fbpx

Como estudar pelo celular para concursos?

Compartilhe o conteúdo

Estudar pelo celular é algo cada vez mais comum. Talvez você já seja um adepto e nem saiba. Por exemplo, ao usar um aplicativo de idiomas. Ou aprender uma nova técnica em vídeo ou mesmo buscar um artigo no Google.

Mas justamente por abrigar tantos aplicativos e ser tão fácil navegar, pode ser complicado conseguir manter a concentração nos estudos com a quantidade de notificações que chega a todo momento.

Neste post, separamos algumas dicas para você, que quer estudar pelo celular, conseguir tornar sua preparação mais eficiente.

Estudar pelo celular é algo cada vez mais comum. Talvez você já seja um adepto e nem saiba.

Estudar pelo celular é algo cada vez mais comum. Talvez você já seja um adepto e nem saiba (Foto: Pixabay)

É possível estudar pelo celular para concursos?

Sim, é possível estudar pelo celular, afirma a especialista em técnicas de estudo e mentora no Gran Cursos Online, Priscilla Lacerda.

Para ela, o avanço tecnológico tem proporcionado uma democratização do ensino. Afinal, para muitos, o celular ainda é o único aparelho com acesso a internet.

Também é possível estudar para concursos pelo celular. Principalmente porque, cada vez mais, as empresas EdTech – startups de Educação – têm investido em educação alinhada à tecnologia.

Elas vêm desenvolvendo as principais ferramentas necessárias para o estudo na versão smartphone.

Como manter a concentração e não desviar o foco estudando pelo celular?

A melhor forma de manter a concentração é desligar as notificações de todos os aplicativos. Mas como fazer isso?

Reforçando essa questão de não desviar o foco, Priscilla Lacerda destaca uma ferramenta nativa na maioria dos aparelhos chamada de “não-perturbe”.

“Configurá-la de forma a excluir todas as notificações já ajuda muito a não desviar o foco durante o estudo pelo celular”, destaca.

Outra dica é fazer uso de aplicativos limitam o tempo em apps específicos, como redes sociais e os próprio YouTube. Eles ajudam a traçar limites entre a hora dos estudos e a hora do entretenimento.

Alguns desses aplicativos são:

  • Forest
  • Siempo
  • Freedom
  • Moment
  • App Block
  • Be focused
  • Plantie
  • Focus to do
  • Focus Keeper

Alguns apps ainda usam o Método Pomodoro para ajudar na concentração. Eles medem o tempo de 25 minutos para produção e alertam quando ele acaba, para os cinco minutos de descanso.

Se você acha que passa muito tempo nas mídias sociais, algumas delas mesmo mostram o tempo de uso. Alguns aparelhos e aplicativos também fazem esse monitoramento.

“Que tal usar as redes sociais só após o estudo, como forma de recompensa pela sua meta alcançada?”, sugere.

Se quiser saber como organizar melhor seus estudos, acompanhe o Futuro Servidor na Prática, no nosso canal no YouTube.

Aplicativos para ajudar no foco

Como fazer resumo pelo celular?

A especialista sugere usar o celular mais para consulta de materiais, como videoaulas e PDFs, em vez de usar o aparelho para isso, visto que o resumo pode ser feito em papel.

Mas se for melhor para você fazer o resumo no celular, ela sugere fazer anotações em aplicativos de notas como o Evernote ou o próprio bloco de notas do aparelho, e deixar o vídeo rodando em segundo plano.

A mentora do GranCursos Online aconselha que, mesmo que você só tenha o celular para estudar, comece o mais rápido possível, mesmo que esta não seja a maneira mais confortável para você.

“É melhor estudar com o que você tem hoje do que ficar esperando ‘o mundo ideal’ para só começar o estudo”, recomenda.

Sobre isso, ela ainda cita o filósofo Mário Sergio Cortella: “Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda!”

Como ter mais organização ao estudar pelo celular?

Você já conhece a ferramenta de organização estudos da Folha Dirigida?

O Smart Planner faz um planejamento para os seus estudos de acordo com o edital e o cargo almejado. E o melhor de tudo, ele também funciona no navegador da web do seu celular!

Basta selecionar o concurso para o qual está estudando e a quantidade de horas que tem disponível para o estudo.

O Smart Planner monta para você a programação, as matérias que você deve estudar na metodologia do ciclo de estudos, os horários reservados para revisão e para fazer questões.

Para conhecer mais sobre a metodologia e a ferramenta, confira os conteúdos relacionados:

Gostou das dicas? Independente de como, não deixe de se manter estudando! 

Smart Planner da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *