fbpx

Como estudar para concurso como um profissional

Se você já está estudando para concurso há um tempo e não tem visto resultados, já pode ter se perguntado sobre como estudar para concurso como um profissional.

Isso porque os estudos para concursos são bem diferentes do colégio, da faculdade ou até mesmo do vestibular.

Por serem muitas matérias e conteúdo extenso para apenas uma prova, demanda organização e planejamento com os quais não estamos acostumados quando se trata de estudar.

Por esse motivo, neste post, falaremos sobre como estudar para concurso como um profissional, de forma que, ao levar a sua preparação como se fosse um trabalho, você construa uma base mais sólida para levar para a prova. Confira!

como estudar para concurso como um profissional

Os estudos para concurso público precisam ser levados à sério pelos candidatos, como se fosse um trabalho (Foto: Freepik)

Os estudos precisam integrar sua rotina

Não adianta querer estudar um dia ou outro ou só quando estiver afim. Antes de tudo, os estudos para concurso demandam compromisso, como um trabalho mesmo.

A boa notícia é que, se você estiver errado, sempre dá para consertar.

Procure fazer uma avaliação da sua rotina, em busca de espaços em que possa encaixar os estudos. Sempre priorizando o que são de fato obrigações e colocando em segundo plano atividades que podem ser deixadas de lado temporariamente por um motivo maior: passar no concurso.

Depois que encontrar as partes da sua semana que têm essa disponibilidade, leve os estudos não como algo para fazer de vez em quando. Mas sim como uma obrigação, um compromisso de você com você mesmo.

Se você deseja profissionalizar os seus estudos, antes de tudo, cabe a você mesmo entender que estudar para concurso como um profissional é algo que depende sobretudo de ti.

Mesmo com os compromissos do dia a dia e obrigações como trabalho e família, apenas você pode fazer a sua autoavaliação e se comprometer consigo a fazer o que é necessário para alcançar um objetivo, que também é seu.

Tenha um planejamento condizente com a sua realidade

Não basta apenas inserir a preparação na rotina e não ter um planejamento de estudos sólido.

Afinal, mais do que sair estudando qualquer matéria, é preciso ter atenção a quais conteúdos são realmente cobrados na prova.

A dica é sempre basear os estudos no edital anterior. Assim, quando sair um novo, basta fazer as devidas adaptações, excluindo ou incluindo conteúdos e, até mesmo, uma possível disciplina nova.

Outro conselho é organizar as matérias em um ciclo de estudos. Revezar entre elas vai ajudar a ter um estudo mais dinâmico, ao mesmo tempo em que torna a tarefa de cobrir todo o edital anterior menos árdua.

Via de regra, os próprios professores direcionam, através de videoaulas, quais são os conteúdos mais cobrados nas provas. Através da prática de questões também é possível perceber isso, o que significa dizer que essa parte do conteúdo precisa de ainda mais revisões.

Clube da Folha - Como começar a estudar para concursos

Não deixe de levar a sua saúde em consideração

No desespero de estudar o máximo de tempo possível, muitas pessoas abrem mão de hábitos saudáveis, que incluem boas noites de sono, uma alimentação balanceada e a prática de exercícios.

Esse é um grande erro. Assim como em qualquer trabalho, você precisa estar bem de saúde para render melhor. Inclusive, esses hábitos interferem diretamente na sua memória, que será essencial para lembrar os conteúdos na hora da prova.

É normal ter que abrir mão de algumas atividades para incluir os estudos na rotina, como deixar de ir a um aniversário ou sair por alguns finais de semana. Porém, nunca sacrifique bons hábitos, essenciais para o seu bem-estar.

Uma preparação para concurso de médio a longo prazo demanda constância e disciplina. Fazer exercícios, alimentar-se bem e ter boas horas de sono não é um desperdício de tempo. Pelo contrário. São esses hábitos que vão garantir a resistência do seu corpo e mente nessa jornada.

O descanso também faz parte

Ter tempo para estudar faz muito diferença. Porém, o descanso pode e deve estar presente na sua rotina. Principalmente em uma preparação de médio a longo prazo.

Alguns futuros servidores preferem tirar um dia para descansar. Outros, optam apenas por pegar mais leve em algum momento da semana. Essa escolha depende apenas de você, da sua rotina e das suas necessidades.

Também leve em consideração o descanso entre as sessões de estudo. A sua preparação será muito mais produtiva se você fizer uma pausa entre elas do que estudar entre quatro e seis horas direto. Conforme o corpo vai ficando cansado, o foco vai se perdendo junto com a energia.

Procure tirar pelo menos 10 minutos entre uma hora e outra para beber uma água, dar uma volta pela casa e, assim, deixar o seu cérebro dar uma relaxada, de forma a recarregar as energias para a próxima bateria de estudos.

A única dica aqui é evitar telas nesse pequeno intervalo, com o intuito justamente de fugir das redes sociais.

Assim como em um trabalho, procure feedback

Na maior parte dos trabalhos, os chefes dão algum tipo de feedback em relação ao seu desempenho. Na hora de pensar em como estudar para concurso como um profissional, isso pode se dar através da resolução de questões.

São elas que vão te dizer como você está indo, quais pontos das matérias já foram bem fixados e quais você precisa estudar e trabalhar mais nas suas revisões.

Ater-se apenas à teoria na hora de estudar é um erro. Além de não colocar o aprendizado em prática, você está deixando de fazer justamente o que terá que ser feito no dia da prova: resolver questões.

Por isso, aproveite as questões das provas anteriores não apenas para treinar, mas também para fazer o seu próprio feedback em relação a como estão os seus estudos.

Agora que você já sabe como estudar para concurso como um profissional, vamos colocar essas dicas em prática?

Clube da Folha - Como começar a estudar para concursos

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *