fbpx

Como criar o hábito de estudar todos os dias

Compartilhe o conteúdo

Uma das grandes perguntas e maiores desafios para quem está se preparando para um concurso público é: como criar o hábito de estudar todos os dias?

“Algumas pessoas, quando vão enfrentar algum tipo de desafio, muitas vezes querem embarcar diretamente sem ter um estudo prévio, sem analisar previamente o que elas conseguem fazer em um ponto inicial”, afirma o professor e psicanalista Marcelino Viana.

Segundo ele, é muito importante fazer essa análise inicial antes de embarcar em algum tipo de desafio, como se preparar para concursos.

A ciência coloca que, em média, uma pessoa leva entre 60 e 90 dias para criar um hábito novo.

Marcelino Viana falou sobre como inserir o hábito de estudar na sua rotina nesse vídeo, no Instagram da Folha Dirigida, e você pode ler também todos os pontos aqui nesse post.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Folha Dirigida (@folhadirigida) em

 

Como criar o hábito de estudar todos os dias?

Para quem está se preparando para concursos, antes de tudo, é preciso analisar como era o seu ritmo de estudo no passado: tinha facilidade para estudar duas, três horas por dia, ou essa era uma atividade difícil?

É a partir daí que você conseguirá definir o que consegue explorar em um primeiro momento e, assim, começar a criar um hábito.

Se nessa análise você percebeu que tinha uma boa prática de estudo no passado, pode começar a criar um cenário para estudar para concursos semelhantes.

Depois disso, é preciso analisar outros pontos como:

  • Como é a minha familiaridade com as matérias que preciso começar a estudar para o concurso?
  • Eu já estudava essas matérias?
  • A minha faculdade me forneceu familiaridade com essas matérias?

A partir dessas respostas, será possível criar um planejamento que se adeque às suas possibilidades.

Hábito é praticidade. Eu preciso analisar como é a minha prática em relação ao que eu vou fazer e se existe uma praticidade no que eu faço, responde Marcelino Viana.

Por exemplo, para quem já tinha o costume de estudar duas horas por dia, será mais prático estudar essas duas horas para o concurso desejado.

É preciso olhar para atrás, para suas experiências anteriores, além de ir testando o que funciona melhor para você.

Como se disciplinar para estudar?

Além dessa autoanálise, também é necessário olhar para os outros hábitos que envolvem a sua rotina. Quais deles podem somar e gerar energia para essa nova atividade que é estudar?

Todos os hábitos proporcionam uma caminhada positiva ou não na geração de energia.

Isso interfere não só nos estudos para concurso, mas também no trabalho, nas relações familiares e em quaisquer outras atividades.

Hábitos saudáveis fazem com que você se sinta mais inteiro para se doar nas suas atividades.

Hábitos

Como manter o hábito de estudar todos os dias?

A análise das perguntas anteriores fará com que você consiga inserir hábitos positivos onde antes não existiam e começar a explorar suas possibilidades no campo do estudo, além de como você lida com estudar como um hábito.

É a partir daqueles 60 e 90 dias que estudar será colocado como hábito diário, uma prática do cotidiano.

Lembrando que, em algumas situações, obviamente podem acontecer imprevistos.

Quando eu estou trabalhando para algo se tornar um hábito, eu posso viver aquele imprevisto, superar e caminhar para progredir, afirma Marcelino Viana.

A análise dos hábitos é fundamental para quem se prepara para concurso.

Até mesmo nesse momento, em que vivemos uma situação de medo e insegurança em torno do futuro, quem tem bons hábitos têm mais facilidade para ressignificar o momento, alterar os seus hábitos diários com outras práticas e continuar o estudo.

“Quem já tem a prática aproveita um tempo a mais para outras coisas, mas continua mantendo o hábito do estudo, porque sempre após momento difíceis surgem as oportunidades”, diz o especialista.

Por isso, cultivar bons hábitos e manter o estudo é fundamental!

Mesmo alternando com outras atividades para aliviar a tensão do momento, essa pessoa conseguirá aproveitar melhor possíveis oportunidades no futuro.

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *