fbpx

Não caia nas fake news de concursos

Compartilhe o conteúdo

Você já deve ter ouvido que os concursos iriam acabar. Ou talvez tenha recebido, naquele grupo da família, uma mensagem da sua tia ou da sua mãe sobre a publicação de um edital. E descobriu que não passava de uma fake news.

E uma notícia que não seja verdade pode, muitas vezes, atrapalhar você no seu processo de estudos.

Diariamente somos impactados por milhares de informações e precisamos saber filtrá-las, além de saber também onde encontrar o que será relevante para o estudo.

Pesquisa do DataSenado aponta que 79% das pessoas disse usar o WhatsApp como principal meio de informação

Segundo pesquisa, 79% das pessoas disse usar o WhatsApp como principal meio de informação (Imagem: Unsplash)

Como fugir das fake news?

Driblar as fake news é um desafio diante dos avanços tecnológicos e das redes sociais. Uma pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 79% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp como principal meio de informação.

Além disso, 47% afirmou ser difícil identificar quando uma notícia é realmente falsa ou não.

Mas nem tudo está perdido, pois 83% das pessoas entrevistadas já entenderam que saber a fonte da notícia é o mais importante para saber se realmente é uma informação confiável.

Por isso, checar a informação antes de repassá-la é fundamental.

E, caso você receba alguma dessas informações, deve ter sempre cuidado para não deixá-la abalar você antes mesmo de saber se é verdade ou não.

Resumindo, sempre busque uma fonte segura.

O edital é sua principal fonte de informações do concurso

As informações contidas no edital devem ser o ponto de partida para quem estuda para concursos. Caso o novo edital não tenha sido divulgado ainda, a base deve ser do anterior.

Mas você deve estar alerta a possíveis alterações, pois um concurso que não acontece há muitos anos tem grandes chances de ter parte do conteúdo programático alterada, principalmente por conta de mudanças nas legislações.

A estrutura pode até ser mantida, mas pode haver mudança em uma matéria ou outra, ou nos tópicos de uma disciplina. Em poucas palavras, leia sempre o edital por completo. O que você tem a perder?

Mas e quando o concurso ainda nem saiu?

Os órgãos públicos são as fontes oficiais. Os órgãos e as autoridades ligadas a eles, pois são os tomadores de decisão quando o assunto é realização de estudo sobre a viabilidade de um concurso; autorização do edital; contratação da banca; definição de vagas e cargos; definição de etapas e conteúdo; para citar alguns pontos importantes.

Aqui na Folha Dirigida recebemos, assim como você, diversas informações diariamente sobre os concursos. E o que fazemos é checar tudo antes de publicá-las para você, leitor.

Temos sempre o cuidado de apurar tudo com muito cuidado antes de informar sobre algum concurso. Sabemos que uma notícia sobre concurso envolve o seu planejamento e a meta da sua vida.

Por isso, toda informação só é divulgada depois que temos certeza da sua veracidade.

Onde se manter bem informado?

O FD Notícias é o produto ideal para você dar o seu primeiro passo de Futuro Servidor e se manter bem informado, tendo a certeza de que não está caindo em nenhuma fake news.

Com o plano, você tem acesso a benefícios como:

  • Notícias exclusivas com análises de editores e especialistas
  • Acompanhamento de concursos ilimitados
  • Edição Digital do jornal Folha Dirigida
  • Navegação sem anúncios
  • Banco de editais
  • Vídeos exclusivos
  • E-mails exclusivos
  • E a novidade da assinatura: um canal fechado no Telegram para receber tudo de forma mais rápida no seu celular.

Agora é a sua vez. Esse é o primeiro passo para dar um gás na sua preparação!

Assinatura Folha Dirigida

 

 


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *