fbpx

Dicas para uma entrevista online de emprego

Compartilhe o conteúdo

Fazer uma entrevista online de emprego era algo ainda pouco usado por empresas, mas que pode virar tendência para o futuro do recrutamento e seleção.

Além de existirem plataformas dedicadas a fazer o processo seletivo 100% de maneira remota, o momento da pandemia impediu que algumas seleções essenciais ocorressem de forma presencial.

Ao contrário do que parece, não existem restrições e todas as etapas podem ocorrer de forma virtual, seja por uma ferramenta de recrutamento ou de videoconferência.

→ Confira notícias de vagas abertas na FD Empregos

“A empresa pode adotar as avaliações que desejar, como testes comportamentais, provas de raciocínio lógico, exames de proficiência em línguas, avaliações de conhecimento técnico, entrevistas e dinâmicas de grupo por vídeo gravado ou online”, explica Fernanda Centurion, gerente de Empregabilidade do Senac RJ.

Se você precisar passar por uma entrevista agora e não sabe como fazer, confira as orientações a seguir.

entrevista de emprego online

Fazer uma entrevista online de emprego pode virar tendência para o futuro do recrutamento e seleção (Foto: Unsplash)

Como funciona o processo seletivo online?

Fernanda Centurion explica que muitas empresas já adotavam o modelo de seleção online para otimizar o processo seletivo, ganhar tempo e reduzir custos até mesmo de deslocamento dos candidatos.

Para fazer uma entrevista online, por exemplo, a empresa determinará uma plataforma para a comunicação e o candidato terá acesso. Paula Duarte, especialista em carreiras do Senac RJ, reforça explicando que o candidato deve preparar a logística para que não tenha interrupções durante a entrevista.

Quando chegar o momento, a empresa fará contato com o candidato pela plataforma para iniciar a seleção. Isso vale também para as dinâmicas de grupo, que podem ter perguntas e atividades todas desenvolvidas virtualmente.

→ Saiba como funcionam dinâmicas de grupo

Já Patricia Carvalho dos Santos, CMO da plataforma de recrutamento Revelo, explica que “a entrevista online utiliza ferramentas de tecnologia, como chats, games e quiz, por exemplo, além do tradicional vídeo, que possibilita que entrevistador e entrevistado vejam um ao outro”.

Em plataformas como a recém-lançada Revelo Remoto, todo o processo seletivo é feito 100% online, até mesmo a proposta final para contratação.

Isso gera, entre outros pontos, uma economia para a contratante e também para o candidato.

“O recrutador escolhe os candidatos que participarão da etapa de conversa individual ou dinâmica de grupo, e conecta todos em uma sala online completamente ambientada para a situação”, explica Patricia dos Santos.

como inicia o processo seletivo online

Como se preparar para uma entrevista online de emprego?

Primeiro de tudo, vá para um local com silêncio e avise em casa que você precisará desse momento para a seleção. Testar a internet, o equipamento e a ferramenta são apenas algumas orientações pré-etapa de seleção online.

A gerente de Empregabilidade do Senac RJ ainda indica que o candidato pesquise as perguntas mais comuns de entrevistas e treine antes as respostas, e até como irá se posicionar diante da câmera.

Preencher o cadastro de maneira clara e ter cuidado com sua foto de perfil, para não passar uma ideia fora de contexto, são algumas das recomendações da executiva da Revelo também.

É importante refletir sobre as perguntas que podem ser feitas pelo entrevistador, quais as mensagens, as experiências que podem agregar à vaga e outras informações que possam chamar a atenção de quem está assistindo e participando. Demonstrar energia também pode ser um diferencial neste momento, complementa Patricia dos Santos.

Fernanda Centurion, do Senac RJ, indica que o candidato pesquise as perguntas mais comuns de entrevistas

Fernanda Centurion, do Senac RJ, indica que o candidato pesquise as perguntas mais comuns de entrevistas (Foto: Divulgação)

Quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego?

O Blog FD consultou as profissionais do Senac RJ e da Revelo, que listaram as perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego online e presenciais. Lembre-se que a recomendação é de sempre se preparar antes, inclusive para as possíveis perguntas.

  • Qual o seu objetivo na empresa, por que você acha que a empresa tem a ver com o seu
    perfil?
  • Qual a sua pretensão salarial?
  • Quais as suas experiências na área e suas habilidades?
  • O que você sabe sobre a nossa empresa?
  • Qual a sua motivação ao se candidatar para essa vaga?
  • O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
  • O que faz para aprimorar seus conhecimentos técnicos na sua área de atuação?
  • Por que você deve ser selecionado?
  • Quais são seus pontos fortes e seus pontos a desenvolver?
  • Onde você se enxerga daqui a 5 anos?
  • O que te motiva?

Agora você já sabe quais perguntas são comuns, mas como irá respondê-las?

Demonstrar segurança e motivação são muito importantes para encantar o selecionador, explica Fernanda Centurion, que completa:

É importante se comunicar de uma maneira clara, precisa e expressar a verdade de uma forma simples, objetiva e espontânea. Demonstrar interesse pela vaga e brilho nos olhos, diz Fernanda.

Foi-se o tempo em que as entrevistas eram extremamente formais. Esse é o momento de demonstrar seu potencial e o porquê você se encaixa na vaga e na empresa.

Patricia dos Santos diz que é positivo falar sobre sua aspiração por novos desafios e demonstrar comprometimento com o trabalho.

Usar este tempo com o recrutador para demonstrar um entusiasmo genuíno pela vaga, tirar todas as suas dúvidas e ouvir com atenção as informações compartilhadas sobre a empresa e o cargo disponível são dicas muito importantes, explica a executiva.

Patricia Carvalho dos Santos, da Revelo, fala sobre como agir em uma entrevista online

Patricia Carvalho dos Santos, da Revelo, fala que candidatos devem demonstrar entusiasmo e comprometimento (Divulgação)

Quais erros são mais comuns na entrevista de emprego online ?

Falta de preparo é o maior erro que o candidato pode cometer em uma entrevista online. Fernanda Centurion apontou outros equívocos que podem ser evitados com a preparação antecipada pelo candidato:

❌Deixar de se preparar previamente.
❌Não se programar com antecedência para a entrevista.
❌Testar toda a infra em cima da hora apenas.
❌Manter outros programas abertos, o que pode gerar distração.
❌Vestir-se de forma inadequada, achando que o recrutador não perceberá por ser online.
❌Ter uma postura inadequada e não se atentar para a linguagem corporal.
❌Não ter uma comunicação precisa e equilibrada.
❌Ficar se olhando no vídeo durante a entrevista e não para a câmera. “Sempre pensar que a câmera são os olhos do entrevistador”, explica.

Como se preparar melhor para uma entrevista?

Fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa que você está se candidatando, o que ela faz e em que mercado atua, além de saber as funções do cargo, são essenciais ao se preparar para uma entrevista de emprego.

A CMO da Revelo diz que é importante também que o candidato mostre abertura para que o recrutador se sinta à vontade para perguntar sobre área de atuação e experiências profissionais.

A executiva ainda pontua dois fatores de extrema importância: demonstre interesse e seja pontual!

Lembre-se que a entrevista é uma etapa essencial e decisiva para a contratação do profissional.

Notícias e vagas de empregos por todo o país no site da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *