fbpx

Como estudar Matemática para concursos

Compartilhe o conteúdo

A área de Exatas é uma das que mais assusta estudantes. O grande dilema é: como estudar Matemática para concursos públicos?

Muitas pessoas têm um bloqueio em relação à disciplina e encontram dificuldades para definir o melhor programa de estudos. Determinar seu objetivo e conhecer bem cada etapa é fundamental para a preparação.

Um ponto importante é que nem todas as provas de concurso possuem a Matemática como avaliação.

Em alguns casos, pode acontecer de ser substituída por Raciocínio Lógico ou até mesmo ter as duas disciplinas no conteúdo programático, como destaca o professor Daniel Ferretto, do canal Ferretto Matemática.

A seguir, o professor explica a diferença entre as duas disciplinas e como estudar Raciocínio Lógico e Matemática para concursos.

Como superar o bloqueio de estudar Matemática para concurso público

Professor Daniel Ferretto traz dicas sobre como estudar para Matemática (Foto: Arquivo Pessoal)

O que estudar em uma prova de Raciocínio Lógico?

Diferentemente das provas de Matemática e Exatas em geral, o conteúdo de Raciocínio Lógico não é apresentado nas escolas de ensino fundamental e médio com um programa específico.

Na maioria das vezes, é preciso recorrer a um material à parte para identificar o tópico que será abordado nessas provas.

A dica para esses casos é procurar cursos específicos ou buscar conteúdo na internet e em livros.

Segundo o professor Ferretto, as questões dessa área envolvem mais afirmações e proposições, e não o conteúdo matemático em si.

Como estudar Matemática para concursos?

Segundo o professor, é preciso ficar atento ao grau de dificuldade das provas para definir qual o tipo de matéria a ser estudada. Que podem ser tanto de nível médio, quanto de Matemática Avançada.

Conteúdos de nível médio:

  • Probabilidade
  • Trigonometria
  • Matriz Determinante

Conteúdos de nível avançado:

  • Matemática Avançada
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Estatística

✔️ Leia também: Como estudar Matemática online para concurso

Quais são as provas de Matemática mais difíceis

Ferretto indicou ainda os concursos que possuem as provas de Matemática mais difíceis. Para ele, o concurseiro precisa ter atenção redobrada para a matéria nos seguintes concursos:

✔️ Auditor Fiscal da Receita Federal

No dia 13 de agosto de 2019, a Receita Federal fez um novo pedido para 2.153 vagas, divididas entre analista tributário (1.453) e auditor fiscal (700).

A autorização é muito aguardada, visto que, no final do ano passado, o órgão estava trabalhando com apenas 40% do efetivo necessário para atender a todas as demandas.

O último concurso para a Receita Federal aconteceu em 2014, organizado pela Esaf. Na ocasião, a seleção foi feita apenas para a carreira de auditor fiscal. Confira a prova do último concurso.

✔️ Auditor Fiscal do Trabalho (AFT)

No final do ano passado, surgiram indícios de que haveria um novo concurso para o então Ministério do Trabalho (atual Secretaria do Trabalho no Ministério da Economia).

Nele, estavam previstas 2.873 vagas, das quais 1.390 para a carreira de auditor fiscal do trabalho. Com as mudanças no Governo e o desmembramento do Ministério, o concurso foi arquivado e está sem previsão.

Apesar disso, é importante se manter atualizado para caso a autorização seja concedida e o edital, lançado.

O último concurso para auditor fiscal do trabalho aconteceu em 2013, com o Cebraspe como organizador. Confira a prova da seleção anterior.

Como estudar para as provas de Matemática?

São conteúdos densos, porém com atenção e uma boa estratégia de estudo, é possível atingir o sucesso nas provas de Matemática. Ferretto apresentou algumas metodologias que podem ajudar em seu estudo.

►Comece por videoaulas

Assistir videoaulas é a indicação do professor Ferreto para quem tem mais dificuldade na disciplina.

Por ser um método mais didático, as videoaulas prendem a atenção do concurseiro. Dessa forma, ele passa a ter mais chances de absorver o conteúdo.

►Procure materiais em PDF na internet

Após a compreensão através de vídeos, a outra alternativa do professor, e uma de suas preferidas para estudo, é o uso de apostilas em PDF online.

►Estude por livros

Além das apostilas, a leitura de livros das temáticas abordadas também é um meio indicado para o estudo. O conhecimento teórico mais aprofundado será um “plus” na hora da realização de exercícios.

✔️ Como estudar por livros para concursos

►Procure um curso específico, seja presencial ou online

A última dica que o professor Ferretto afirmou ser importante é a busca por cursos específicos. Seja online ou presencial, ter esse acompanhamento no estudo vale muito para o aprendizado.

CTA_MATEMATICA_02 (1)

Como superar o bloqueio no meu estudo?

É quase unanimidade entre os concurseiros que a prova de Matemática é uma das mais difíceis. Ainda assim, o que as pessoas têm não é necessariamente uma dificuldade, e sim um bloqueio.

Para solucionar o problema em relação ao bloqueio, o professor tem uma dica indispensável: ter humildade de recorrer ao estudo da Matemática Básica, do ensino fundamental.

Muitas pessoas não têm paciência de ler e entender certos conceitos iniciantes, e, por conta disso, sentem maior complexidade na hora de estudar para o concurso.

Ferretto explica que, se você não souber o conteúdo inicial, de conceitos e operações básicas, como porcentagem, razão e proporção, pular para um tema mais complexo fica ainda mais difícil no entendimento da disciplina.

O professor recomenda uma revisão básica, principalmente para pessoas com formação superior que não tiveram disciplinas que envolviam cálculo ou algo do gênero durante a faculdade.

“Eu diria, por experiência, para que a pessoa comece primeiro diminuindo todas as suas dúvidas em relação à Matemática Básica, para depois começar assuntos que dizem respeito propriamente ao concurso que ela vai realizar”, comentou o professor.

“Tenha um plano de voo”

Também concursado da Polícia Federal, o professor Ferretto deixou seu conselho para os concurseiros em geral. A dica é: tenha um plano de voo.

“O plano de voo envolve a quantidade de horas que tem disponíveis por dia, que cursos a pessoa vai adquirir, se ela vai estudar por conta própria ou vai fazer presencial.”

Escolher uma linha específica de concurso e sempre seguir nesta área. Terminou um curso, começar outro da mesma área.

 “A principal dica é escolher o concurso e seguir na linha desse concurso. Não ficar saltando de concurso para concurso, sempre tendo um recomeço, inserindo matérias novas.”

Dessa forma, você irá concentrar o máximo de conteúdo possível daquele tema escolhido e acumular mais conhecimento a respeito do concurso que escolheu seguir. E, por consequência, estará mais bem preparado para a prova.

✔️ 6 passos para construir metas para concursos


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Muito boas as dicas, de grande validade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *