

Assim, os dados representam um ou mais significados que, de forma isolada, não conseguem ainda transmitir uma mensagem clara.

As informações são os dados devidamente tratados e analisados, produzindo conhecimento relevante. Ao contrário dos elementos brutos dos dados, elas têm significados práticos e podem ser utilizadas para reforçar o processo de tomada de decisão.

Fonte: https://www.knowsolution.com.br/diferenca-dado-e-informacao/

Questão 78

Considerando-se a classificação dados, informação, conhecimento e inteligência, é correto afirmar que o gráfico representa, por si só, a inteligência.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: o gráfico representa uma informação, ou seja, os dados processados.

Com referência aos conceitos de rede de computadores, julgue os itens a seguir.

Questão 79

Os roteadores operam na camada de rede do modelo ISO/OSI.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Os roteadores são os dispositivos, na rede, que operam na camada 3 (de rede ou Layer 3) do modelo OSI de comunicação.

Questão 80

Uma LAN (local area network) fornece conectividade em tempo integral para os serviços de conexão da Internet.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: A rede local (LAN) fornece conectividade para os serviços locais, conectando fisicamente dispositivos adjacentes, de dentro da instituição e pode estar conectada à internet para oferecer serviços externos para essa rede local (LAN).

Questão 81

UDP (user datagram protocol) e TCP {transmission control protocol) são protocolos da camada de transporte do modelo ISO/OSI.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Ambos protocolos realmente constam na camada de transporte do modelo OSI e possuem uma diferença básica: UDP não é orientado à conexão (não confiável) e TCP é orientado à conexão (confiável).

Questão 82

Os bits são empacotados em quadros (dataframes) em camada de transporte do modelo de rede.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: A camada que lida com o tráfego de quadros é a de enlace e não a de transporte.

Julgue o próximo item, relativo a conceitos de metadados de arquivos.

Questão 83

A função do metadado de arquivo é descrever o destino final do arquivo definido pelo emissor da mensagem e proprietário do arquivo.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: os metadados são marcos – ou pontos de referência – que permitem catalogar e classificar uma informação sob todas as formas. Pode se dizer que são resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte.

O prefixo “meta” vem do grego, e significa “além de”. Assim, os metadados são informações que são acrescentadas aos dados, e que têm como objetivo nos informar sobre estes dados para que sua organização se torne mais fácil.

Em suma, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador.

Fonte: https://endeavor.org.br/tecnologia/metadados/

Com relação a conceitos de programação Python e R, julgue os itens que se seguem.

Questão 84

O resultado do código R seguinte será “12”.

f<- function(x) {

g <- function(y) {

y + z

}

z <- 4

x + g (x)

}

z <- 10

f (4)

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: O código cria duas funções (f e g) e usa a função f, aplicando-a ao número 4 na última linha.

O código recebe 4 como x da função f e transforma em 12 (4 + 4 + 4)

Questão 85

O código Python a seguir apresenta como resultado “True”.
x = bool(-3)
y = bool(“True”*x)
z = bool(“False”)
print (x and y and z)

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: A função bool transforma o valor em boleano (True ou False). No caso para ser falso o valor tem que ser igual a 0. Como nenhum valor é 0 todas as entradas são verdadeiras “True”.

Acerca dos conceitos de mineração de dados, aprendizado de máquina e bigdata, julgue os próximos itens.

Questão 86

As aplicações de bigdata caracterizam-se exclusivamente pelo grande volume de dados armazenados em tabelas relacionais.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Não é exclusivamente pelo grande volume. Uma solução de Big Data é oferecer uma abordagem consistente no tratamento do constante crescimento e da complexidade dos dados.

Questão 87

A análise de clustering é uma tarefa que consiste em agrupar um conjunto de objetos de tal forma que estes, juntos no mesmo grupo, sejam mais semelhantes entre si que em outros grupos.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Análise de agrupamento, ou clustering, é o nome dado para o grupo de técnicas computacionais cujo propósito consiste em separar objetos em grupos, baseando-se nas características que estes objetos possuem. A ideia básica consiste em colocar em um mesmo grupo objetos que sejam similares de acordo com algum critério pré-determinado.

Questão 88

Entropia da informação é uma medida de certeza de que o intervalo contém um parâmetro da população.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Entropia é uma medida de informações e incertezas

No que diz respeito a modelagem conceitual, julgue os itens que se seguem.

Questão 89

No modelo de entidade-relacionamento, entidade normalmente representa um objeto do mundo real.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Entidade define-se entidade como aquele objeto que existe no mundo real com uma identificação distinta e com um significado próprio.

Questão 90

Se uma tabela de banco de dados tiver 205 atributos, então isso significa que ela tem 205 registros.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: Entidade define-se entidade como aquele objeto que existe no mundo real com uma identificação distinta e com um significado próprio.

Julgue os itens a seguir relativos a conceitos de base de dados, documentação e prototipação.

Questão 91

Atomicidade refere-se à propriedade de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) que garante que os dados armazenados sejam indivisíveis.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Atomicidade – A transação deve representar uma unidade “atômica”, indivisível.

Questão 92

Em um sistema gerenciado de banco de dados, as restrições de integridade garantem que os dados possam ser armazenados, consultados e utilizados com confiabilidade.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: A integridade de dados se refere á acurácia, completude e consistência dos dados armazenados em um sistema de banco de dados relacional (ou outro sistema). Isso garante que os dados armazenados possam ser armazenados, consultados e utilizados com confiabilidade, sendo assim dados íntegros – daí o nome integridade de dados. Trata-se, portanto, da manutenção e garantia da consistência e precisão dos dados, sendo um aspecto crítico no design, implementação e uso de sistemas de armazenamento de dados.

Para que seja possível garantir a integridade dos dados, é necessário conhecer e aplicar determinadas restrições de armazenamento, que chamamos de Restrições de Integridade, que dizem respeito a aspectos como tipos dos dados armazenados, relacionamentos entre colunas de chave primária e estrangeira, possibilidade de haver valores nulos ou não, e regras de negócio específicas importantes requisitadas pelo cliente, por exemplo.

Fonte: http://www.bosontreinamentos.com.br/modelagem-de-dados/modelagem-de-dados-restricoes-de-integridade/

Considerando os conceitos de chaves e relacionamentos, julgue o item seguinte.

Questão 93

Uma hiperchave é uma tupla que permite recuperar uma relação de uma tabela.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: não existe o conceito de hiperchave e sim de superchave. Uma superchave é um conjunto de um ou mais atributos que, tomando coletivamente, permite-nos identificar unicamente uma entidade no conjunto de entidades.

No que se refere aos conceitos de dados estruturados e não estruturados, julgue o próximo item.

Questão 94

Os dados estruturados diferenciam-se dos dados não estruturados pela rigidez em seu formato e pelo fato de poderem ser armazenados em campos de tabelas de um banco de dados relacional.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Os dados estruturados são aqueles organizados e representados com uma estrutura rígida, a qual foi previamente planejada para armazená-los. Dados não-estruturados, que possuem uma estrutura totalmente inversa dos dados estruturados, sendo flexíveis e dinâmicos ou, até mesmo, sem qualquer estrutura.

Com referência a conceitos de banco de dados relacionais, julgue o item subsequente.

Questão 95

Na linguagem SQL (structured query language), DTL (data transaction language) são comandos responsáveis por gerenciar diferentes transações ocorridas dentro de um banco de dados.

Gabarito extraoficial: CERTO

Comentário: Os comandos DTL são responsáveis por gerenciar diferentes transações ocorridas dentro de um banco de dados. Ele é dividido em 3 comandos:

– BEGIN TRAN (OU BEGIN TRANSACTION) – Marca o começo de uma transação no banco de dados que pode ser completada ou não.
– COMMIT – Envia todos os dados da transação permanentemente para o banco de dados.
– ROLLBACK – Desfaz as alterações feitas na transação realizada.

Julgue o item a seguir, a respeito dos conceitos de API (application programming interface).

Questão 96

API é um padrão XML usado para desenvolver uma interface de aplicativos em dispositivos computacionais em servidores HTTP ou HTTPS.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Comentário: API é um conjunto de definições e protocolos usados no desenvolvimento e na integração de software de aplicações. API é um acrônimo em inglês que significa interface de programação de aplicações.

Gabarito Extraoficial PF 2021 agente: Contabilidade

O professor Eugênio Montoto também fez parte da equipe que montou o gabarito extraoficial PF 2021 para agente na disciplina de Contabilidade. Confira abaixo:

Determinada empresa apresentou, em 31 de dezembro de 2020, um patrimônio composto pelos seguintes elementos, cujo registro e cuja avaliação contábeis estão de acordo com as regras estabelecidas na legislação societária (Lei n° 6.404/1976 e suas respectivas alterações).

Elemento patrimonial Valor (R$)
Caixa 20.000
Duplicatas a receber 50.000
Empréstimos a pagar 30.000
Estoques 40.000
Imóveis a uso próprio 200.000
Depreciação acumulada 10.000
Capital social 220.000
Fornecedores 20.000
Salários a pagar 50.000
Reservas de lucros 10.000
Depósitos em bancos 10.000
Impostos a recolher 10.000
Aplicações financeiras de liquidez imediata 30.000

Considerando os elementos patrimoniais apresentados nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Questão 97

Em 31 de dezembro de 2020, a situação patrimonial líquida da empresa alcançou o montante de R$230.000.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 98

Os saldos dos recursos aplicados no ativo da empresa totalizaram R$350.000 em 31 de dezembro de 2020; desse total, R$120.000 foram provenientes de capital de terceiros.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 99

Conclui-se que os imóveis de uso próprio foram avaliados pelo seu custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação acumulada.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 100

As disponibilidades da empresa totalizaram R$30.000 em 31 de dezembro de 2020.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 101

Caixa e estoques são elementos patrimoniais cujas contas apresentam saldos de natureza credora.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Considere que a empresa XYZ tenha quitado antecipadamente uma dívida, tendo obtido, no ato da quitação um desconto pela antecipação dos valores até então pendentes de pagamento. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Questão 102

O pagamento antecipado da dívida representa um fato contábil misto para empresa XYZ.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 103

O desconto obtido pela empresa XYZ deve ser reconhecido como receita financeira na mesma data da quitação da dívida, em consonância com o registro de competência.

Gabarito extraoficial: CERTO

Com relação a técnica de escrituração contábil, julgue os itens subsequentes.

Questão 104

A versão ampliada da equação do patrimônio pode ser expressa da seguinte forma: ativo + receitas + ganhos = passivo + despesas + perdas + patrimônio líquido (contas de capital).

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 105

Os rendimentos decorrentes das aplicações financeiras representa um fato modificativo cujo lançamento contábil deve ser efetuado a débito da própria conta representativa dessas aplicações financeiras.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 106

No livro razão devem ser apresentados os saldos das contas representativas dos elementos patrimoniais de uma entidade.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 107

As contas de compensação destinam-se ao controle e ao registro contábil de fatos que podem vir a provocar alterações no patrimônio da entidade no futuro.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 108

A terceira fórmula de lançamento contábil, também denominada fórmula complexa, requer a utilização de uma conta devedora e duas ou mais contas credores para o registro de um evento contábil.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 109

Os saldos da conta fornecedores e da conta impostos a recolher são, por natureza, devedores.

Gabarito extraoficial: ERRADO

De acordo com a NBC TSP estrutura conceitual, julgue os itens que se seguem. 

Questão 110

Bens sem potencial de serviços ou incapazes de gerar benefícios econômicos não se enquadram na definição de ativo.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 111

O custo de liberação é uma base de mensuração aplicável aos ativos em geral representando o montante necessário para a baixa imediata de um bem ou direito sob controle de uma entidade.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 112

A consistência é uma condição que favorece a comparabilidade da informação contábil ao estabelecer que sejam utilizados os mesmos princípios ou políticas contábeis e a mesma base de elaboração para as demonstrações contábeis, procedimento que vale de período para período dentro de uma mesma empresa, bem como em relação ao mesmo período contábil envolvendo empresas distintas.

Gabarito extraoficial: CERTO

Considere que determinada empresa possua, entre os seus ativos, alguns recebíveis oriundos de vendas a prazo, cujo recebimento não é considerado líquido e certo. Hipotética julgue os itens a seguir.

Questão 113

O procedimento contábil indicado para o caso e avaliar os recebidos pelo seu valor líquido de realização, excetuando-se os ajustes contábeis necessários para que o valor do patrimônio da empresa passe a refletir as perdas estimadas relacionadas aos recebíveis cuja liquidação tenha caráter duvidoso.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 114

As perdas estimadas relacionadas recebíveis de liquidação duvidosa devem ser reconhecidas como despesas, em contrapartida a própria conta de ativo que representa esses recebíveis.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Com relação a demonstração do resultado do exercício, julgue os itens subsecutivos.

Questão 115

Nas empresas do setor industrial, o custo das vendas recebe o nome de custo do produto vendido (CPV).

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 116

Deduções sobre vendas são todas as despesas que incidem diretamente sobre a receita bruta de vendas.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 117

Adiantamento a empregados é uma despesa administrativa que deve ser tratada na demonstração do resultado do exercício como um item de natureza operacional.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Com relação aos pronunciamentos técnicos do comitê de pronunciamentos contábeis (CPC), julgue os próximos itens.

Questão 118

A dívida que uma entidade mantém com o intuito de negociação no mercado deve ser classificada no passivo circulante.

Gabarito extraoficial: CERTO

Questão 119

O valor residual de um ativo não deve ser considerado para fins de cálculos do seu valor depreciável.

Gabarito extraoficial: ERRADO

Questão 120

Um ativo intangível com vida útil definida está sujeito a amortização de seu valor, a qual terá início no momento em que tal ativo estiver disponível para o uso.

Gabarito extraoficial: CERTO

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Vicente disse:

    O link para “Confira sugestão de recursos para as questões 14 e 16” relativo a Português está remetendo à página de recurso para a questão de Arquivologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *