fbpx

Como funcionam os flashcards para concursos

Compartilhe o conteúdo

Você já estudou com flashcards para concursos? Talvez você não conheça o nome, mas certamente quer entender como memorizar mais fácil o conteúdo da prova e fazer revisões mais produtivas.

Muitos estudantes têm dificuldades em como revisar o conteúdo para a prova de maneira mais eficiente e reduzir suas chances de esquecimento. Se esse é o seu caso, os cartões podem ajudar.

Também chamado de cartões de estudo ou cartões de memorização, o método de flashcards trabalha com memorização e repetição para melhor aproveitamento. Mas, para criá-los, você precisará ter lido a teoria previamente.

Quer saber como fazer revisões mais eficientes, através de uma técnica comprovada cientificamente? Entenda como funcionam os flashcards para estudos.

Se você não conhece ainda, os flashcards são uma técnica de aprendizado e preparação para provas, para diversas idades e tipos de ensino

Os flashcards são uma técnica de aprendizado e preparação para provas, para diversas idades e tipos de ensino (Foto: Freepik)

Nesse post, você saberá:

O que são flashcards?

O flashcard é uma técnica de revisão que pode ser traduzida como um cartão de memória e sua relação com os estudos pode ser entendida como cartão (card) rápido / instantâneo (flash).

Os flashcards funcionam como cartões ou fichas em que as perguntas são escritas na frente e as respostas, atrás. É importante que cada cartão contenha apenas uma informação (pergunta). Também pode conter imagens, sons ou sentenças.

Pode ser usado para todo tipo de estudo, desde crianças aprendendo a ler, até a preparação para concursos públicos ou a faculdade de Medicina. Inclusive, o método é muito comum para estudantes das áreas médica e de leis.

A técnica é excelente para trabalhar mais o processo de cognição, ou seja, de aprendizagem, através da ativação do conteúdo na memória e reduzindo a curva de esquecimento do que foi estudado.

o que sao flashcards

Por que você esquece o que acabou de estudar?

Você sabia que após 20 minutos de estudos, já esquecemos ou não lembramos mais de cerca de 42% do que aprendemos naquele período? E isso aumenta ainda mais com o passar do tempo.

Isso se chama Curva do Esquecimento, um famoso estudo do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus.

Primeiro autor na Psicologia a desenvolver testes de inteligência, ele criou um experimento denominado Curva do Esquecimento, na qual, quando aprendemos alguma coisa imediatamente, estamos com 100% daquilo fresco na nossa memória.

Só que infelizmente o cérebro não funciona com um computador, então não conseguimos guardar indefinidamente as informações dentro dele.

O nosso cérebro tem um limite e precisamos passar para ele o que deve ser armazenado e vai ser útil. E estudar com flashcards para concursos justamente trabalhará na redução desse esquecimento.

Por que usar flashcards para concursos funciona?

Os flashcards funcionam e são comprovados cientificamente, relacionados à duas teorias ligadas ao aprendizado: Active Recall e Repetição Espaçada.

Estudando com a Memória Ativa

A técnica de Active Recall fala sobre a “lembrança ativa”, ou seja, testar-se nos processos de revisão em vez de ficar lendo inúmeras vezes sobre o assunto.

Essa técnica funciona junto ao flashcard quando, por exemplo, você revisa lendo as perguntas, escritas na frente do cartão, e tentando respondê-las, sem ler a resposta na parte de trás.

É uma técnica considerada mais efetiva do que uma revisão mais passiva, em que o aluno apenas lê um livro e grifa as sentenças ou vai construindo os resumos. E isso pode significar para o aluno ler aquilo por diversas vezes para reter o conhecimento.

Tentar explicar um assunto em voz alta leva menos tempo e exige mais recursos cognitivos do que o estudo passivo, como o grifo. Fazer perguntas e tentar respondê-las é também um processo que usa a “memória ativa”.

Você treina o seu cérebro para que ele entenda que aquela informação é importante. E sempre vai retornar a ela na sua memória quando precisar, e não a um livro.

Estudando com a Repetição Espaçada

Além disso, os flashcards facilitam a repetição, o que ajuda no processo de maior absorção do aprendizado. Como isso? Através do conceito de Spaced Repetition, a repetição espaçada.

A Repetição Espaçada é um método de aprendizagem que significa estudar com intervalos regulares entre uma sessão e outra, e costuma ser muito utilizada associada aos flashcards.

Funciona como uma técnica de revisão, em que o aluno revisaria o conteúdo logo antes do momento em que esqueceria disso, segundo a teoria da Curva do Esquecimento. Vamos supor uma situação.

Você leu a teoria apenas. Com o tempo, você vai esquecendo boa parte do que estudou (é a Curva do Esquecimento). Porém, se você ativamente revisar o conteúdo, diminuirá o “esquecimento”.

Em resumo, os flashcards para estudar para concursos:

– São uma ferramenta de revisão.
– Ativam a memória tentando lembrar de conteúdos através de perguntas e respostas ou pequenas sentenças (sem precisar recorrer à leitura do material teórico completo de novo).
– Combinados com as repetições certas de revisão, diminuirão a quantidade de conteúdo que seria esquecida.

Quer acesso a todo o conteúdo Premium da FD? Saiba como!

Como usar flashcards para estudar de maneira eficiente?

Utilizar flashcards para concursos é uma boa alternativa para melhorar seu aprendizado e, uma dica é fazer seu próprio cartão de estudo. Muitos professores e especialistas indicam isso para resumos e mapas mentais também.

Isso acontece porque, no momento que você cria algo novo, próprio, treina o seu cérebro para assimilar aquela informação quando precisar dela novamente.

Se você utilizar um flashcard ou material de revisão feito por outra pessoa, terá mais dificuldade para associar o que está no papel com o que você estudou antes, pois perdeu a fase da elaboração e não criou aquela conexão no seu cérebro.

Utilizar imagens também é uma boa estratégia, pois nosso cérebro é muito mais sensível a trabalhar com imagens do que palavras.

De acordo com a Pirâmide do Aprendizado de William Glasser, do NTL Institute, em Bethel – Maine (EUA), ler representa reter apenas 10% de tudo que foi estudado, enquanto ver chega a 30%.

Você também deve aprender o flashcard nos dois sentidos. Dessa forma, você aprenderá duas informações e seu cérebro associará aos dois lados.

Deixar o flashcard o mais simples possível também é indicado. Ou seja, colocar apenas uma informação por cartão para assimilar mais fácil.

Como memorizar mais rápido

Como estudar usando cartões de estudos ou memorização?

Com o flashcard, você deve ler a pergunta e tentar respondê-la o mais rápido, sem olhar a resposta na parte de trás do cartão.

O professor Leonardo Murga ainda destaca outros benefícios de estudar por flashcards para concursos:

A pessoa precisa ler o material ou assistir à videoaula para começar a fazer os resumos do que acabou de aprender. O flashcard força a sintetizar  com palavras-chave, o que ajudará até em uma eventual prova discursiva, porque você vai aprender o poder de síntese e de puxar palavras-chave. Ou seja, treinará o poder de escrever um conteúdo de maneira bem resumida.

Uma forma de estudar por flashcards foi desenvolvida pelo jornalista científico Sebastin Leitner. Consiste em usar caixas numeradas para os flashcards.

Essa maneira de estudar trabalha a Repetição Espaçada e funciona assim: primeiro passo é organizar seus flashcards em uma caixa e começar a estudar por ela.

Caso responda a questão do cartão corretamente, mova-o para a próxima caixa (a que você precisará rever com menos frequência).

Caso tenha errado, mantenha-o nessa primeira caixa, que precisará revisar com frequência.

Quando chegar o momento de revisar a segunda caixa, com aqueles cartões que você tinha acertado, faça o mesmo movimento: se acertou novamente, mova para uma terceira caixa. Se errou, voltam para a primeira, a da revisão frequente.

A terceira caixa será revisada com ainda menos frequência. Quando chegar o momento dela, se você acertar pela terceira vez a pergunta, esse cartão já pode ir para uma pilha que não precisará ser revisto. Se errar, volta para a primeira caixa.

metodo sebastin leitner

Não faça isso ao estudar por cartões

Mesmo que você não use a técnica das caixas, mas apenas mantenha a pilha de cartões para revisões programadas, não junte tudo para ler de uma vez, na véspera da prova.

Lembre-se do conceito de Repetição Espaçada para melhorar o seu processo de absorção do conteúdo.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *