fbpx

Carreiras digitais: o que faz um especialista em mídias sociais

Compartilhe o conteúdo

Você já ouviu falar na carreira de especialista em mídias sociais? Em um futuro cada vez mais digital, as empresas estão vendo as mídias sociais com outros olhos e começam a investir na construção de imagem nessas redes.

E esse profissional, também conhecido como social media, tendência forte para o mercado, é essencial para este momento.

Isso porque uma rede social não é apenas um espaço para conversar com amigos e se entreter. Para muitos, é também local de trabalho. Seu novo emprego pode até estar nas redes sociais, sabia disso?

As redes sociais servem como uma vitrine de baixo custo. Mas nem tudo são flores. Na internet, uma postagem mal feita pode trazer consequências desastrosas.

Há inúmeros casos de empresas que tentaram engajar com postagens que não foram tão bem vistas pelo público.

Já imaginou o prejuízo que isso causa na imagem? Por isso, o especialista em mídias sociais é cada vez mais importante e necessário.

As redes sociais servem como uma vitrine de baixo custo. Mas nem tudo são flores. Na internet, uma postagem mal feita pode trazer consequências desastrosas

As redes sociais servem como uma vitrine de baixo custo. Mas nem tudo são flores. Na internet, uma postagem mal feita pode trazer consequências desastrosas (Foto: Freepik)

Se você quer saber mais sobre esse profissional, neste post você vai descobrir:

O que faz um especialista em mídias sociais?

O especialista em mídias sociais é responsável por cuidar das redes sociais da empresa, além de analisar e criar estratégias de relacionamento e vendas na rede.

Douglas Gomides, especialista em mídias sociais e Linkedin Top Voice, explica que, para esse profissional ter uma rotina de trabalho adequada, é necessário entender sobre as ferramentas digitais.

A atuação do especialista também vai depender do contexto que ele está inserido. Existem diferentes áreas de atuação, como:

1. Planejamento

É a parte de gestão. O profissional que atua nessa área vai traçar o planejamento de conteúdo das redes sociais, através de estratégias de Marketing Digital.

2. Conteúdo

Esse é o profissional que produz o conteúdo que será veiculado nas redes e campanhas. Para otimizar o texto, algumas regras – como SEO e copywriting – são utilizadas.

3. SAC

O já conhecido Serviço de Atendimento ao Consumidor, muito usual em lojas e estabelecimentos, também está presente no digital.

Nas redes sociais, as respostas ao usuário precisam ser ágeis, satisfatórias e alinhadas com o posicionamento da empresa.

4. Métricas

As ações de Marketing Digital não podem ser feitas com base em “achismos” e, por isso, a análise de dados e métricas das redes sociais é importante.

Esse profissional consegue, através dos Analytics das redes, analisar e entender informações que vão ajudar a otimizar as estratégias e ações da empresa.

5. Insights

Insight significa a compreensão súbita de algo e é um termo bastante usado quando alguém tem uma ideia.

O profissional que atua nessa área vai trabalhar nas estratégias da empresa, buscando inovação e resolvendo problemas.

Áreas de atuação de um especialista em mídias sociais

Quais são os requisitos para um especialista em mídias sociais?

Segundo Gomides, o especialista em mídias sociais deve entender das ferramentas digitais, do contexto que está inserido e saber participar de conversas.

Outro ponto essencial é saber analisar números. Geralmente, as vagas exigem formação em cursos como:

  • Marketing
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda

Os demais requisitos vão variar de acordo com o tipo de profissional que a empresa precisa.

Para um profissional que vai atuar na área de Conteúdo, por exemplo, noções de SEO e certificações em Marketing de Conteúdo podem ser exigidos.

Já para um profissional de Métricas, é mais provável que o requisito obrigatório seja o conhecimento em Analytics.

Quais os diferenciais para um especialista em mídias sociais?

O especialista conta que o principal diferencial para um especialista em mídias é a atualização.

Essa área muda muito rápido. Quem não está atualizado acaba se prejudicando, afirma Douglas Gomides.

Uma forma de se manter atualizado é realizando cursos e capacitações na área. Dessa forma, é possível aprender Planejamento, criação de Conteúdo, análise de Métricas, entre outros conceitos.

Gomides conta que ministra cursos e já formou mais de 20 mil pessoas. Segundo o professor, o seu curso – chamado Buzz Social – aborda todas as áreas de maneira leve.

Além disso, ele também afirma que há uma série de conteúdo bons e de qualidade gratuitos na internet. Basta fazer uma pesquisa rápida.

Douglas Gomides conta que o principal diferencial para um especialista em mídias é a atualização

Douglas Gomides diz que o principal diferencial para o social media é a atualização (Foto: Arquivo pessoal)

Por que essa carreira permanecerá em alta?

Com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, não dá para negar a importância das mídias sociais.

Segundo uma pesquisa da GlobalWebIndex, o Brasil já é o segundo país a passar mais tempo nas redes sociais.

Em 2019, o tempo médio gasto por um brasileiro nas redes sociais foi de 225 minutos por dia, ou seja, quase 4 horas.

O Brasil só ficou atrás das Filipinas, onde o tempo médio foi de 241 minutos diários. Além disso, outro fator importante é a lógica de consumo na internet.

Publicado pelo E-commerce Brasil em 2019, um levantamento realizado pelo NZN Intelligence mostra que 74% dos consumidores brasileiros com acesso à internet preferem comprar na modalidade online.

O mundo digital está cada vez mais forte. As transações online estão cada vez mais fortes e a tendência é só aumentar, conta o especialista.

Há chances de crescimento profissional?

Para Gomides, o mercado para mídias sociais é “próspero demais”. Dentro das empresas, o profissional pode crescer e chegar até um cargo de gerência ou direção.

Além disso, o especialista ressalta a possibilidade que os profissionais têm de tocar um negócio próprio.

Quanto ganha quem trabalha com mídias sociais?

“Depende muito do cargo”, explica Gomides. Um analista de mídias sociais tem ganhos, em média, de R$2.500.

Já os coordenadores têm remuneração por volta de R$5 mil, gerentes recebem R$8 mil e diretores ganham acima de R$10 mil, afirma o especialista.

É possível trabalhar em home office?

Por ser um tipo de trabalho que não depende exclusivamente de interações físicas, há sim a possibilidade de se trabalhar de casa.

Segundo informações da Fundação Mudes, durante a pandemia houve um aumento nas vagas de estágio em Comunicação, por ser uma área que permite o trabalho remoto.

O especialista, inclusive, conta que não sabe o que é um escritório há muito tempo. “Trabalho com pessoas que nunca vi pessoalmente”, conta.

Dicas para quem quer ingressar na área

A primeira dica e talvez a mais importante de Douglas Gomides é “simplesmente ame o que você faça”.

O profissional afirma que ama as mídias sociais e, às vezes, até esquece que é um trabalho.

Para quem vai gerenciar as mídias em tempos de crise, outro conselho que o especialista dá é entender o contexto atual da empresa.

Somente assim conseguimos saber para onde podemos andar. Sabendo onde estamos conseguimos traçar caminhos, finaliza Douglas.

E, claro, muito estudo e capacitação! Pronto para procurar a sua próxima vaga de emprego?

Folha +


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *