5 passos para formação de hábitos para concursos
Você tem dificuldade de acordar cedo? Ou então não tem força para estudar depois de um dia longo de trabalho? Bem, esse post é para você. Aqui vamos trazer 5 passos para formação de hábitos para concursos!
Bons hábitos nos ajudam a completar nossas obrigações. Em contrapartida, hábitos ruins dificultam demais executar o que planejamos.
Se você deseja passar em um concurso, é necessário compreender que os seus hábitos precisam acompanhar o seu objetivo, segundo as coaches Livia Cavalcante e Celina Chen.
Antes de construir bons hábitos na sua rotina de estudos, primeiro você precisa saber quais são aquelas práticas negativas que você deve se afastar.

Ter bons hábitos é essencial para uma rotina de estudos de sucesso (Foto: Unsplash)
1. Hábitos que o futuro servidor deve fugir
Ter hábitos ruins no seu dia a dia podem ser muito prejudiciais na sua rotina de preparação para concursos. Eles influenciam diretamente no grau de dificuldade que será para você realizar o seu estudo.
Alguns exemplos são:
- Dormir poucas horas
- Não beber água
- Não planejar a sua rotina e atividades do dia
- Ser sedentário
Além disso, o hábito de ficar horas em mídias sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram passam uma falsa ideia na hora de montar um planejamento de estudo.
Isso porque o excesso de tempo que passamos nestas redes, muitas vezes, são parte de um período que deveríamos estar estudando.
Em consequência, o ciclo de aprendizado resultante é menor do que estava programado inicialmente.
Lembrando que isso não quer dizer que não podemos fazer o que gostamos, como ver uma novela, Netflix ou navegar nas redes.
Toda a questão gira no ponto de que devemos ser responsáveis nesse uso para que isso não se torne um hábito recorrente e ruim.
📝 Os 3 maiores inimigos do estudo
2. O planejamento na formação de hábitos para concursos
O primeiro passo para desenvolver um hábito é ter um bom planejamento. Nesse caso, existe um longo caminho a ser desenvolvido até a conquista do objetivo final.
O sucesso é resultante da união de um bom planejamento e o seu hábito de executá-lo. O modelo exemplificado pelas coaches Lívia Cavalcante e Celina Chen funciona da seguinte forma:
⇒ Possuímos hábitos positivos e negativos
⇒ Com a consciência filtramos e realizamos as escolhas (Manter, Eliminar ou criar um novo hábito)
⇒ Após a escolha do hábito, desenvolvemos uma nova rotina
⇒ Em seguida, um novo comportamento
⇒ O que resulta em um NOVO RESULTADO
Estabelecer o planejamento com hábitos positivos torna toda jornada mais agradável e menos desgastante.
Precisamos entender que ausência de tempo, falta de notícias sobre o edital ou autorização, ansiedade e pensamentos negativos só atrapalham uma caminhada correta e próspera.
📝 Como diminuir a ansiedade nos estudos?
3. Ajustando sua rota de formação de hábitos para concursos
Para começar a ajustar a sua rota de planejamento, realize a análise de tudo o que você faz e não faz durante o dia. Separe as ações nos seguintes atos:
- Atividades que você faz e gosta de fazer.
- Atividades que você não faz e gostaria de fazer.
- Atividades que você não faz, mas deveria fazer.
- Atividades que você faz, mas não gosta de fazer.
Se você colocou estudar na parte que não gosta, mas faz, é preciso de fato mudar essa atitude. Pegar algo da sua programação para fazer com o pensamento de que já não gostamos é muito ruim para dar continuidade ao objetivo traçado.
Caso o seu estudo esteja metódico, a dica de Celina e Livia é elaborar ele com videoaulas, podcasts, materiais diferentes, ou tentar mudar a sua hora de estudo para manhã ou noite.
Se, por acaso você não tiver muito tempo além da parte do final do dia, altere o tempo de estudo. Compreenda que cada pessoa terá um formato mais agradável de estabelecer sua respectiva rotina.
4. Montando seu próprio planejamento
Não devemos nos basear em planejamentos prontos e sim em montar o nosso próprio laboratório de teste e perceber o melhor formato para que possamos render cada vez mais.
Lembre-se, o programa deve ser trabalhado de acordo com o seu objetivo de passar em um concurso público.
Por isso, é de suma importância encaixar no seu planejamento aquela parte de atividades que você não faz e gostaria de fazer.
Lazer e atividades que possibilitam o nosso bem estar são fundamentais na nossa trajetória de futuro servidor. Pense em você sempre, afinal, uma pessoa estressada não rende nos estudos.
📝 Planejamento Nota 10: como iniciar seu plano para concursos
5. Não esquecer de avaliar seu desempenho após a mudança
Depois de compreendermos os detalhes da formação de hábitos positivos e negativos e realizarmos o ajuste das rotinas para o estudo, é preciso avaliar com consciência se estamos de fato evoluindo.
Utilize exercícios, veja se você se sente menos cansado no dia a dia, acompanhe a sua performance para sempre mudar o que for preciso em seus hábitos.
Montar uma rotina saudável e eficiente depende diretamente da maturidade e experiência de quem o elabora!
No site da Folha Dirigida, por exemplo, é possível encontrar inúmeros vídeos que auxiliam na estratégia de preparação de bons hábitos para um determinado concurso.