fbpx

É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

Compartilhe o conteúdo

Organizar-se para fazer um concurso público é complicado. Quando você pensa em fazer mais de um, essa missão fica ainda mais difícil. Principalmente se forem áreas diferentes. A dúvida que fica: é possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

Saber fazer um plano de estudos que se adeque aos concursos em foco é fundamental para o sucesso em pelo menos um deles. Mas, como iniciar esse planejamento? 

O professor e auditor de contas do TC-DF, Leonardo Murga, explica que uma das formas de realizar esse planejamento é a partir dos ciclos de estudo.

Professor Leonardo Murga explica como estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo

Leonardo Murga fala que é possível estudar para mais de um concurso usando o método de ciclos (Foto: Divulgação FD)

É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

O professor explicou que, antes de tudo, é preciso que o candidato tenha em mente a ideia de construção. 

Segundo Leo Murga, para isso, o futuro servidor deve focar em uma área , e não apenas um concurso específico ou concursos de áreas que sejam muito distintas uma da outra.

O especialista em planejamento de estudos cita como exemplo os concursos da Segurança Pública.

“Se você atirar em apenas um concurso, você pode eventualmente ter uma problema. Mas, se você atirar na área de Segurança, vai acumular de um concurso para o outro até lograr êxito na aprovação”, disse Murga.

Essa é uma boa alternativa de programar os seus estudos pois, caso você não tenha tido sucesso no primeiro concurso que tentou, terá agregado conhecimento para outros com disciplinas e conteúdo parecidos.

curso de Português para concursos

Quando iniciar os estudos para os concursos?

Nesse caso, a principal dica do professor é sempre fechar o edital anterior. Isso porque iniciar os estudos somente quando o edital sair não é indicado.

Afinal, muitos outros candidatos iniciam a preparação muito antes até da autorização do concurso sair.

Segundo Leo Murga, é preciso ter um profissionalismo na hora de iniciar o seu planejamento e encarar o estudo como uma rotina. 

“Atualmente, você não consegue estudar de qualquer jeito. Você precisa ser um profissional dos estudos ou um atleta profissional dos estudos.”

Para ajudar no seu planejamento na hora do estudos, Leo Murga utiliza uma técnica chamada ciclos de estudos.

É possível estudar para faculdade e concurso ao mesmo tempo?

O que é um ciclo de estudos para concursos?

Segundo Murga, para realizar um ciclo de estudos completo, é necessário dividir as disciplinas em três ciclos ou blocos. 

O objetivo é que cada bloco tenha três matérias diferentes em cada e que você faça eles por completo para iniciar o outro.

Mas, lembre-se: caso você complete uma disciplina de um bloco antes das demais, precisa “puxar” alguma do seguinte e não estudar apenas duas no mesmo tempo.

O professor recomenda que, nesse caso, seja uma disciplina semelhante à anterior.

Como devo realizar um estudo semanal?

O ideal é que, no seu estudo, você foque na teoria primeiro e complete com exercícios ao final do dia.

Sabia que a Folha Dirigida tem mais de 650 mil questões online?

Aos finais de semana, o professor recomenda utilizar o seu tempo para estudar algo que você não tenha aprendido, além de questões e revisões do conteúdo semanal.

Por fim, faça uma grande revisão após quatro semanas. Dessa forma, você não irá perder o conteúdo que acumulou ao longo do mês e conseguirá fixar melhor o que precisa.

“É justamente o tempo que você começa a esquecer e perde o que você estudou meses atrás. Deve parar então em um mês e retornar ao que estudou nesse período”, finaliza Leonardo Murga.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Marco Antônio de Lima Silva disse:

    Quero me preparar com vcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *