fbpx

Gabarito Extraoficial: inspetor da PC RJ 2022

Em um domingo chuvoso, dia 30 de janeiro, foi a vez de de mais de 50 mil candidatos participarem da primeira etapa do aguardado concurso da PC RJ. Enquanto o resultado não vem, confira o gabarito extraoficial de inspetor da PC RJ 2022.

A expectativa é que o gabarito oficial seja divulgado no site da FGV a partir de terça, dia 1º de fevereiro, seguindo o padrão que a banca vem apresentando. O mesmo aconteceu na prova da última semana, para o cargo de auxiliar de necropsia.

A prova de inspetor teve 100 questões. Os candidatos tiveram das 12h às 17h para resolver a avaliação objetiva, dividida em Conhecimentos Básicos e Específicos. Será aprovado quem obtiver o mínimo de 50% de pontos em cada um dos módulos.

> Confira a cobertura da prova de inspetor na Folha Dirigida

São 100 vagas para inspetor, com uma concorrência de 556 candidatos por vaga. O cargo exige nível superior em qualquer área de formação e tem remuneração inicial de R$6.380,29.

Próximas etapas – Serão convocados para a prova de capacidade física os 500 candidatos com as melhores pontuações na objetiva. O concurso ainda terá exame psicotécnico, exame médico e o curso de formação, que é a segunda fase.

Esse post ainda poderá ser atualizado com as demais respostas.

Gabarito Extraoficial Inspetor PC RJ – Português

A professora Luciane Sartori deu o seguinte gabarito extraoficial para a prova de Português – caderno tipo 2 verde:

1. D
2. C
3. C
4. E
5. C
6. E
7. A
8. B
9. D
10. E
11. D
12. C
13. C
14. A
15. C
16. E
17. A
18. C
19. A
20. B
21. A
22. E
23. B
24. C
25. D
26. B
27. B
28. C
29. E
30. E

Gabarito Extraoficial Inspetor PC RJ – Direito Constitucional

Nas questões de Direito Constitucional, a professora Karina Jaques adiantou o gabarito extraoficial para inspetor da prova tipo 2 verde. Confira:

31- D
(De aplicabilidade imediata e contida – “forma da lei”)

32- B
(Inconstitucional, porque o art. 226, §7º determina que o planejamento familiar é livre decisão do casal, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas. A concessão de assistência pode condicionar a certos requisitos desde que não seja vedados pela CF/88)

33- E
(Literalidade do art. 142, §3º, VI da CF/88 – “o oficial só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal militar de caráter permanente…”)

34- E
(O art. 37, §12 faculta aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu âmbito, mediante emenda às respectivas Constituições e Lei Orgânica, como limite único, o subsídio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justiça, não se aplicando o disposto aos subsídios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores). Atenção que a alternativa não apontou os vereadores, discordando do dispositivo constitucional neste ponto, aguardaremos a posição da banca quanto ao gabarito oficial).

35- C
(O Presidente decreta Estado de Defesa (mais brando) e submete a aprovação do Congresso Nacional, diferente do Estado de Sítio (mais severo) que o Presidente pede autorização do Congresso Nacional para decretar. A alternativa está com base no art. 136, caput c/c §§ 4º e 6º da CF/88).

36- A
(A alternativa está pautada no art. 220, § 6º da CF/88 – “A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade”).

37- E
As inelegibilidades podem ser absolutas ou relativas, podendo alcançar todos os cargos eletivos ou apenas um cargo, ou os cargos vinculados a determinado ente federativo, tais inelegibilidades estão previstas no art. 14, §4º (inelegibilidade absoluta é taxativa na CF/88) e §§ 5º ao 9º (inelegibilidades relativas são exemplificativas na CF/88), sendo que o § 9º prevê a possibilidade de leis complementares disciplinarem outros casos de inelegibilidades relativas.

38B
(A alternativa tem fundamento no art. 217, §1º da CF/88 – “O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.”

39- C
(A resposta correta tem base no art. 218, §1º – “A pesquisa científica básica e tecnológica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso da ciência, tecnologia e inovação.” Item 1 correto em relação ao art. 218, §1º, Item 2 destoa do art. 218, §7º e o Item 3 diverge do art. 218, § 5º).

40- B
(Questão baseada no disposto do art. 5º, XIX “As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.” Para suspender a atividade da associação basta decisão judicial interlocutória, sem necessidade de trânsito em julgado que só é exigência para a extinção da associação.)

41- B
(O art, 53 da CF/88, após alteração da EC 35/2001, não mais exige autorização da Casa Legislativa correspondente para que um parlamentar seja processado e julgado pelo STF. Apenas exige que o Judiciário comunique à Casa legislativa caso o crime tenha sido praticado após a diplomação e neste caso a Casa Legislativa poderá votar pela sustação do processo.)

42- B
(Questão fundamentada no art. 5º, XXXVI – “A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.” No caso da Eunice ela reunia todos os requisitos para a fruição do direito antes da nova lei, tendo direito adquirido que não será afetado pela lei nova.)

43- E
(Apenas o item 3 está correto com base no art. 208, II, os itens 1 e 2 estão errados porque divergem do art. 208, incisos I e VII respectivamente.)

44- C
(O art. 225, III exige que somente por lei pode-se suprimir a proteção a espaços territoriais ambientalmente protegidos. “Art. 225, III – definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.”)

45- B
(A questão está fundamentada no art. 103-A, § 2º da CF/88 complementada pela Lei 11.417/2006, vejamos: “§ 2º Sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade.” A CF/88 indica os legitimados constitucionais a propositura de súmulas vinculantes, ou seja, aqueles listados no art. 103 da CF/88, “sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei”. A referida lei é a Lei 11.417/2006 que ampliou o rol de legitimados à propositura de súmulas vinculantes, alcançando todos os Tribunais do país, o Defensor Público-Geral da União e o Município de forma incidental e quando for parte interessada, tudo conforme o art. 3º da referida lei.)

Gabarito Extraoficial Inspetor PC RJ – Direito Administrativo

O professor Igor Daltro comentou a parte de Direito Administrativo da prova de inspetor da Polícia Civil RJ de 2022. Confira abaixo:

Questão 46 – A Secretaria de Polícia Civil… 
C) Prévia licitação, na modalidade diálogo competitivo…

Questão 47 – No Estado Delta, a Delegacia de Roubos…
D) desconcentração administrativa…

Questão 48 – Mário, Inspetor de Polícia Civil…
B) importou enriquecimento ilícito e está sujeito, após o devido processo judicial…

Questão 49 – Em operação conjunta da Polícia Civil…
D) autoexecutoriedade, que é um meio de execução direta do ato administrativo…

Questão 50 – Antônio, delegado de Polícia do Estado Gama…
B) deve declarar a nulidade do ato do delegado Antônio, por abuso de poder, na modalidade desvio de poder…

Questão 51 – O Sindicato dos Policias Civil d Estado Gama…
E) ilícito, pois há prevalência do interesse público e social na manutenção da segurança interna…

Questão 52 – Em Janeiro de 2020, Maria, inspetora de Polícia…
E) não tem direito à licença prêmio, haja vista que, durante o período aquisitivo do quinquênio, gozou licença para tratamento de saúde…  (gabarito extraoficial)

A) tem direito à licença-prêmio, desde que se suspenda por noventa dias (gabarito oficial)

Comentário do professor: Entendo que o termo “desde que se suspenda” estabelece uma condicional que confere uma interpretação errada à lei, haja vista que, segundo o decreto 3.044/80, em seu art. 76, §2°, estabelece que “suspender-se-á, até o limite de noventa dias, em cada uma das licenças referidas no item 3 do parágrafo anterior, a contagem do tempo de serviço para efeito de licença-prêmio”.

Questão 53 – A Corte Interamericana de Direito Humanos…
E) eficiência, que se relaciona com o comando constitucional…

Questão 54 – Para enfrentamento da emergência de saúde pública…
A) de polícia, mediante imposição de restrições…

Questão 55 – O delegado de Polícia Civil do Estado Alfa Carlos acabou e assumir…
E) merece prosperar, pois o ato do delegado praticado com suporte no poder discricionário é contrário ao ordenamento jurídico…

Questão 56 – José e João, inspetores de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro…
C) merece prosperar, diante do dever especial do Estado de assegurar a integridade…

Questão 57 – Roberto, inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro…
A) demissão, que prescreve juntamente com a prescrição do crime…

Questão 58 – João, inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro…
B) média, razão pela qual está sujeito à pena de suspensão de 16 a 40 dias…

Questão 59 – João está prestando concurso público para o caro de inspetor…
C) subsecretário estadual de Polícia Civil, na qualidade de autoridade delegada, haja vista ser cabível a delegação de competência no caso concreto.

Questão 60 – Marta, inspetora de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, foi demitida…
A) Reintegração, com ressarcimento…

Gabarito Extraoficial Inspetor PC RJ – Direito Penal

O professor Ismael Souto compartilhou as respostas das questões de Direito Penal e de Direito Processual Penal, na prova de inspetor. O modelo de prova foi o tipo 2 – verde. Confira!

61- B
62- C
63- B
64- C
65- E
66- A
67- E
68- A
69- E
70- C
71- E
72- B
73- A
74- B
75- E

Gabarito Extraoficial Inspetor PC RJ – Processo Penal

Também seguindo o modelo de prova foi o tipo 2 – verde, confira as respostas de Processo Penal pelo professor Ismael Souto:

76- A
77- C
78- C
79- A
80- C
81- A
82- A
83- B
84- E
85- A
86- B
87- B
88- C
89- D
90- D

Gabarito Extraoficial Inspetor PC RJ – Informática

Na prova de Informática, o professor Leonardo Vasconcelos apontou como respostas corretas, segundo a prova tipo 2 verde:

91- E
92- C
93- C
94- E
95- B
96- C
97D
98- C
99- D
100- E

Outros avaliações da PC RJ 2022

Fez a prova de auxiliar de necropsia? Confira a análise do gabarito preliminar oficial em vídeo:

Reta Final PC RJ – investigador e técnico de necropsia

Os próximos finais de semana ainda terão mais provas do concurso da PC RJ 2021/2022. Os candidatos a técnico de necropsia realizam as avaliações dia 6 de fevereiro de 2022, enquanto os concorrentes a investigador, dia 13 de fevereiro de 2022.

Para você que fará um dos dois ou os dois cargos e ainda não conferiu nosso simulado, adquira agora mesmo para estudar na reta final!

O simulado é inédito e será disponibilizado no momento da confirmação de compra, com a correção de cada questão em vídeo, pelo time de especialistas da Folha Cursos.

>> Acesse o simulado para técnico de necropsia

>> Acesse o simulado de inspetor e investigador

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *