fbpx

Como estudar online para concursos públicos

Principalmente com a pandemia, muitas das atividades que eram feitas presencialmente passaram a ser pela Internet. Diante desse cenário, o futuro servidor começou a se perguntar: como estudar online para concursos públicos?

Isso porque, mesmo para quem frequentava aulas presenciais, por um bom período de tempo elas se mantiveram no online ou, em alguns casos, não tem pretensão de voltar para o presencial. Fora o caso de quem passou a fazer cursos que são completamente online ou que estuda sozinho.

Justamente por reconhecer essa dificuldade, principalmente de quem está iniciando a preparação para concurso público, reunimos aqui 7 dicas de como estudar online. Confira!

Como estudar online para concurso público

Com a pandemia, os futuros servidores passaram a se perguntar como estudar online para concurso público (Foto: Freepik)

1. Reserve um espaço para estudar

Antes de tudo, a primeira etapa da sua preparação deve ser ter um espaço reservado para os estudos.

Justamente por a internet já ser, por si só, um local com muitas distrações, é importante ter um espaço para estudar, para assim evitar interferências externas.

De preferência, tenha um espaço na sua casa onde, além do dispositivo com acesso à internet, tenha outros materiais que precisará durante o estudo. Como cadernos, canetas, blocos adesivos, garrafa de água, materiais impressos e outros itens que podem vir a ser úteis.

2. Monte um cronograma

Como estudar online para concursos públicos normalmente é uma atividade solitária, para a qual você precisa se organizar sozinho, ter um cronograma é fundamental.

Mas não adianta simplesmente pegar um pronto na internet, viu? Para montar o seu cronograma, você precisa estruturar a sua própria rotina. Depois disso, compreender quais são os espaços vagos no seu dia a dia em que é possível encaixar o estudo.

Dessa forma, use o edital anterior do anterior para encaixar as matérias que precisa estudar nos horários possíveis.

3. Assista a videoaulas

Uma das maiores questões na hora de pensar em como estudar online para concursos públicos é a falta de orientação. Afinal, sempre aprendemos os conteúdos com a ajuda de algum professor, seja na escola ou na faculdade.

Isso também pode ser feito nos estudos para concurso. Basta buscar um curso voltado para a prova que você vai fazer. Ou, se ainda estiver na dúvida, você pode estudar por um material mais geral, como o do Clube da Folha, antes de escolher por qual área deseja seguir.

Porém, se não tiver como pagar por um concurso no momento, não tem problema. No YouTube, você já encontra várias aulas gratuitas, incluindo de resolução de questões. Inclusive, várias delas estão no canal da Folha Dirigida. Você já conferiu?

4. Tenha um estudo ativo

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, estudar online não significa ficar parado assistindo aula, como se estivesse vendo uma série ou um filme.

Na hora dos estudos, faça suas próprias anotações. Também não é para colocar no papel a íntegra do que o professor está falando ou anotando.

Em vez disso, escreva nas suas próprias palavras, para que assim você consiga ter uma compreensão própria daquele conteúdo, algo que será essencial para a hora da sua prova.

Suas anotações também não precisam e nem devem conter todo o conteúdo da aula. Sintetize as informações mais importantes e que são cobradas em provas.

É normal que, no início, suas anotações pareçam muito longas. Mas, com o tempo e com a prática com questões, essa percepção ficará mais apurada.

Lembre-se ainda que esse material será usado futuramente para a sua revisão.

Clube da Folha - Como começar a estudar para concursos

5. Use o celular a seu favor

Via de regra, o celular é visto como um dos principais inimigos dos estudos, principalmente devido ao uso excessivo das redes sociais. Porém, ele também pode ser um excelente aliado na hora de estudar online.

Além de ser uma forma de assistir as videoaulas, das quais falamos acima, existem aplicativos e ferramentas dentro do próprio aparelho que bloqueiam as redes sociais e monitoram o tempo de uso. Portanto, procrastinar no Instagram não será mais uma desculpa!

Somado a isso, outros aplicativos, como o Forest, ajudam a ter disciplina para estudar através da Técnica Pomodoro. Você pode, por exemplo, usar um aplicativo como esse para ter maior foco nos estudos, na medida em que ele cronometra o seu tempo reservado para focar em uma determinada atividade.

6. Pratique com questões

O seu estudo online não se limita apenas a assistir aulas. Outra maneira de utilizar a Internet para estudar é através da prática de questões.

Afinal, lembre-se que a sua prova será basicamente composta por questões. Por isso, não adianta apenas assistir aulas, construir resumos e revisar. É necessário colocar em prática tudo que aprendeu, justamente para saber se absorveu aquele conteúdo.

Existem duas maneiras mais tradicionais de fazer isso. A primeira é buscando as provas antigas do seu concurso ou da banca em questão, para assim entender a abordagem daquela organizadora e como as informações podem ser cobradas.

Já a segunda é através de ferramenta de questões, como o próprio Folha Questões, que funcionam como um banco de provas, em que podem ser encontrados exames antigos de diversos cargos, órgãos e disciplinas.

7. Tenha intervalos para descanso – fora da Internet

Nem só de Internet vive o futuro servidor, mesmo que ele esteja na busca de como estudar online para concursos públicos.

A dica do diretor acadêmico da Folha Dirigida, Douglas Schneider, é ter intervalos de entre cinco e dez minutos a cada uma hora de sessão de estudos.

Nesse período, procure fazer atividades como andar pela casa, fazer um alongamento, lavar uma louça ou buscar um copo d’água.

Conforme explicamos acima, a Internet pode ser uma excelente forma de adquirir conhecimento. Por outro lado, também proporciona diversas distrações que podem tirar o seu foco e atrapalharem na hora de retomar os estudos.

Afinal, quem nunca passou duas horas no Instagram sem nem se dar conta ou no WhatsApp respondendo mensagens?

Agora que você já sabe como estudar online para concursos públicos, vamos colocar esses conhecimentos em prática?

Clube da Folha Dirigida - Conteúdo para concurseiro iniciante

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *