fbpx

Edital verticalizado: como estudar e para que serve

Compartilhe o conteúdo

Quem está se preparando para um concurso público sabe bem a imensidão de conteúdos que são cobrados e organizá-los não é fácil. Não era, se você ainda não usa um edital verticalizado para estudar.

Esse é mais um recurso para auxiliar os estudos de quem se prepara para concursos.

O uso do edital verticalizado tem como objetivo facilitar o estudo de quem está se preparando para concursos públicos.

Não consiste propriamente em uma técnica de estudo, mas em uma ferramenta que ajudará na organização das principais informações do edital de abertura do concurso e de todo o conteúdo programático.

E que estudante não quer otimizar seu tempo, certo?

Estudar com edital verticalizado ajuda a organizar a rotina

Estudar para concursos com edital verticalizado ajuda a organizar a rotina e a acompanhar o progresso (Foto: Unsplash)

O que significa edital verticalizado?

O edital verticalizado é uma tabela, separada pelas matérias do concurso, com absolutamente todos os temas listados e colunas para marcar o que já foi visto, o que precisa revisar, o que falta fazer questões…

A coach Deborah Cal explica ainda que o edital verticalizado nada mais é que o edital do seu concurso separado ponto a ponto. Confira a explicação da coach no Tira-Dúvidas da FD.

Os editais de abertura de concursos, como estamos acostumados a ver, são arquivos em PDF publicados pelas organizadoras ou órgãos, muitos destes feitos na forma de texto corrido.

Algumas bancas ainda separam outros por meio de parágrafos (o que facilita mais a vida de quem estuda, não é?).

O edital verticalizado é uma apresentação mais direta, organizada e precisa das informações do edital original para o candidato que está se preparando, explica coordenador pedagógico da Folha Dirigida, Fabrizio Rubinstein.

O formato do edital verticalizado também é diferente, é uma planilha e não um pdf. Mas, se você tem pavor de planilhas, não se preocupe.

Você pode usar o documento pronto e só fazer as marcações do progresso nos seus estudos. Ou você pode até imprimir, se preferir.

Como definir a melhor técnica de estudo para mim?

Para que serve o edital verticalizado?

O edital verticalizado serve como uma forma de estruturação do seu estudo. O professor Fabrizio Rubinstein diz que a ferramenta pode ser usada para:

  • Organizar-se em relação às disciplinas
  • Acompanhar o progresso do estudo
  • Desenvolver uma agenda de estudo

Isso porque um edital verticalizado proporciona mais clareza do tópicos do edital, organização e, com isso, a criação de uma rotina para o futuro servidor.

Estude pelo edital do concurso

Quem estuda para qualquer concurso, já deveria ter por hábito estudar através do edital.

Por mais óbvio que isso pareça, ainda tem muitas pessoas que estudam para concursos sem ao menos ler o edital de abertura.

As pessoas simplesmente pegam informações soltas e não têm o costume de ler, diz Fabrizio Rubinstein.

Para quem imprime o conteúdo programático do edital em formato de texto, certamente terá uma dificuldade grande para se organizar. Ainda mais se estiver estudando para mais de um concurso ao mesmo tempo.

Por isso, toda a equipe Pedagógica da FD desenvolve para os concursos os editais verticalizado.

Para que, por meio dessa planilha, o futuro servidor possa estruturar e organizar sua preparação e sua rotina para diferentes concursos e com a ampla visibilidade dos conteúdos.

Como usar o edital verticalizado?

É bem simples. Vamos seguir o modelo desenvolvido aqui na FD, mas que segue o padrão de como a ferramenta deve ser usada.

Para acessar na Folha Dirigida, basta ir na seção Preparação → Edital Verticalizado (disponível no plano Premium).

Por lá, pesquise de acordo com o nome do seu concurso e verifique a data e a banca para saber se está baixando o Edital Verticalizado mais recente.

💡 Dica: enquanto o edital do seu concurso não é publicado, você pode utilizar o edital anterior para iniciar sua preparação. Depois que sair o novo documento, deve ter atenção ao que mudou no conteúdo programático, o que não costuma ser muita coisa.

Depois de ter em mãos o edital verticalizado do seu concurso, você encontrará três abas na planilha nomeadas como:

  • Informações do Concurso
  • Conteúdo Programático
  • Grade de Estudos
Alguns modelos antigos de Edital Verticalizado podem não possuir essa formatação. Nesse caso, basta seguir as orientações expostas no documento para a organização do seu estudo.

Lembrando que você precisa ter um editor de planilhas no seu computador, como o Excel ou Calc, para mexer no arquivo.

Informações do Concurso

Nessa parte, o estudante tem acesso às principais informações do concurso, como salário, site de inscrição, taxa, datas das provas, número de vagas e outras essenciais para sua organização.

Conteúdo Programático

Essa coluna dispões de toda a matéria a ser cobrada no concurso para o seu cargo. Além disso, conta também com um quadro com três espaços para marcar seu Status, Número de Questões feitas sobre o assunto e Revisão.

Grade de Estudos

Nessa aba o estudante deve administrar o horário e a disciplina que será estudada cada dia.

É um quadro de horários para que quem está se preparando possa se organizar de acordo com as matérias importantes que devem ser estudadas.

E aí, que tal pegar o edital verticalizado do seu concurso público de interesse e aplicar no seu estudo?

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *