fbpx

Como usar o ensino adaptativo para estudar por questões de concurso

Compartilhe o conteúdo

Cada pessoa tem uma forma diferente de estudar e o seu tempo de aprendizado. Por isso, o método tradicional de estudo está ficando cada vez mais ultrapassado.

Uma técnica de estudo que chama a atenção atualmente, e que promete ser um divisor de águas, é o ensino adaptativo.

Esse método utiliza a tecnologia educacional para conhecer o perfil de cada aluno e traçar um plano de estudos que respeite sua singularidade.

Como funciona o ensino adaptativo?

O primeiro passo é identificar qual a ferramenta de estudo com a qual a pessoa tem mais facilidade de aprendizado. A partir disso, você vai conseguir traçar um plano de estudos levando em conta os pontos fortes da pessoa para assimilar o conteúdo.

A neurociência reconhece nove tipos de inteligência. Saber qual é a que mais se identifica com o seu aprendizado é de grande importância para o início do seu estudo. São elas:

  • Verbal/Linguística
  • Lógica/Matemática
  • Musical/Artística
  • Corporal/Cinestésica
  • Espacial
  • Intrapessoal
  • Interpessoal
  • Naturalista
  • Espiritual

A partir disso, basta selecionar o recurso mais adequado para você, seja este a partir de vídeos, áudios, livros, imagens, internet, questões, entre outros.

A explicação para isso existe a partir da teoria sócio-interacionista do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky. De acordo com o pensador, nosso aprendizado é moldado com a Zona de Desenvolvimento Proximal.

De acordo com esta teoria, quanto maior o desafio encontrado, maior será a ansiedade gerada no indivíduo.

Um exemplo prático para você, concurseiro, é quando se depara com um conteúdo muito difícil. A sensação que fica é aquela de que nunca seremos capazes de aprender.

Por outro lado, quando nos deparamos com algo muito básico ou simples, geramos com facilidade o tédio em nosso estudo. Assim, o ideal é permear a Zona de Desenvolvimento Proximal.

Ou seja, ao termos um equilíbrio em nosso aprendizado, utilizando as ferramentas e estratégias mais adequadas para nós, teremos mais chances de ter um estudo efetivo.

Alcançar etapas

Como usar o ensino adaptativo para estudar para concursos?

Um dos métodos de estudo mais recomendado pelos professores é estudar para concurso fazendo questões. Isso porque essa técnica funciona como um meio de diagnosticar se o aluno decorou ou não a teoria estudada.

Mas como fazer para maximizar essa técnica de estudo e absorver o maior conteúdo possível de maneira eficaz e que não seja cansativa?

Bom, é aí que entra o método de estudo de ensino adaptativo.

Nesse método, o estudante irá realizar as questões e o nível das seguintes será selecionado a partir do seu desempenho.

Como resolver questões com a ajuda do ensino adaptativo?

Quem explica é o CTO da Folha Dirigida, Murilo Vasconcelos. Ex-aluno do Instituto Militar de Engenharia (IME), ele concluiu sua graduação e fez mestrado na França, na Université Pierre et Marie Curie e École Polytechnique.

Com o propósito de fornecer um estudo mais dinâmico e que respeite as diferenças de cada um, formulou a FD Questões com o ensino adaptativo com estatísticas.

Durante o uso, a plataforma utiliza o sistema de Testes Adaptativos Computadorizados (CTA), no qual o nível de dificuldade é ajustado pela plataforma de acordo com seu desempenho.

Ou seja, você estará realizando as questões de acordo com o seu grau de dificuldade no momento.

Dessa forma, irá diminuir as chances de ficar ansioso por não conseguir fazer uma questão mais difícil do que conseguiria na ocasião. Ao mesmo tempo, não ficará entediado ao fazer somente questões mais fáceis.

O propósito de tudo isto é que, no final das contas, o estudante tenha um aprendizado mais efetivo, pois o método reduz as lacunas que podem prejudicar o seu desempenho.

Onde estudar questões de concurso com ensino adaptativo?

No novo FD Questões você tem acesso a mais de 650 mil questões para concursos públicos.

Na plataforma, você encontra provas anteriores com gabarito e simulados inéditos com gabarito comentado em vídeo funcionando de acordo com a proposta do ensino adaptativo.

Além disso, o estudante também pode montar seus próprios cadernos de teste.

Estude com mais de 650 mil questões para concursos


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ana Soares Martins Felício disse:

    Top

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *