fbpx

O que estudar para concurso de nível médio?

Compartilhe o conteúdo

O que estudar para concurso público de nível médio? Essa é uma dúvida comum para quem quer se preparar para as oportunidades de carreira que exigem essa escolaridade.

Antes de tudo, é preciso saber que os concursos de nível médio são aqueles nos quais um dos requisitos é que o candidato tenha concluído o ensino médio.

Em alguns casos, inclusive, pode acontecer de determinados cargos serem mais bem remunerados que outros da iniciativa privada, que exigem curso superior para contratação.

Nesse post, a coach Deborah Cal e o professor e auditor do TC-DF, Leonardo Murga, ajudam você a organizar seus estudos para concursos de nível médio.

concurso nível médio

Você saber como estudar para concursos de nível médio (Foto: Unsplash)

Qual conteúdo pode cair em concurso público de nível médio?

Concursos de nível médio costumam cobrar conteúdos relacionados ao nível médio. Porém, não se engane ao achar que por conta disso o concurso será mais fácil. Pelo contrário.

Deborah Cal explica que os concursos para uma mesma área de analista (superior) e técnico (médio) estão praticamente iguais em suas cobranças de conteúdo.

A coach sugere como exercício pegar as provas de diferentes níveis e realizar essa comparação. Com isso, já saiba que a preparação para concursos de nível médio exigirá toda a sua dedicação.

Quais as matérias são mais comuns nos concursos?

Caso você não saiba para qual área deseja estudar, uma forma de iniciar sua preparação é pelo básico. Comece estudando pelas matérias que são comuns a quase todos os concursos (atenção, não quer dizer que caem em todos!).

  • Português
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Você deve começar a construir a sua bagagem de conhecimento. Essas disciplinas comuns têm bastante conteúdo.

Mesmo que você não tenha batido o martelo na sua área, dê a largada nos estudos solidificando os conteúdos nessas disciplinas.

Nesse conjunto de disciplinas, vale lembrar que não é preciso dominar todo o conteúdo de Direito a nível de superior, porém é importante estar atento a como a banca do seu concurso cobra essas matérias para o nível médio.

Os conteúdos de Português para nível médio tendem, por característica, cobrar bastante interpretação de texto, compreensão e toda a parte relacionada à gramática inserida nesse contexto.

Porém, isso pode variar de banca para banca. Confira a explicação completa da coach Deborah Cal:

Como estudar para os concursos de nível médio?

Para uma preparação mais direcionada e eficiente, é importante escolher uma área ou concurso como referência.

Assim, com base no histórico de disciplinas que já foram cobradas anteriormente, você poderá separar as disciplinas para estudar de acordo com o que será cobrado para você.

O professor Leonardo Murga indicou os seguintes passos para começar o seu planejamento:

  1. Pesquise e escolha a área de seu interesse e se possível o órgão também.
  2. Procure os editais anteriores e provas realizando uma análise do que foi cobrado.
  3. Após identificar as disciplinas exigidas, monte o seu planejamento de estudo de acordo com o que foi encontrado.

Após esses passos, você terá um estudo mais direcionado para o seu concurso de interesse de nível médio.

É possível cair disciplinas fora do comum em concursos de nível médio?

A resposta é sim. Por isso a importância de realizar a pesquisa das disciplinas antes. Pode acontecer do concurso que você quer, cobrar uma matéria diferente do comum.

Por exemplo: o concurso para técnico de necropsia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro é para nível médio. É um concurso que, em sua última prova, exigiu conhecimentos de Português e Fisiologia e Anatomia Humana.

Não houve cobrança de Direito, por exemplo. Além disso, as matérias de Fisiologia e Anatomia Humana não são comuns a outros concursos.

Por esse motivo, é necessário fazer uma pesquisa prévia do concurso que você deseja passar, para que a sua preparação seja completa.

Tenho nível médio, posso fazer um concurso de nível fundamental?

Os candidatos com escolaridade de nível médio também podem realizar concursos de nível fundamental. Mas, lembre-se que o planejamento e a dedicação devem ser os mesmos, afinal a concorrência é grande para esses concursos.

E sempre observe todos os requisitos exigidos no edital para saber se você se encaixa.

No site da Folha Dirigida, você pode acompanhar os principais concursos abertos para nível médio.  Ou torne-se um assinante para ter acesso a notícias exclusivas e muito conteúdo de preparação!

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *