fbpx

9 dicas para fazer um currículo perfeito que se destaca

Compartilhe o conteúdo

Concorrer com dezenas, centenas ou até mais candidatos a uma vaga é difícil. Sempre que uma chance assim aparece, você precisa se destacar, o que vai desde fazer um currículo perfeito até como se portar na entrevista, certo?

Ter um currículo chamativo, que atraia a atenção dos recrutadores em meio a tantos, ou mesmo chamar atenção na dinâmica de grupo e na entrevista, são fundamentais para o candidato ter mais chances.

E existem metodologias que podem ajudar em ser mais “chamativo” para os recrutadores, como a do Sexy Canvas, elaborada pelo empreendedor André Diamand.

Entenda o que é e para que serve o Sexy Canvas, como se destacar na sua busca por emprego e 9 dicas para fazer um currículo perfeito e mandar bem na entrevista, tudo usando a metodologia criada por Diamand.

Chamar atencao na busca por um emprego e um desafio

Chamar atenção na busca por um emprego é um desafio, mas existem métodos que podem ajudar você, como o Sexy Canvas (Foto: Freepik)

O que é o método Sexy Canvas?

Primeiro de tudo, você deve saber que a metodologia Sexy Canvas recebeu essa nomenclatura por dois motivos.

O “sexy” foi escolhido em homenagem à teoria da sexualidade, de Sigmund Freud, na qual, resumidamente, a libido é a energia que move o homem. E a sexualidade é uma das coisas que mais “eletrificam” o ser humano, ou seja, que provoca seus desejos mais instintivos.

O “canvas”, por outro lado, é uma ferramenta empresarial estratégica para ajudar empreendedores a elaborarem planos de negócio. Em uma folha de papel, costumam ser identificados pontos como parcerias, atividades, proposta de valor, etc.

O Sexy Canvas uniu esses dois conceitos e utiliza as sensações humanas para o desenvolvimento da metodologia nas empresas, em vez do canvas tradicional, que foca no produto.

Após estudar História, Religião, Biologia e outras áreas que tentam entender o ser humano, Diamand chegou nessa metodologia.

Segundo André, são 14 pontos divididos entre os sete pecados capitais e os sete elementos da criança interior, que é o que “eletrifica” o ser humano.

  • Pecados capitais: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e vaidade;
  • Elementos da criança interior: amor, curiosidade, diversão, liberdade, pertencimento, recompensa e segurança.

E esse método também pode deixar você mais atraente para o mercado de trabalho, se destacando na busca por um emprego.

André Diamand, criador do método Sexy Canvas

André Diamand, criador do método Sexy Canvas (Foto: Reprodução/Instagram)

Como se destacar na busca por um emprego com o Sexy Canvas?

Quando falamos de um produto ou negócio, a questão é encantar o consumidor a comprar aquilo. Mas e quando você precisa criar sua marca pessoal para se destacar dos concorrentes a uma vaga, o que fazer?

É possível aplicar o Sexy Canvas na construção da sua marca pessoal? Segundo André Diamand, sim, é possível. Só que nesse caso, você é o produto e o recrutador, o consumidor.

Como já explicado, essa metodologia mede a sensação e emoção despertada no outro. Neste momento, você terá que causar emoções em outra pessoa para prender a atenção dela. É o momento de trabalhar a marca pessoal.

Da mesma forma que o recrutador que está entrevistando você tem emoções ao chegar em casa, ao ver um programa de televisão, contigo pode ter emoções e experiências também, afirma Diamand.

Em uma entrevista de emprego, você precisa impactar o recrutador para conseguir se sobressair. Para exemplificar como os sete pecados podem prender a atenção de uma pessoa, André Diamand utiliza como exemplo um relacionamento.

  • Ganância: uma pessoa com dinheiro pode atrair a atenção de outra por facilitar viagens, ou ser inteligente e proporcionar crescimento intelectual para a outra.
  • Vaidade: ser for uma pessoa bem cuidada ou divertida, pode ser um ponto para apresentar para a família.
  • Luxúria: ao se preocupar com o prazer da outra pessoa.

Segundo André, é muito importante a criança interior do relacionamento, que pode trocar a vaidade e luxúria, por segurança e diversão. Esse lado equilibra o canvas.

A sugestão é fazer um Sexy Canvas de si e, após isso, aplicá-lo na sua vida. Usando o exemplo acima, que característica pode despertar a ganância do recrutador? Sua inteligência?

Link parceiro do curso Sexy Canvas

9 dicas para fazer um currículo perfeito e se destacar

O segredo para fazer um currículo perfeito, mais atraente e que seja notado, segundo André Diamand, é “eletrificar” o recrutador. Como assim?

A partir dessa “eletrificação” é que você causa saudade, desejo, aumenta a frequência e onda no cérebro da pessoa e produz uma memória.

Para isso, você precisa fazer algo diferente. Mas, cuidado para não cair nos erros mais comuns em currículos. Um bom currículo é essencial para se destacar na busca por um emprego.

Já a entrevista é o momento que você deve ser a estrela. Precisa eletrificar mais que os outros. Não tenha receios de mostrar que você é muito bom.

#1. Procure gerar algum tipo de conexão entre você e a empresa

Sempre analise muito bem a empresa antes de enviar o seu currículo. Ao estudar a instituição que você quer fazer parte, pode ter mais chance de gerar algum tipo de conexão e, em consequência, emoção em quem vai escolher o seu futuro.

#2. Faça um currículo que seja diferenciado

Se você manda um currículo, por exemplo, na cor azul, com uma fonte diferente, pode se destacar diante de inúmeros currículos na cor branca.

Mas, lembre-se de conhecer muito bem o perfil da empresa nesse momento, antes de enviar. A dica para o currículo é fazer o melhor possível.

#3. Mostre seu interesse pela vaga projetando você na empresa

Outra dica é colocar que sua última experiência de trabalho é esta da vaga que está pretendendo. A ideia, nesse caso, é “adiantar” para a empresa que você já está contratado.

Isso mostra seu interesse de fazer parte do grupo e um diferencial entre os demais candidatos.

#4. Faça muitos cursos de instituições destaque

Procure cursos online de instituições que tenham destaque no mercado. Na internet, há inúmeras opções de cursos gratuitos. Rechear seu currículo com essas verdades é um ponto positivo.

Se você não souber “eletrificar” com o produto – que nesse caso é você -, não será lembrado. É preciso estar na sua melhor versão “eletrificante” e mostrar isso no papel!

#5. Seja ousado e fuja do padrão

André Diamand recomenda que você seja ousado e tente fugir do padrão. Nem sempre isso vai agradar a todos. Mas há uma linha tênue entre ser amado ou ser odiado. Estar na média, nem sempre é bom.

Foi morno ou ficou dentro do padrão? Talvez seja melhor ser odiado por 80 e amado por 20. O dono da empresa quer conhecer quem foi ousado suficiente. O morno está na média. É melhor ser mais adorado, afirma André Diamand.

O idealizador do Sexy Canva ainda complementa dizendo que pode acontecer de você ser preterido, mas todas as empresas querem pessoas com coragem e que se destaquem na multidão.

#6. Não tenha síndrome de vira-lata

A primeira dica para uma entrevista de emprego de André Diamand é perder a síndrome de vira-lata. Nesse momento, voltamos à questão da sociedade impondo valores a você. E um desses é fugir da vaidade e a ganância, um dos sete pecados.

“É um conflito mental, porque a vida toda impediram você de ser vaidoso, de nunca falar de dinheiro, ser humilde e que é pecado ficar rico. Temente e humilde ou (ser) uma pessoa incrível?”, diz.

#7. Valorize sua marca pessoal

André afirma que muitas pessoas evitam valorizar sua marca pessoal para não parecerem “metidas”. Ele afirma que você não pode temer isso. Pelo contrário.

Nesse momento você está ferindo a vaidade do outro. E é aí que você se destaca.

As pessoas odeiam você rápido quando você incomoda e “eletrifica”, porque pode ser que você seja melhor que elas. Se chegar igual a todo mundo, você não vai se destacar, explica André.

Você tem que ir do ódio à admiração. É preciso chegar ao ponto de “falem bem, mas falem de mim”.

#8. Vista-se bem para a entrevista e prepare um bom cenário

Quando for fazer a entrevista, vá bem arrumado. Se for uma entrevista online, ajuste o cenário, iluminação, monte um estúdio o mais profissional possível.

Tudo isso conta para a empresa que está interagindo com você. O encantamento pode vir das suas qualidades, habilidades e experiências, mas também conta o ambiente, roupa e um jeito de falar.

#9. Invista em trabalhos de empreendedorismo

Sabe o pecado da preguiça? Faça trabalhos no empreendedorismo, saiba o que está acontecendo no mundo digital. Ser um empresário é mais arriscado. Dar certo nesse meio ajuda como se destacar na busca por um emprego.

“Seja sua melhor versão. Se não consegue, faça exercício (para chegar nessa versão)”, finaliza André Diamand.

Saiba como fazer um currículo perfeito e mais atraente para recrutadores

Como o Sexy Canvas pode ajudar também as empresas?

A justificativa do empreendedor é que, para conseguir vender o seu produto, as empresas precisam focar mais no cliente e nas suas interações humanas. E os sete pecados capitais são o que rege o consumo, as relações.

Um canvas não adianta ser do produto. Tem que olhar a única coisa que os produtos têm em comum, que é o ser humano, afirma Diamand.

André explica que, ao longo da história, os pecados capitais foram suprimidos por três grandes forças da sociedade: o governo, o clero e a burguesia.

  • Governo: controle, lei e polícia.
  • Clero: força do medo de ir para o inferno, não ser aceito por um deus.
  • Burguesia: não nos controla literalmente, mas nos faz consumir, tem o poder do dinheiro.

“A pessoa física nasce um ser virgem, sem informação. A sociedade impõe uma religião, éticas, etc. E a pessoa vai criando uma verdade na sua própria vida. Essa sociedade não quer respeitar sua individualidade, não quer índice de felicidade interno, quer índice econômico”, explica André Diamand.

Conclusão: por não podermos ter ou fazer essas coisas, acabamos ficando mais tentados a querer mais cada uma delas. Esse é o motivo explicado por André destes pontos nos eletrificarem mais.

Por isso o Sexy Canvas (torne-se um expert na metodologia – link de parceiro) utiliza estes pontos como base. Para aguçar os nossos instintos humanos inibidos pela sociedade. Segundo André Diamand, toda a supressão da sociedade está com os sete pecados por trás.

Notícias e vagas de empregos por todo o país no site da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *