fbpx

Como estudar com pouco tempo para concurso?

De antemão, uma das maiores mentiras sobre concurso público é que é preciso se dedicar apenas aos estudos para passar. Nesse sentido, a maior parte das pessoas que decide iniciar a preparação se pergunta: então como estudar com pouco tempo para concurso?

Também é comum pensar que estudar para concurso exige abrir mão de todos os momentos de lazer, horas de sono, exercícios físicos e uma vida saudável em prol dos estudos.

Claro que será necessário fazer escolhas. No entanto, ter uma programação semanal regrada, somada ao senso de realidade do que dá para estudar no tempo que você tem, alinhará as expectativas de passar ao que você pode dar de si em determinado momento da vida.

Estudar com pouco tempo

Para estudar para concurso, não adianta pegar um cronograma pronto e sim encaixar o estudo na sua rotina (Foto: Freepik)

Como estudar para concurso quando se tem pouco tempo?

A princípio, pode parecer que quem decide fazer concurso público pode se dedicar apenas e unicamente à prova. Mas, na verdade, essa não é a realidade da maior parte das pessoas.

Além disso, segundo o professor Marco Ferrari se pararmos para observar, os momentos da vida em que mais rendemos é quando estamos mais ocupados.

Portanto, é preciso saber diferenciar ser produtivo de ser ocupado. Por exemplo, quando você está maratonando uma série está ocupado. Mas não está sendo produtivo.

Às vezes, uma pessoa que só estuda dispõe da mesma quantidade de horas que quem trabalha tem para estudar. Não é porque alguém tem mais tempo livre que passa esse tempo necessariamente estudando.

O que manda no concurso público não é a intensidade de estudo, é a consistência, garante o professor.

Em um primeiro momento, pode parecer impossível estudar para concurso quando se tem pouco tempo. Por outro lado, também pode ser só uma questão de organização.

Em outras palavras, ter horas determinadas para as atividades com o intuito de tornar o seu tempo o mais produtivo possível.

Plano de estudos para estudar para concurso quando se tem pouco tempo

Nesse sentido, o professor Marco traça quatro passos para encaixar o estudo na rotina de quem tem pouco tempo para estudar.

  • Primeiro passo: liste quais são suas atividades independentemente dos estudos. Por exemplo, quem tem filho em casa, devido a pandemia, tem uma parte do seu dia ocupada por ajudar a criança com os afazeres escolares. Em conclusão, essa é uma obrigação.
  • Segundo passo: anote a quantidade de tempo gasta com trabalho ou alguma outra atividade equivalente.
  • Terceiro passo: anote os horários gastos com lazer. Quem almoça todo final de semana com a família, por exemplo, já pode considerar esse um horário de lazer. O mesmo valerá para outras atividades do gênero.
  • Quarto passo: reserve os horários que sobraram para os estudos. A partir daí, é possível montar um cronograma. Com ele, aplicar um ciclo de estudos nos horários disponíveis.

Meu Primeiro Concurso Público

É preciso estudar a mesma quantidade de horas todos os dias?

Outro erro muito comum nos estudos, além de achar que não tem como estudar para concurso quando se tem pouco tempo, é que é preciso ter uma quantidade de horas específica todos os dias. Somado a isso, que precisa ser a mesma.

No entanto, cada pessoa tem rotinas muito particulares.

Também não é justo consigo mesmo querer pegar um cronograma pronto na internet e simplesmente querer que caiba no seu dia a dia.

Tentar encaixar uma planejamento de 20 horas semanais, por exemplo, se você só tem 10 horas semanais livre, gerará apenas frustração.

Portanto, é muito importante criar um planejamento alinhado à sua realidade. Somado a isso, preocupar-se em fazer mudanças que você perceba que não estão funcionando.

Outra dica importante é criar pequenas brechas de estudo nos intervalos do dia. Nesse sentido, o momento do seu estudo não vai ser apenas quando você sentar na sua mesma com o intuito de estudar uma hora líquida.

Mas também quando está em um ônibus, na sala de espera de um médico ou até mesmo no horário de almoço do trabalho. De quinze em quinze minutinhos, esse tempo fará toda a diferença quando for somado na hora da prova.

Portanto, na hora de decidir como estudar para concurso quando se tem pouco tempo, é preciso aproveitar o pouco que se tem.

É possível passar para concurso público com pouco tempo de estudo?

A princípio, não. No entanto, é preciso fazer uma análise macro da situação de cada pessoa para conseguir responder essa pergunta.

Dessa forma, levar em consideração as particularidades de cada um. Como o concurso almejado, o background e a quantidade de tempo disponível por dia.

Por exemplo, alguém com muita experiência e conhecimentos de Direito Penal pode se sair bem de primeira em um concurso Policial. Ou quem tem uma boa base de Português e Matemática, pode conquistar logo uma aprovação em um concurso de uma prefeitura.

Isso não significa que você deva afrouxar a sua rotina de estudos. Mas sim que não dá para cravar em pedra quanto tempo leva para conseguir a tão sonhada vaga.

Em suma, a trajetória de cada futuro servidor influencia antes mesmo de ele ter tomado a decisão de estudar para concurso.

Concursos para quem só tem como estudar pouco tempo

Principalmente diante da crise econômica pela qual o país está passando, muitas pessoas precisam passar o mais rápido possível em um concurso.

Nessas horas, a resposta para como estudar para concurso quando se tem pouco tempo surge com ainda mais urgência.

Uma boa dica pode ser focar nos concursos de prefeituras. Inclusive, para quem está fazendo um concurso público pela primeira vez, eles são uma excelente forma de começar.

Isso porque tem uma quantidade menor de matérias. Assim, existe uma chance maior de quem está enfrentando um momento de necessidade por um emprego ser aprovado mais rápido.

Conquistada a estabilidade, fica um pouco mais fácil se dedicar ao estudo para concursos mais concorridos, se essa for a sua vontade.

Dicas para estudar à noite

Entre trabalho e faculdade, tem como estudar para concurso quando se tem pouco tempo. Para muitas pessoas, a opção é o horário da noite. Em contrapartida, é justamente a hora que o cansaço bate com mais força.

No entanto, principalmente para quem precisa passar com urgência, essa pode ser a única saída. Além disso, estudar para concurso exige constância. Portanto, fazer o que é necessário para manter uma preparação diária.

Por exemplo, se você for estudar com a roupa de dormir, seu cérebro já entenderá que é hora do descanso e será mais difícil manter o foco. Lembre-se de criar o ambiente propício para ajudar no seu foco.

Crie tempo também na sua rotina, ou seja, tente estudar pelo menos 30 minutos indo dormir um pouco mais tarde. Somando isso nos dias úteis, são mais duas horas e meia de estudo na sua semana.

Dica bônus: tenha técnicas de estudo ativas

Nos momentos que você sabe que bate um cansaço maior, é muito importante utilizar métodos de estudo mais ativos.

Deixar para ler ou apenas assistir uma videoaula no horário que você sabe que está com sono, vai te fazer dormir. Ou seja, é se autossabotar.

Portanto, nesses momentos, procure usar técnicas mais ativas, como a resolução de questões ou escrever um resumo.

Lembre-se sempre: mais importante do que ter muito tempo para estudar, é tornar as horas de estudo que você tem efetivas e produtivas.

Viu só que tem como estudar para concurso quando se tem pouco tempo, futuro servidor? Com a devida dedicação, você certamente será aprovado no seu concurso!

Meu Primeiro Concurso Público

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *