fbpx

Como escolher uma das áreas de concurso para estudar?

Compartilhe o conteúdo

O primeiro passo para uma caminhada de sucesso é definir qual carreira você quer, o seu foco. Nesse caso: como escolher uma área de concurso para estudar?

Sem que você saiba seu objetivo, de nada adiantará um planejamento. Tenha em mente que cada uma das áreas terá diferentes especificações e funções para serem desempenhadas.

É importante que nesse primeiro momento, essa escolha seja bem pensada e pesquisada. Afinal, já pensou se você passa para um concurso público e tem que realizar atividades que não gosta ou não se sente bem em fazer?

escolher area

Tenha em mente que cada uma das áreas terá diferentes especificações e funções para serem desempenhadas (Foto: Pixabay)

Definir a área em concursos públicos não se resume apenas ao salário ou ao número de vagas oferecidas no edital. É preciso pesquisar antes sobre o cargo desejado para que o seu esforço não seja em vão.

E essa é apenas a primeira etapa do seu planejamento de estudos.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher sua área, como montar uma lista com aspectos positivos e dificuldades que você encontrará ao optar por determinada carreira.

Comece se questionando sobre os pontos abaixo, segundo a coach Deborah Cal:

  1. Perceba quais são seus talentos e se eles se encaixam na carreira que você procura
  2. Faça testes na internet para avaliar seus pontos fortes
  3. Conheça as áreas de concursos
  4. Saiba quais são os requisitos para fazer parte de cada cargo
  5. Quais as atribuições de cada cargo? Qual vai ser o seu trabalho no dia a dia?

Quais são as áreas de concurso público?

Para ajudar você a conhecer mais sobre as principais áreas públicas, confira o resumo de cada uma delas, de acordo com o professor Leonardo Murga:

Área Judiciária

judiciariaEsta área concentra os melhores cargos da iniciativa pública, como juiz, membro do ministério público, advocacia pública, defensoria.

Contudo, exige aprofundamento maior no conteúdo. Todo ano são abertos concursos em diversos lugares do país em cargos que podem ser para nível fundamental, médio ou curso técnico, além do superior.

Área Administrativa

administrativaÉ a maior área, mais conhecida e com concursos frequentes. Nesse sentido, a oferta de cargos e vagas da área administrativa é bem maior do que comparado às outras carreiras.

Entretanto, possui a maior concorrência por conta de cargos de nível médio e superior em todas as formações. As funções têm o papel mais administrativo e de atendimento ao público.

Área de Controle

controleEssa área possui poucas vagas e muitas matérias para estudar. Porém, a alta demanda de matérias permite mesclar conteúdos de Administração e Fiscal durante a preparação.

Ou seja, você consegue se preparar para concursos de mais de uma carreira ao mesmo tempo. Tribunais de Contas da União, estados e municípios e Controladorias são alguns exemplos de concursos.

Área Segurança

fiscalOs concursos na área da Segurança são muitos e com oportunidades de carreira em diversas escolaridades. Mas é importante lembrar que é uma área que exige identificação.

Atuar na Segurança Pública demanda lidar com diferentes situações durante a carreira. São os concursos para as polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), além do Corpo de Bombeiros e Administração Penitenciária.

Área Legislativa

legislativaCom remunerações interessantes, estabilidade e diversos benefícios, a área Legislativa atrai muitos candidatos. Porém, é preciso ter em mente que a demora dos editais é frequente.

Nesse caso, você deve analisar se é possível focar em mais de uma área e, com isso, ampliar suas possibilidades. Quais concursos fazer? Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

Área Fiscal

fiscalVocê gosta de Matemática? Se sim, está optando por uma boa escolha. A área Fiscal está em constante crescimento. A principal responsabilidade é de inspeção fiscal e arrecadação tributária.

Com as crises orçamentárias e a necessidade de maior arrecadação por parte do governo, trata-se de uma área com muitas oportunidades pela frente. Um exemplo é o concurso para a Receita Federal.

Área de Alta Gestão

altagestaoEssa carreira possui status de relevância diferenciada na Administração Pública, pois alcança alguns cargos do poder executivo. Entre eles estão os de analista do Banco Central e especialista em política pública.

O ponto de atenção é que os editais abrem com baixa frequência, então, mais uma vez, é preciso analisar a sua área de interesse para depois definir o planejamento de estudos ideal.

Área da Saúde

saudeEssa área é específica, normalmente para cargos de ensino superior em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição.

Outros são os cargos de carreiras técnicas, como Enfermagem, Raio X, entre outras. Os cargos podem ser nos municípios e estados, ou ainda federais.

Área do Magistério

magisterioPara quem tem formação em Educação e vontade de atuar na área pública, existe como opção os colégios municipais e estaduais, as instituições federais de ensino, além de universidades federais e estaduais.

É uma área que costuma exigir prova de títulos além da escrita para professores. Além do magistério, os concursos costumam acontecer para orientador pedagógico, merendeira, inspetor de alunos, entre outras funções.

Área Militar

militarÉ a área que compreende as três Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica. A área tem concursos regulares, realizados anualmente. Os concursos podem ser para temporários ou para carreira (efetivos).

Nessa área, você encontrará cargos para todos os níveis e deverá ter uma afinidade com a proposta de carreiras militares.

áreas de concursos


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *