fbpx

Dicas para se concentrar melhor nos estudos para concursos

Você já se perguntou como se concentrar melhor nos estudos para concursos? Uma realidade é que a tecnologia pode estar diretamente ligada a isso.
Ela não é boa, nem ruim, ela simplesmente é. O que faz com que se torne sua maior aliada ou pior inimiga é o uso que você faz dela. Portanto, a responsabilidade é toda do usuário.
É seguro afirmar que, hoje, os grandes vilões das distrações durante os estudos – ou até durante a jornada de trabalho -, são os acessos a redes sociais, aplicativos de mensagens e afins, pelos smartphones.
Esses causam pequenas ou grandes distrações que afetam diretamente o desempenho do estudante, o impedindo de se concentrar melhor nos estudos para concursos.

Aprovação exige dedicação

Para ser aprovado em um concurso público, você precisa, antes de tudo, estar dedicado aos seus estudos.
Esse comportamento é fundamental para quem quer ingressar no funcionalismo público e, assim, ter aprovação no concurso dos seus sonhos e mudar de vida.
Por outro lado, essa dedicação vai muito além do que ficar horas olhando para um livro. Se o seu smartphone está do seu lado, por exemplo, é certo que seu foco não é total, e isso poderá ter um preço.
Até mesmo os mais dedicados, que compreendem a importância de se manterem longe das distrações, precisam seguir algumas dicas para otimizar o seu tempo e se concentrar melhor nos estudos para concursos.
Selecionamos abaixo quatro dicas que poderão contribuir para aumentar o seu foco e potencializar os resultados de seus estudos.

Dicas de concentração

1. Separe minutos para o celular

Paradas constantes para ficar por dentro das principais notícias do dia ou saber o assunto do momento nos grupos de mensagens, acabam sendo um grande dificultador para se concentrar melhor e ter um bom resultado nos estudos.
Separar de 10 a 15 minutos para se inteirar sobre o que está acontecendo é um modo de não perder o foco nos estudos e também não ficar sem informações.
Porém, é imprescindível que o candidato seja honesto consigo mesmo e, ao terminar o tempo que separou para se atualizar nas notícias, se concentre totalmente nos estudos, deixando o celular, de preferência, longe do seu alcance.

2. Faça pausas

Se a disciplina que o candidato está estudando é bastante complexa, a melhor maneira de se concentrar melhor para internalizar o conteúdo é dividi-lo em blocos de estudos.
Estabeleça blocos de 30 minutos de estudos e 5 de pausa. Existe uma técnica que é muito utilizada: a Pomodoro.
Nota: durante o tempo de estudos, é importante que o candidato esteja totalmente focado e imerso na matéria.
Somente ao final dos 30 minutos que será permitido levantar, dar uma volta e tomar um ar, ou seja, mudar totalmente o foco.

3. Pratique!

A teoria é muito importante durante os estudos, mas é a prática que faz com que o candidato aprenda seu objeto de estudos.
Praticar é a palavra de ordem. É importante saber a teoria, mas é a prática que auxilia o candidato a se concentrar melhor e memorizar fórmulas, construções gramaticais, súmulas, leis, projetos de leis e etc.
Praticar simulados e resolver provas anteriores, por exemplo, são essenciais para a preparação de todo futuro servidor.

4. Use técnicas de estudos

Estudar por palavras-chave e mapas mentais são duas formas de memorizar mais facilmente um conteúdo longo e complexo.
O candidato deve descobrir os pontos principais de cada tópico que está estudando e construir mapas mentais para orientar o seu raciocínio, ajudar a se concentrar melhor e fazer com que se recorde de todas as informações essenciais da matéria.

Ainda precisa de ajuda?

Nós da EduQC trabalhamos com uma consultoria personalizada e que pode ser o diferencial que você estava buscando nessa jornada rumo à aprovação. Conheça a EduQC Consultoria.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *