fbpx

5 dicas para estudar sozinho com eficiência para concursos públicos

Compartilhe o conteúdo

O estudo para concursos é uma jornada solitária. Isso fica mais evidente para quem escolhe não fazer cursos presenciais e estuda somente em casa. Diante disso, o desafio que surge é: como estudar sozinho com eficiência para concursos públicos?

Para driblar essa questão, confira as dicas fundamentais para superar esse desafio.

estudar sozinho freepik

Estudar sozinho com eficiência para concursos públicos é um desafio para o futuro servidor (Foto: Freepik)

1 – Escolha um bom material

Se você não tem acesso a conteúdos de cursos, como videoaulas especializadas, o ideal é que a seleção do material de estudos seja feita com muito cuidado. Utilize apostilas ou livros como material de estudo.

Durante essa escolha, é necessário realizar uma avaliação prévia do conteúdo para garantir que seja o ideal para você.

Como selecionar o material de estudo ideal para você?

Vamos supor que você tenha interesse em conquistar uma vaga de cargo nível médio. A partir dessa decisão, escolhe um material sem analisar antes e descobre no final que este, na realidade, aborda temas voltados para nível superior.

Isso poderá atrapalhar o seu estudo, já que o conteúdo trabalhado irá incluir temas mais complexos e que não serão necessários para o seu aprendizado e objetivo inicial.

Outro fator também levantado pela coach é a importância de avaliar se a linguagem e o formato do material se adaptam bem ao seu gosto e aprendizado.

📝 Saiba como organizar seus estudos para concursos

2 – Tenha disciplina

Você é seu chefe. Lembre-se, durante a sua rotina em casa, você não terá ninguém ao seu lado para monitorar ou guiar o seu estudo. Por isso, é preciso ter muita disciplina para cumprir as metas determinadas por você.

A disciplina pode ser adaptada de acordo com seus objetivos e rotina. Logo, seja realista com sua disponibilidade de tempo e compreenda bem quais são as suas metas como estudante de concurso público.

Tendo isso alinhado e com a dica 1 bem escolhida, você certamente não terá dificuldades em manter uma disciplina na sua programação.

3 – Faça um planejamento

Para o sucesso da implementação das dicas 1 e 2, é preciso elaborar um planejamento prévio e definir o concurso que você deseja realizar de fato.

Quando você escolher sua área nos concursos públicos e o concurso que você pretende realizar, utilize o edital anterior para saber as disciplinas que você precisará estudar.

Deborh Cal também alerta para que você conheça também a banca do concurso que você enfrentará. Nesse caso, a dica é buscar provas anteriores e mapear o estilo delas, para assim saber como é feita a cobrança dos conteúdos.

Como eu faço para seguir meu planejamento?

Pense assim: Planejamento = Onde eu estou ⇒ Onde eu quero chegar

E para que essa equação funcione, você deve montar um cronograma de estudo, que é a próxima meta deste conteúdo.

📝 6 passos para construir metas para concursos

4 – Elabore um cronograma

É fundamental construir um cronograma de estudos que respeite a sua realidade de tempo e disposição para se dedicar aos concursos públicos. Como você está por conta própria, é preciso que seja bem estruturado o que será feito em cada dia.

Agora que você já sabe o concurso que quer, já pensou no material e conhece o formato das bancas, é o momento de partir para a elaboração do seu cronograma de estudos.

Um bom cronograma, com planejamento eficiente, permite que você evite cada vez mais a procrastinação e se aproxime da sua aprovação.

Defina seus horários de início e encerramento de estudo e o que será estudado em cada hora/dia. Leve em conta os horários que você não pode mudar como o de trabalho, faculdade ou cursos que você esteja realizando.

Ao entender bem sua rotina, separe os tempos disponíveis para seu horário de estudo.

5 – Busque a sua motivação

Esse ponto é o carro chefe para que a disciplina, o planejamento e o cronograma sejam cumpridos e efetivos no seu objetivo. Como eu faço para me motivar?

A motivação, de acordo com Deborah Cal, parte de entender o motivo pelo qual estamos fazendo tudo isso. Comece fazendo os seguintes questionamentos:

“Qual foi o motivo que levou você a estudar para concursos públicos?”

É um pensamento que pode parecer simples e levar a respostas como:

“Eu quero mudar minha vida, quero comprar um carro, eu quero ter tranquilidade e estabilidade.”

De fato, todos nós queremos, não é mesmo? Mas o que de fato a estabilidade representa para você? Já parou para pensar nisso?

Quando acessamos esses temas comuns de maneira mais aprofundada, começamos a compreender de fato qual é a nossa motivação. Isso certamente ajudará você na sua trajetória.

📝 Qual o motivo que faz você escolher um concurso?

Dica extra: posso tornar o estudo para concursos públicos menos solitário?

O estudo para concursos é algo solitário como já falamos, mas a coach Deborah Cal separou três mudanças que você pode fazer na sua rotina para amenizar isso.

  • Estudar em bibliotecas
  • Participar de grupos de estudo nas redes sociais
  • Buscar ajuda de um coach

Siga esses passos e bons estudos!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *