fbpx

Como estudar para faculdade e concurso ao mesmo tempo?

Compartilhe o conteúdo

Estudar para faculdade e concurso ao mesmo tempo pode ser um grande desafio. Ao sair do ensino médio, muitas pessoas se encontram na dúvida sobre onde dedicar seu tempo e dinheiro.

O caminho natural costuma ser faculdade ou a procura por um emprego. Entretanto, investir em uma graduação e na preparação para concurso público pode trazer vantagens e benefícios.

Para isso, é preciso saber alinhar os dois caminhos.

Certamente você deve estar se perguntando: Mas Blog FD, como eu vou estudar para concursos públicos, fazer faculdade e ainda ter tempo para arrumar dinheiro?

Não existe uma fórmula para o sucesso, contudo, no mundo dos concursos é preciso se desprender da ideia do imediatismo. A aprovação vem com o tempo, com a construção de conhecimento.

concurso e faculdade ao mesmo tempo - pixabay

No mundo dos concursos públicos é preciso se desprender da ideia do imediatismo (Foto: Pixabay)

Como administrar trabalho, faculdade e concurso público ao mesmo tempo?

A coach Deborah Cal explica que fazer faculdade, estudar para concurso e trabalhar são tarefas desafiadoras, porém não impossíveis! Seguindo as dicas da especialista, você deve:

📌 Criar o seu horário bem definido para cada atividade.

📌 Levar consideração que precisará de tempo extra para estudar os assuntos da faculdade depois da aula.

📌 Organizar-se bem com os estudos da faculdade, para não deixar tudo para perto da semana de provas. Assim, você sempre conseguirá manter os dois estudos, até mesmo quando as provas da faculdade chegarem.

📌 Lembre-se que o que vale não é o tempo por dia de estudo, mas a qualidade.

📌 Exemplos de como se organizar:

Se você tiver quatro horas extras, pode dividir em duas para os estudos da faculdade e duas para os de concursos.

Se estiver em um período mais tranquilo na graduação, pode dedicar até três horas para concursos e uma para a faculdade.

📌 Procurar concursos que tenham relação com o curso que você está realizando.

Guia de concursos 2020: o que está previsto para o ano

Como estudar à noite para concursos?

Na hora de organizar o horário de estudos, a noite pode ser a única opção possível para quem quer fazer concurso público, mas trabalha e faz faculdade ao mesmo tempo.

Imagina só: você chega cansado em casa da sua rotina do dia a dia, exausto. Como fazer algum estudo render nessa hora? Deborah Cal orienta:

1 – Sente no seu lugar de estudo com tudo definido

Esse ponto é para você já chegar com o planejamento pronto na hora de iniciar o estudo. Já saiba qual videoaula você assistirá, quais exercícios e temas.

Não crie objetivos impossíveis. Cada novo conhecimento construído poderá, com o tempo, fazer toda diferença.

2 – Não troque de roupa ao chegar em casa

Como assim? Não tomar banho, não colocar um pijama? Sim!

Não faça nada disto assim que chegar em casa. Isso porque esses passos podem demonstrar para o seu corpo que chegou o momento de relaxar.

E você não vai querer isso na hora de estudar, certo? Por isso, chegue com a roupa da faculdade ou do trabalho e já vá realizar a sua meta do dia.

3 – Nem que seja 30 minutos

Não é o melhor tempo de estudo, mas em uma semana já são duas horas e meia. Aos poucos, seu conteúdo sobre concursos públicos ficará mais segmentado e sólido para encarar as oportunidades que aparecerem.

Dúvidas comuns de quem precisa conciliar faculdade e concurso

Agora que você já tem as dicas de como conciliar seus estudos, tire suas dúvidas sobre o processo.

Vale à pena fazer concurso de nível médio mesmo tendo ensino superior?

Alguns cargos possuem planos de carreira bem definidos por lei. Com isso, existem incentivos à Qualificação e Capacitação. Mas o que significa isso?

Cargos que exigem nível médio possuem uma remuneração inicial para a função. Entretanto, quem ingressar na função e possuir o ensino superior poderá ter um aumento percentual na remuneração em alguns lugares.

Mas, tenha em mente que é preciso consultar a lei do cargo, pois essa gratificação varia de acordo com a relação do curso de ensino superior e o cargo específico.

Concursos de nível fundamental e médio ajudam financeiramente a fazer uma faculdade?

Alguns concursos de nível fundamental e médio têm esse incentivo garantido em lei para que o servidor receba auxílio financeiro para fazer um curso ou faculdade.

Entretanto, mesmo que esse incentivo não faça parte do plano de carreira do seu concurso, este pode representar uma boa porta de entrada para o ensino superior.

Afinal, ser aprovado em um concurso de ensino fundamental ou médio pode resultar em uma estabilidade e o salário certo para você se planejar e investir em uma graduação.

E, quem sabe futuramente, aplicar e se preparar para outros concursos públicos com melhores remunerações e de escolaridade de nível superior.

Dá tempo de fazer uma graduação durante o processo de um concurso?

Essa é uma dúvida recorrente no mundo dos concursos públicos. Futuros servidores que realizam concursos de nível superior e são aprovados, será que nesse meio tempo é possível se regularizar e conquistar o nível superior?

Uma vantagem é que há alguns concursos que exigem nível superior em qualquer área que aceitam tecnólogos, que são cursos de duração mais curta, geralmente de dois anos.

Entretanto, é fundamental verificar antecipadamente a aceitação desse formato de ensino superior no edital.

Certificado de conclusão de curso serve como diploma?

Sim, é um documento legal. Entretanto, é preciso, assim que o seu diploma for expedido, apresentar à administração pública o quanto antes.

Quem tem graduação pode assumir cargo de nível técnico?

O edital sempre será o seu guia para tirar as dúvidas sobre isso. Lá constará se é permitido conseguir aplicar para um cargo que exige técnico possuindo a graduação.

Exemplo: oportunidade para Técnico de Enfermagem e possuir o ensino superior em Enfermagem.

Só o edital portará essa informação clara e específica sobre qual formação será aceita para tomar posse do cargo ofertado em concurso público.

Quais os concursos de ensino superior com mais oportunidades?

De acordo com o Pronatec, os cursos de ensino superior com mais oportunidades em concursos públicos são na área de Administração, Direito e Saúde.

Para o curso de Administração

Quem está cursando Administração ou já se formou, as matérias exigidas na graduação como contabilidade, lógica, matemática e estatística são conteúdos bem comuns em concursos públicos.

Para o curso de Direito

Muitos concursos exigem disciplinas presentes na grade de Direito. Com isso, ela é uma das que mais aparece com oportunidades em concursos públicos.

Para os cursos na área da Saúde

Com concursos recorrentes para as esferas Municipais, Estaduais e Federais, é uma área bem promissora por conta do crescimento populacional no Brasil e de sua maior expectativa de vida, de acordo com o Pronatec.

Com isso, surge maior oferta para concursos nos cargos de enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e técnicos de laboratório.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *