fbpx

Dicas para estudar em casa de forma mais eficiente

Compartilhe o conteúdo

Muitos estudantes em todo o mundo precisaram se adaptar a uma nova rotina agora: estudar em casa. Em tempos de pandemia, a recomendação é que todos fiquem em casa. Mas nem por isso você precisa interromper sua preparação para os concursos.

Se você faz aulas presenciais, é bem provável que estejam suspensas. Mas, muitos cursinhos mantiveram a rotina de entregar conteúdos, só que online.

Para quem não está acostumado a se preparar sozinho, não precisa se preocupar, pois há diversas formas de fazer funcionar a preparação, sem afetar tanto a sua rotina.

Confira mais orientações para quem estuda para concursos em meio ao Coronavírus

estudar em casa

Aproveitar o tempo e estudar em casa pode ser bom para colocar matéria em dia e solidificar o conteúdo estudado (Foto: Unsplash)

O que fazer para estudar em casa?

Se você estuda em um preparatório presencial, a dica do Especialista da Folha Dirigida, professor Alexandre Prado, é procurar aulas online que os próprios cursos estão disponibilizando gratuitamente.

E alguns, inclusive, aulas exclusivas para seus alunos na própria plataforma do curso.

Esse é um período que pode ser usado, principalmente, para colocar em dia a matéria e estudar com resumos, anotações, fichas e praticando muitos exercícios.

Prado recomenda, caso seus estudos incluam Legislação, letra de lei ou algum texto, que o aluno faça muitas questões de provas anteriores.

Iniciando com a banca referência do próximo concurso, se souber. E se não souber, com questões de outras bancas, desde que as questões estejam atualizadas – recomenda O Especialista.

Se você optar pelas aulas online, acompanhe também a transmissão realizada no YouTube da Folha Dirigida, com aulas de Língua Portuguesa, Penal e Processo Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Mesmo o foco sendo a PC-RJ 2020, você pode aproveitar o conteúdo para outros concursos. 😉

Quais ferramentas usar para estudar em casa?

Segundo Laura Amorim, responsável pelos Mapas da Lulu, quem tem apenas o costume de fazer um curso presencial, pode aproveitar esse tempo em casa e experimentar as ferramentas disponíveis para avançar nos estudos por conta própria.

Aprovada em concursos de auditor fiscal e consultor legislativo com apenas 25 anos, Laura recomenda algumas ferramentas para estudar em casa:

  • Assistir videoaulas – “Há vários cursos disponíveis gratuitamente no próprio YouTube e também cursos específicos online para concursos e OAB.”
  • Estudar livros de doutrina – “Você pode comprar pela internet!”
  • Resolver muitas questões
  • Estudar a lei seca – “Baixe a legislação no site do Senado ou das demais casas legislativas.”

Todas essas são ferramentas poderosas que, aliadas ao seu curso, garantirão uma preparação bem sólida! – indica Laura.

Será que estudar questões realmente funciona?

Dicas para estudar em casa para concursos

Estudar em grupo por chat ou videoconferência funciona?

Essa pode ser uma solução até para tirar dúvidas. Mas, para Laura Amorim, é uma escolha muito pessoal. Ela sugere, inclusive, que você pense:

“De qual forma você sente que rende melhor? Como consegue se concentrar melhor no estudo? É discutindo os assuntos ou estudando em silêncio?”

Um alerta que Laura faz se você optar por essa opção: tenha cuidado para o grupo não se desviar muito do assunto e ficar batendo papo!

Como aproveitar o tempo para fazer revisões?

Revisar o que você já estudou é tão importante quanto avançar na matéria, comenta Laura. Esse tempo, além de ser usado para colocar em dia o conteúdo acumulado, serve para solidificar o que você já estudou.

Para isso, a especialista em Mapas Mentais recomenda:

  • Releia suas anotações;
  • Resolva muitas questões, em livros ou apostilas ou em sites de questões; (Você já conhece o Folha Questões?)
  • Estude o conteúdo já visto por uma outra fonte: utilizando um livro ou curso em videoaulas para se aprofundar nos temas.

Leo Murga explica como intensificar seus estudos na quarentena

O que não fazer ao estudar em casa?

Estudar em casa tem suas vantagens, mas também grandes desvantagens. É a cama que está muito perto de você, a geladeira, a Netflix… mas você precisa ser forte e manter o foco.

Laura Amorim destaca que uma das coisas que mais atrapalha é poder estudar a qualquer hora. E aí acaba ficando tudo para depois sempre. Não faça isso também!

Você precisa ter um cronograma de estudos e reservar horas do seu dia especialmente para essa preparação.

Elimine, ao máximo, as distrações: feche a porta do seu quarto (e coloque um aviso), use um tampão ou fone de ouvido, coloque o celular no modo avião e concentre-se! – recomenda.

💡 Agora, o que você está esperando? Compartilha conosco nos comentários abaixo que outras técnicas para estudar em casa você utiliza.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *