fbpx

Concursos PC-DF e PC-RJ: dá para estudar para os dois?

Compartilhe o conteúdo

Os concursos na área de Segurança Pública estão sempre em evidência, com destaque para a Polícia Civil no período 2019/2020. A pergunta que fica é: dá para estudar para os concursos PC-RJ e PC-DF ao mesmo tempo?

Nesse conteúdo, apresentaremos os principais pontos das disciplinas em comum entre os cargos de escrivão, da Polícia Civil do DF, inspetor e investigador da Polícia Civil do RJ.

As três carreiras possuem grade de conteúdos extensa, portanto, é preciso bastante organização para estudar tudo para essas provas.

Mas ATENÇÃO, apesar das matérias do programa de cada cargo serem parecidas, o conteúdo cobrado é bem diferente. E você deve SEMPRE ter atenção ao conteúdo do novo edital, que será o da prova.

📝 Veja também: Como se preparar para auxiliar e técnico de necropsia da PC-RJ

pc-df-pc-rj

No Rio de Janeiro e Distrito Federal, os concursos da Polícia Civil estão em alta no período 2019/2020 (Foto: Divulgação)

Como estudar para os concursos PC-RJ e PC-DF?

Escrivão PC-DF  (nível superior)

O edital de 2019 para o concurso de escrivão da PC-DF promete ser um desafio maior para os concurseiros. A novidade é a presença de Língua Inglesa entre os conteúdos de Conhecimentos Básicos.

Por outro lado, a ausência sentida é de Direito Administrativo e Estatística, com relação ao programa do edital anterior (2013).

Conhecimentos Básicos – 50 questões

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Conhecimentos Específicos – 70 questões

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Informática
  • Matemática e Raciocínio Lógico

(A prova discursiva consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas da atualidade).

dicas de como estudar Inglês para concursos

Inspetor PC-RJ (nível superior)

No último concurso realizado para inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em 2012, as disciplinas cobradas foram:

Língua Portuguesa – 30 questões

Conhecimentos Básicos de Informática – 20 questões

Conhecimentos Específicos – 50 questões

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal e Leis Penais Especiais
  • Direito Processual Penal

Investigador PC-RJ (nível médio)

No concurso realizado em 2005 para investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os candidatos tiveram que responder a 70 questões:

Língua Portuguesa – 30 questões

Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional) – 30 questões

Noções de Informática – 10 questões

Quais são as disciplinas em comum entre escrivão da PC-DF, investigador e inspetor da PC-RJ?

Entre os três cargos, é possível identificar as disciplinas de Informática, Direito Penal, Processual, Constitucional e Língua Portuguesa em comum.

Entretanto, é preciso ter atenção na hora de estudar para os concursos ao mesmo tempo e aproveitar o estudo de um para outro.

Isso se dá pelo fato de que os conteúdos são diferentes entre si. Portanto, quando for estudar, tenha em mente que você irá precisar ficar atento a todos os pontos dos três editais.

Quais as outras etapas para os concursos de policiais civis do RJ e DF?

Além das provas objetivas, as outras etapas para esses concursos são:

  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Prova prática de digitação (somente para escrivão);
  • Avaliação psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Prova de títulos.

E o TAF?

Um passo importante e que deve ser analisado com muito cuidado na preparação é o Teste de Aptidão Física (TAF), etapa presente nos concursos para os três cargos.

Essa é uma parte muito importante de todo o processo, pois ela é responsável por inúmeras desclassificações. Nesse sentido, os candidatos devem prestar muita atenção às diferenças de cada TAF.

Inclusive, dados como o clima da região também devem ser levados em consideração. Afinal, realizar uma corrida no Rio de Janeiro é bem diferente do que no Distrito Federal.

Uma recomendação para estar mais preparado é chegar alguns dias antes da data para realizar o TAF e fazer a adaptação à região. Ou seja, realizar os seus treinos no estado no qual você realizará o seu concurso.

📝 Como treinar para o TAF de concursos públicos?

Inspetor PC-RJ

A última prova de capacidade física para inspetor da PC-RJ foi realizada no concurso de 2012. Confira o que foi solicitado na tabela abaixo para candidatos do sexo masculino e feminino:

taf Inspetor pc rj

Investigador PC-RJ

A última prova de capacidade física para investigador da PC-RJ foi realizada no concurso de 2005. Confira o que foi solicitado na tabela abaixo para candidatos do sexo masculino e feminino:

taf investigador pc rj

Escrivão PC-DF

Em relação ao concurso de escrivão da PC-DF, no novo edital publicado, o teste de aptidão física para os candidatos interessados ao cargo é um pouco mais elaborado do que os anteriores.

São quatro testes diferentes, sendo um exclusivamente masculino e outro feminino, e mais três para ambos os sexos.

Ele exige mais atenção aos candidatos em relação à execução dos exercícios e às pontuações necessárias.

 Teste dinâmico de barra - para os candidatos do sexo masculino

Teste estático de barra - somente para as candidatas do sexo feminino

Teste de flexão abdominal - para os candidatos do sexo masculino e feminino

Teste de meio-sugado - para os candidatos dos sexos masculino e feminino

Teste de corrida de 12 minutos - para os candidatos dos sexos masculino e feminino

Essas são as etapas do TAF para cada cargo. É importante administrar o estudo para prova teórica com a preparação para essas outras etapas.

Além do teste de aptidão física, os candidatos aprovados nessas etapas seguem para a segunda fase: curso de formação.

O curso de formação é de caráter eliminatório e classificatório. Será realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa dos concursos.

O curso de formação da PC-RJ é realizado na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), já o curso de formação da PC-DF, na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal.

Como estudar para os dois concursos?

Agora que você já sabe o que há em comum entre os dois concursos, a pergunta que fica é: será que é possível estudar ao mesmo tempo para PC-RJ e PC-DF?

O Especialista da Folha Dirigida, Alexandre Prado, explica que há a possibilidade de conciliar os estudos para ambas as polícias sim.

A PC-RJ, como apresentado acima, exige basicamente em 50% da prova as disciplinas de Português e Informática, matérias que também são cobradas na PC-DF. Com isso, metade da prova da PC-RJ já serve de estudo para a polícia da capital federal.

Além disso, nas duas provas cai uma pequena parte de Direito Constitucional, Penal e Processo Penal.

Entretanto, na hora de conciliar os estudos, O Especialista alerta apenas para um pequeno cuidado:

“A PC-DF não têm a quantidade de leis extravagantes que têm no Rio de Janeiro e outra coisa também para ter atenção é a Legislação Específica“, explica Alexandre Prado.

Nesse sentido, fazendo um balanço geral, quem está estudando para a PC-RJ, tem 70% do conteúdo para utilizar no estudo para o concurso da PC-DF.

Exceto a parte de Inglês, Legislação Específica e Raciocínio Lógico, que é exclusiva para Polícia do Distrito Federal e não para a do Rio de Janeiro até o momento.

Com isso, lembre-se de fazer o comparativo completo, envolvendo os itens de cada disciplina, comparando os cargos de investigador e inspetor da PC-RJ com o escrivão da PC-DF.

📝 Como estudar para a PC-DF?

Assinatura Folha Dirigida

5 passos para organizar seus estudos

Agora que você já sabe que há semelhanças entre os dois concursos e é possível estudar para os dois ao mesmo tempo, como organizar os seus estudos?

Apesar das disciplinas serem parecidas, existem diferenças entre os editais para cada cargo, entretanto, alguns pontos em comum podem ser considerados na hora do estudo.

Confira 5 dicas para quem está se preparando para os cargos de escrivão da PC-DF e inspetor e investigador da PC-RJ, segundo Leonardo Murga.

#1 Separe os editais

A primeira dica do Leo Murga é separar os editais dos cargos de interesse da PC-DF e PC-RJ para elaborar uma grade de estudos.

Verifique as disciplinas em comum, identifique os conteúdos semelhantes dessas matérias e monte o seu projeto de estudo até a data da prova.

Nesse período de planejamento é importante também reservar momentos para imprevistos e realizar questões e revisões.

📝 Escrivão da PC-DF: Planejamento Pós-edital

#2 Analise as bancas

Em relação aos concursos analisados, são dois panoramas distintos em relação às bancas. Como já dito, o edital mais recente da PC-DF para escrivão foi publicado recentemente, em dezembro de 2019.

A base de estudo, portanto, será a partir deste edital, que possui os detalhes, matérias e etapas do concurso atualizados e referentes à prova que ainda vai acontecer.

Em relação à PC-RJ, por outro lado, tanto o edital para investigador quanto para inspetor são de concursos antigos. Nesse caso, será preciso um trabalho de pesquisa extra, comparando com outros editais, já que não há informações fechadas sobre a banca para o próximo concurso.

Quando houver a confirmação da organizadora, aí sim é válido alinhar as questões praticadas com o formato da banca, ou seja, fazer questões anteriores da banca organizadora anunciada.

A dica do professor Murga é estar sempre atento ao último edital.

“Foque no que você pode controlar que é o seu estudo com base no edital anterior”, afirma Leo Murga.

📝 Planejamento de estudos para Investigador da PC-RJ

#3 Saiba administrar as novas matérias

Leonardo Murga explica que o caminho não é tentar adivinhar a possibilidade da entrada de novas matérias.

Caso o edital do concurso não tenha sido publicado, o importante é focar em avançar sobre o edital anterior, tentando extrair e aprender o máximo de todas as matérias que foram cobradas anteriormente.

E quando sair o edital novo, aí sim aproveitar o tempo para administrar o conhecimento das disciplinas anteriores com o aprendizado desta nova matéria.

#4 Cuidado com a investigação social

A investigação social é uma etapa presente em diversos concursos públicos, especialmente na área de Segurança Pública. E com a Polícia Civil isso não é diferente.

Essa investigação serve para avaliar a conduta moral e social do candidato. A melhor forma de tirar qualquer dúvida sobre essa parte é utilizar as vias oficiais da própria Polícia Civil, como ouvidoria e canais de atendimento.

Caso seja necessário, é recomendável também buscar ajuda profissional de especialistas.

#5 Entenda a rotina de se preparar para concursos públicos

O estudo para concursos é um processo contínuo, portanto, o que for estudado para a PC-RJ e PC-DF será absorvido para novas seleções, mesmo que seja para outro órgão da área de Segurança, como por exemplo a Polícia Legislativa.

“Lembre sempre da importância de se fazer um estudo bem feito, pois o que é bem feito não precisa ser refeito”, reforça o professor Murga.

A dica é não ficar pensando em quando vai começar a estudar, procrastinar ou supor que tem pessoas mais preparadas que você.

Comece logo a sua preparação, monte sua rotina e evite pensamentos negativos, pois este é o pior cenário que alguém que deseja entrar para o serviço público pode encontrar.

Você deve iniciar seus estudos de um ponto e ir progredindo, avançando dia após dia.

Você está se preparando para esses concursos? Mande suas dúvidas, compartilhe a sua jornada com o Blog FD. Bons estudos!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *