fbpx

Como estudar Direito Penal para concurso público?

Para os futuros servidores de primeira viagem, ver que tem Direito Penal no concurso que pretendem fazer pode ser um tanto quanto assustador.

Principalmente para quem nunca estudou Direito, segundo o delegado da Polícia Civil de São Paulo e professor da Folha Cursos, Paulo Sumariva, é normal dificuldade para estudar sozinho. Principalmente nesse primeiro contato com a matéria.

Ainda assim, a disciplina é muito comum nos editais. Especialmente nos concursos da área de Segurança Pública.

Se você se enquadra no grupo que não faz ideia de por onde começar estudar Direito Penal para concurso, ou já estuda há um tempo, mas acredita que possa potencializar sua preparação, confira as dicas do professor para se sair bem na disciplina.

Direito Penal concurso

Quem nunca teve contato com Direito Penal pode sentir dificuldade para estudar a matéria sozinho (Foto: Freepik)

O que estudar de Direito Penal para concursos?

Para concursos em geral, o professor Paulo Sumariva recomenda que o futuro servidor estude em todos os seus aspectos a Teoria Geral do Crime. O que inclui Fato Típico, Ilicitude e Culpabilidade, além dos crimes previstos na Parte Especial.

Dentro deles, ele recomenda atenção especial aos Crimes contra a vida, Crimes contra o patrimônio e Crimes contra a Administração Pública, alguns dos assuntos mais frequentes nas provas de Direito Penal de concurso público.

Quais concursos cobram Direito Penal?

Segundo o professor, todos os concursos podem cobrar Direito Penal. No entanto, nos editais da área de Segurança, a matéria ganha destaque especial.

Isso vale tanto para concursos de nível médio quanto para o superior.

Curso de Direito Penal - Folha Cursos

Como estudar Direito Penal do zero?

Para quem é bacharel em Direito, é mais fácil estudar Direito Penal para concurso sozinho. Afinal, a pessoa já teve um primeiro contato com a matéria durante a faculdade.

Porém, em casos em que o futuro servidor que nunca teve contato com a disciplina, estudar Direito Penal sem o auxílio de um professor pode dificultar o entendimento da disciplina.

Se você é bacharel em Direito, será possível estudar Direito Penal sozinho, lendo as obras indicadas para cada tipo de concurso. Porém, se não for bacharel em Direito, terá dificuldade em entender todo o conteúdo, justifica o professor Paulo Sumariva.

direito penal concurso

Qual a diferença entre Direito Penal e Direito Processual Penal?

Para os estudantes de primeira viagem, o delegado alerta que Direito Penal e Direito Processual Penal são matérias diferentes.

“Enquanto o Direito Penal estuda os crimes, o Processo Penal estuda o procedimento a ser aplicado na investigação e no processo”, explica.

Quais são as bancas mais difíceis?

De acordo com Paulo Sumariva, as bancas cobram Direito Penal para concursos de forma muito semelhante entre si. Em outras palavras, pedem basicamente os mesmos temas.

Além disso, todas elaboram questões envolvendo Teoria Geral do Crime.

Dicas de estudo

Na hora dos estudos, Sumariva recomenda estudar a doutrina em conjunto com o Código Penal.

Em suma, fazer esse paralelo em conjunto com artigos do Código Penal facilitará na compreensão da matéria e na resolução das questões.

Você ainda tem dúvidas sobre Direito Penal para concurso? Deixe nos comentários! E confira o módulo de Direito Penal da Folha Cursos com o professor Paulo Sumariva!

Curso de Direito Penal - Folha Cursos

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ótimo post, amei o blog de vocês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *