fbpx

Como estudar com o Método Futuro Servidor?

Compartilhe o conteúdo

O que todo futuro servidor quer (além de passar no concurso, claro), é ter uma forma de se preparar que seja prática, eficiente e que traga resultados. Uma das maneiras de ter isso é estudar com o Método Futuro Servidor.

Nem todo mundo tem recurso financeiro para pagar um coach, uma mentoria ou algo nesse sentido. A afirmação é do professor Leonardo Murga, um dos idealizadores do Método Futuro Servidor junto com o CEO da Folha Dirigida, Ricardo Marsili.

A intenção do Método é justamente essa: disponibilizar gratuitamente uma orientação para que todos possam ter acesso à educação e consigam uma vaga no serviço público, independentemente das condições financeiras.

Leo Murga e Ricardo Marsilli bateram um papo sobre como o Método surgiu e como começar a utilizá-lo. Você pode assistir ao vídeo da conversa e ler um resumo com as principais informações neste post. Vamos lá?

O que é o Método Futuro Servidor?

O Método do Futuro Servidor é um método de estudos embasado na lógica. Ele ajuda a saber estudar as matérias, o que estudar e quando estudar de maneira harmônica.

Leonardo Murga alerta que o Método não precisa ser usado necessariamente na íntegra. Ali você encontra orientações para guiar a sua rotina a acabar de vez com o problema da falta de organização.

É muito mais do que um manual para regrar completamente seus estudos, é algo para auxiliar na sua preparação. Uma espinha dorsal que, para cada estudante, funciona de uma forma diferente.

E Marsili completa: o melhor método é o que funciona para você e o que melhor se aplica aos seus estudos.

→ Você ainda não adquiriu seu material gratuito do Método? Acesse!

Como surgiu o Método Futuro Servidor?

A organização nos estudos para concurso é algo que afeta a rotina de muitos dos futuros servidores. Essa dúvida, inclusive, chega até nossa equipe sempre por meio de mensagens ou comentários em nossas publicações.

Ricardo Marsili ainda destaca que grande parte das mensagens que a Folha Dirigida recebia dos leitores era sobre como estudar.

E, ele percebeu que as pessoas com menos insegurança, eram as que mais tinham condições financeiras de pagar por um curso ou algum serviço semelhante.

“A gente resolveu que uma das nossas missões seria facilitar esse acesso para igualar um pouquinho as condições”, explica o CEO.

Já para Leo Murga, a vontade de ser professor veio depois da aprovação em 10 provas de concurso, das 33 que chegou a prestar ao longo de sua trajetória.

Ele queria passar para frente o que aprendeu na prática, de forma que o próprio estudante pudesse criar sua autonomia em cima de ensinamentos básicos e sintéticos.

Algo que pudesse ser facilmente aplicável, objetivo e que não ficasse apenas no campo do planejamento, para o futuro servidor colocar facilmente em ação.

“Queria passar algo que as pessoas pudessem aproveitar naquele momento e para sempre. Eu creio muito na questão da autonomia e da automotivação. Dificilmente você consegue ser convencido por outras pessoas nesse sentido”, explica o professor Leonardo Murga sobre os estudos para concurso.

Como funciona o Método Futuro Servidor?

O Método Futuro Servidor é estruturado em cima de quatro pilares:

  • Informação e planejamento
  • Rotina de estudos
  • Revisão científica
  • Preparação mental e emocional

Neste post, falaremos mais sobre o primeiro passo: informação e planejamento, já que estamos falando de como começar a incluir o Método Futuro Servidor nos seus estudos.

Como estudar com o Método Futuro Servidor

Informação e planejamento: escolher uma área de concurso

Seguindo o pilar de início do Método – Informação e panejamento -, o primeiro passo é se perguntar: o que você quer fazer? Para qual concurso você quer passar?

Nesse momento, é muito importante dar atenção à escolha da área de concurso.

Leo Murga nota que é muito comum as pessoas escolherem um cargo porque alguém da família ou algum amigo passou para essa função, por exemplo. Isso sem ao menos saber quais são as atividades ou conhecer todas as possibilidades.

Por isso, para ele, é essencial que o futuro servidor entenda como funciona a administração pública, para que aí sim possa saber melhor como pode se inserir nessa estrutura, de acordo com as suas características individuais.

“Conhecer a estrutura do estado é importante para saber direcionar os estudos da maneira mais eficiente possível”, define o professor. Esse é o primeiro passo para escolher a sua área de concurso.

Carreiras típicas de estado

Principalmente com a Reforma Administrativa, uma questão que tem aparecido muito é o que são as carreiras típicas de estado e quais áreas devem ser mais prejudicadas pela Reforma.

Leo Murga acredita que a área que possa ser mais atingida é a Administrativa.

No entanto, ainda é cedo para prever qualquer coisa, visto que a Reforma mal entrou em debate discutida e, além disso, pouco se sabe sobre o que passará na aprovação ou não.

Mas, o professor garante que duas áreas que devem continuar quentes e sempre tendo concursos são as áreas de Segurança Pública e a Fiscal.

Isso porque são carreiras inerentes ao estado, sem elas o governo não funciona, além de serem cargos que podem ser considerados típicos de estado.

A Reforma Administrativa, por também estar em discussão durante uma pandemia, deixa muitos estudantes agitados e ansiosos.

Sobre o futuro dos concursos, Ricardo Marsili recomenda que o candidato tente focar nos seguintes pontos na hora de escolher sua carreira:

  • Vocação
  • Sacrifícios que está disposto a fazer
  • Entender a estrutura de remuneração
  • O que você gosta de fazer
  • O quanto área que você escolheu será privilegiada ou não dependendo do ciclo dos concursos

Por mais difícil que seja, Leo Murga recomenda não focar nas preocupações sobre a Reforma agora, visto que ainda não se sabe muito sobre como será. Além de ser algo que o futuro servidor não pode controlar

Portanto, o foco deve ser nos próprios estudos.

“A saída do futuro servidor é estudar”, afirma o professor. “Você compra o seu direito de parar de estudar, estudando.”

Você já experimentou aplicar o Método Futuro Servidor nos seus estudos? Confira o Smart Planner, ferramenta da Folha Dirigida para planejar seus estudos!

Smart Planner Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *