fbpx

7 filmes para manter a motivação nos estudos

Você tem dificuldade para manter a motivação nos estudos? Diante de tanto esforço, muitas vezes, o desânimo, um dos piores inimigos do futuro servidor, pode estar relacionado ao cansaço.

Por mais que o estudo para concurso exija esforço e dedicação, não é saudável abrir mão de bons hábitos.

Ou seja, dormir bem, boa alimentação e atividade física podem e devem fazer parte da rotina do futuro servidor.

Por consequência, um corpo saudável significa uma mente saudável, com mais facilidade para aprender. Da mesma forma, práticas como a meditação e o mindfulness também ajudam.

Ainda que você precise abrir mão de atividades em prol dos estudos, o lazer com moderação é mais que bem-vindo!

Afinal, o seu cérebro precisa relaxar em algum momento para recarregar as energias.

Por esse motivo, no Dia da Felicidade, comemorado em 20 de março, listamos sete filmes para manter a motivação nos estudos.

Assim, enquanto você descansa, encontra novos incentivos e histórias inspiradoras para alavancar sua preparação!

Filmes para manter a motivação

Todo futuro servidor precisa de um intervalo para recuperar a concentração. E nada como um filme para ajudar nesse propósito de vida (Foto: Freepik)

7 filmes para ajudar a manter a motivação nos estudos

No seu próximo momento de descanso dos estudos para concurso, que tal relaxar com um filme que ajudará no seu foco?

À procura da felicidade

Baseado em uma história real, o filme trata da história do pai de família Chris Gardner (interpretado por Will Smith). Abandonado pela esposa e desempregado, ele consegue um estágio não-remunerado em uma corretora de valores.

No entanto, uma ordem despejo o surpreende e faz com que passe a morar na rua com o filho de cinco anos.

Apesar de tomar algumas liberdades em relação ao que realmente aconteceu na vida de Gardner, a história é quase que um exemplo concreto da lei de Murphy: tudo dando errado da pior maneira possível.

Em conclusão, a lição que o filme deixa para manter a motivação nos estudos é que, mesmo diante de todas as adversidades possíveis, vale a pena continuar na luta pelo sonho.

O filme está disponível no Amazon Prime Video e no Google Play Filmes para aluguel.

Karatê Kid – A Hora da Verdade

Antes de tudo, Karatê Kid é um verdadeiro clássico do cinema. Quase todo mundo tem em mente a cena em que Kesuke Miyagi (Pat Morita) faz com que o seu pupilo, Daniel Larusso (Ralph Macchio), chamado por ele de Daniel San, bote e tire o casaco várias vezes.

No momento, o jovem não vê sentido na atividade e nem em como ela pode ajudar na prática do karatê. Mas são esses pequenos detalhes que fazem com que ele de fato aprenda o esporte.

Isso também acontece na vida do futuro servidor. É normal se questionar se a resolução de tantas questões vai realmente contribuir para o estudo. Todavia, é essa repetição que faz a diferença na hora da prova.

O filme está disponível na Netflix e Amazon Prime Video.

O Segredo: Ouse Sonhar

Baseado no livro best-seller O Segredo, o filme conta a história de Miranda Wells (Katie Holmes), uma viúva e mãe de três filhos, que aprende com um recém-chegado em sua vida o poder de visualizar os próprios sonhos.

Mesmo que passar em concurso não seja uma questão de apenas pensar positivo – por trás da grande maioria dos servidores há uma jornada de esforço e dedicação -, conseguir materializar o que será conquistado ajuda bastante.

Por exemplo, metodologias como o Mural dos Sonhos ajudam a manter a motivação nos estudos. Assim como Miranda percebe ao longo ao filme.

Ele está disponível na Netflix e para aluguel no Google Play Filmes.

filmes para se manter motivado nos estudos

Menina de Ouro

Aos 31 anos de idade, a garçonete Maggie Fitzgerald (Hillary Swank) sabe que está velha para se tornar uma campeã de boxe.

No entanto, isso não a impede de insistir que o treinador veterano Frankie Dunn (Clint Eastwood) treine-a para entrar no ringue.

Uma das objeções mais comuns entre quem quer passar em concurso ou mudar de carreira é de que está velho para isso.

Nesse sentido, o que Menina de Ouro mostra é que, com garra e dedicação, mesmo contra todas as probabilidades, nunca é tarde demais para correr atrás do próprio sonho.

O filme está disponível no Amazon Prime Video e para aluguel no Google Play Filmes.

Que Horas Ela Volta?

Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo em busca de um emprego e uma vida melhor para a filha, Jéssica (Camila Márdila). Anos depois, a jovem chega na capital para se preparar para o vestibular.

No final do filme, é a jovem de origem humilde que é aprovada na prova, e não o filho da família para quem Val trabalha, o qual sempre teve acesso aos melhores colégios e a educação de ponta.

Apesar de, a princípio, estar em desvantagem, o filme mostra que dedicação e esforço bem aplicados podem ajudar a superar as barreiras socioeconômicas.

O filme está disponível no Telecine.

Soul

Na animação da Disney, Joe Gardner é um professor de música que, justamente quando consegue realizar o sonho de poder tocar com um ídolo do jazz, sofre um acidente que o coloca à beira da morte.

Em uma tentativa de recuperar a sua vida justo quando estava próximo do que acreditava ser o ápice de sua carreira, ele conhece 22, uma alma que não vê um propósito em encarnar em um corpo na Terra.

Soul propõe uma reflexão filosófica sobre o sentido e o propósito da vida. Ele pode ajudar a manter a sua motivação nos estudos ao propor essa questão ao espectador.

Para onde você está direcionando os seus esforços?

O filme está disponível no Disney+.

Estrelas Além do Tempo

Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são três matemáticas que, durante a corrida espacial no período da Guerra Fria, foram essenciais para a chegada do homem à lua.

Baseado na história real e pouco conhecida, o filme conta a história de mulheres negras que venceram estigmas de seu tempo e se tornaram essenciais para seu país, mesmo diante das adversidades e preconceitos.

É nas derrotas e na falta de crença dos homens brancos que as cercam que elas encontram forças para insistir ainda mais na sua luta e no trabalho que acreditam.

Portanto, a lição que fica para o futuro servidor é que, muitas vezes, é no fracasso que mora o incentivo para tentar até conseguir.

O filme está disponível no Telecine e para aluguel no Google Play Filmes.

Como está a sua motivação nos estudos, futuro servidor? Esperamos que as dicas de filmes ajudem a inspirar a sua própria jornada!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *