fbpx

57 dicas para concursos públicos

Compartilhe o conteúdo

Quer dizer que você decidiu fazer parte do mundo de concurseiros? Fato é que, se você veio parar nesse post, certamente é porque possui algum interesse no assunto e está em busca de dicas para concursos públicos.

Uma das maiores dúvidas de quem está iniciando a preparação é saber como dar o primeiro passo. São muitas opções, carreiras e áreas disponíveis. Sem falar também de disciplinas, etapas e termos que envolvem este universo.

Planejar os estudos para concurso não é uma tarefa fácil. Uma boa preparação exige muita dedicação por parte dos candidatos. E diversas estratégias podem ser usadas para garantir um bom desempenho nas provas e a sonhada aprovação.

Para isso, confira essas 57 dicas para concursos públicos para você começar seu planejamento ou potencializar seus estudos.

Todas as orientações são dos parceiros da FOLHA DIRIGIDA e convidados dos vídeos na TV FD:

Dividimos o conteúdo em três grandes módulos para você ficar 100% preparado para realizar seu concurso!

Quais dicas para concursos você encontrará no guia:

Dicas para Estudar

Âncora1 – Escolha um lugar bom para realizar o seu estudo

Para realizar o seu estudo sem interferência externa é importante estar em um lugar adequado. Caso você não disponha de total paz para executar o seu estudo em casa, procure por bibliotecas públicas ou espaços comuns tranquilos.

É fundamental ter um lugar adequado e que ajude no seu desempenho!(Guilherme Miziara)

Âncora2 – Entenda como funciona o concurso público

Se você deseja fazer um concurso público, precisa antes de mais nada conhecer seus processos. Para que aconteça um concurso público, primeiramente, é preciso que ocorra um diagnóstico das vagas inocupadas (vagas que existem porém não foram preenchidas) ou a criação de novas.

Em seguida, é feito o pedido de autorização para o setor responsável, que pode ser o Ministério da Economia, o governador ou prefeito. Com a autorização concedida, o próximo passo é a contratação da banca examinadora, que será responsável pela organização do concurso e a prova.

É preciso frisar, porém, que antes da escolha da banca, é necessária a elaboração de um projeto base para realização do concurso também. Com a organizadora definida, é confeccionado o edital e são divulgadas as datas das provas e etapas do concurso. (Alexandre Prado)

Âncora3 – Estude por questões

Estudar por questões é uma excelente técnica para dominar com precisão os temas mais abordados e a forma com que a banca responsável pelo concurso cobra esses tópicos. 

Uma dica é selecionar as questões para estudo junto com suas respectivas respostas corretas e exclusão das alternativas erradas.

Em seguida, reúna todas as questões em um caderninho junto com suas respostas certas. Dessa forma, você terá um resumo que poderá sempre revisar para massificar a matéria. (Alexandre Prado)

cta-questões

4 – Não espere o edital para começar a estudar

O preparo para concurso público não deixa de ser uma corrida. Caso você opte por estudar apenas na saída do edital, pode ficar para trás. Isso porque outros concorrentes provavelmente já colecionaram um maior tempo de estudo antecipado.

Por conta disso, não espere o edital para começar a estudar. Utilize editais anteriores como referência e inicie já seus estudos. A dica é começar a estudar o quanto antes para estar preparado no dia da prova. (Guilherme Miziara)

Âncora5 – Use a internet ao seu favor

A internet é uma excelente fonte de informações. Ainda assim, devemos utilizá-la sempre com sabedoria. Evitar ao máximo as distrações em redes sociais e em conteúdo sem ligação com a matéria na hora do estudo é determinante para manter seu foco.

Procure utilizar a web para buscar por canais no YouTube, por professores, dicas e materiais de sua preferência para complementar e enriquecer o seu estudo. Você encontra vários conteúdos de preparação para concursos no YouTube da FD. (Guilherme Miziara)

Âncora6 – Não se preocupe com o número de inscritos

Não se assuste caso a vaga que você procure esteja com um alto número de inscritos. Desse número, uma realidade é que muito menos da metade de fato está se preparando.

Entretanto, segundo a coach Deborah Cal, seu raciocínio para avaliar o concurso não deve partir do número de inscritos e sim do seu próprio desempenho no estudo. Quanto menos questões você errar e mais domínio do conteúdo possuir, suas chances de ser aprovado ficam cada vez maiores! Lembre-se disto. 

Âncora7 – Aprenda a estudar sozinho

O preparo para o concurso público é um processo muitas vezes solitário. Exige muita disciplina, planejamento e organização.

Assim, é importante que quem possui interesse em seguir a carreira pública aprenda a estudar sozinho, ou seja, a ter o hábito e a frequência de realizar o estudo para a prova.

8 – Busque conteúdos no YouTube

O YouTube é uma ótima ferramenta para o estudo, com diversas opções de videoaulas para sua preparação. Para garantir um bom material, é importante possuir professores de referência para os conteúdos. (Deborah Cal)

Âncora9 – Pesquise antes de escolher o seu concurso

Já pensou em ser aprovado em um concurso no qual a função que você terá que desempenhar não seja de seu interesse? Complicado, não é mesmo? Por isso, devemos sempre nos preocupar em pesquisar bem sobre as funções dos cargos do concurso que irá se preparar.

Veja se existem funções, como atendimento ao público ou atividades um pouco mais específicas como a área de necropsia, que podem não atender às suas expectativas. (Deborah Cal)

Âncora10 – Aproveite o tempo no transporte público para estudar

Está preso no trânsito ou no metrô/ trem indo para o trabalho? Já pensou em escutar algum áudio de teorias ou matérias feito por você? Ou, quem sabe, até mesmo realizar exercícios de algum assunto que você esteja estudando?

Aproveite esse tempo, que pode ser muito útil na sua preparação. O trânsito caótico das cidades ou grandes distâncias podem ser de bom uso para um estudante de concurso público. É só usar a criatividade! (Deborah Cal)

Âncora11 – Utilize fichas-resumo no seu estudo

Ficha-resumo é uma técnica diferente do resumo, mais focada para destacarmos pontos específicos da matéria estudada. Os especialistas recomendam utilizar para apontar os temas de maior dificuldade. Assim, ela funcionará como uma referência dos tópicos de maior importância e pendência de estudo. 

12 – Inclua editais verticalizados na sua rotina

Editais verticalizados são uma estratégia de estudo na qual o edital dos concursos é organizado em uma planilha de modo que facilite o entendimento do conteúdo.

A ideia é organizar todos os temas do programa que você precisa estudar em tópicos e marcar o que você já estudou e o que ainda falta ser lido.

Desse modo, você ganha mais eficiência nas etapas do seu ciclo de estudos. E também potencializa seu tempo, combinando o edital verticalizado com a grade de estudos, sabendo exatamente o que você precisa fazer no dia (teoria, revisão ou questões). (Deborah Cal)

A FOLHA DIRIGIDA disponibiliza editais verticalizados de diferentes concursos no site. Corre para conferir! 

Âncora13 – Estude ouvindo música

Sim! Você pode estudar escutando música. Porém, opte por músicas mais calmas ou de ambiente. Existem muitas playlists já prontas para escutar enquanto estuda. Faça o teste e veja se a sua concentração e desempenho não melhoram na hora de ler uma teoria ou fazer exercícios. (Deborah Cal)

Âncora14 – Estudar por áudio

Já pensou em usar o áudio como uma ferramenta de estudo? Bem, primeiro você precisa identificar se é uma pessoa auditiva. Essa dica é da especialista Deborah Cal.

Estudar por áudio pode ser eficiente tanto para uma revisão como para estudar uma nova teoria. Mas é importante frisar que é preciso muita concentração para utilizar com eficiência essa técnica!

15 – Estudar à noite

Normalmente quem opta por estudar à noite para concursos é quem desempenha alguma atividade como trabalho ou faculdade durante o dia. Aproveitar essa parte do dia é fundamental para um bom desempenho nos estudos. 

Mas, lembre-se: não deixe para decidir o que fazer somente na hora do estudo, já na parte da noite. Pode acontecer de você acabar enrolando e não estudar nada.

O segredo para aproveitar essa parte do dia é o planejamento antecipado. Nesse sentido, não se esqueça de separar antecipadamente o que você pretende estudar à noite.

Atenção: cuidado para não separar objetivos impossíveis para essa parte do dia. Busque aproveitar de forma consciente esse horário. (Deborah Cal)

Âncora16 – Use mapas mentais

O mapa mental é uma espécie de diagrama para ser utilizado como ferramenta de revisão,  que você reúne todas as informações que coletou durante o seu estudo.

Existem mapas mentais prontos, mas o ideal é que você faça o seu próprio mapa. Pois, dessa forma, compreenderá o passo a passo de como chegou ao modelo de mapa que desenhou.

Normalmente, a etapa de construção do mapa mental vem após a confecção do resumo e realização de exercícios. Ele é feito quando já temos um certo domínio do conteúdo. Para isso, é necessário conhecer a matéria. (Deborah Cal)

17 – Divida seu tempo de estudo com o trabalho

Muitas pessoas desistem de se preparar para concurso por conta do trabalho. Porém, será que é possível estudar apenas duas ou três horas por dia e ainda ser aprovado?

Sim, concurseiro e concurseira. Tudo depende de como você aproveitará esse tempinho de estudo. Algumas vezes é mais produtivo estudar poucas horas e bem, do que acumular milhares de horas do seu estudo até o seu esgotamento.

É importante manter a dedicação e ter consciência de evoluir um pouco a cada dia. (Deborah Cal)

📝Será que é possível estudar para faculdade e concurso público ao mesmo tempo?

Âncora18 – Faça um planejamento

Planejou muitas horas de estudo e não cumpriu? Isso acontece com muita gente, não se preocupe. Ser estudante é se conhecer a cada dia e aprender qual é a melhor forma de se organizar e planejar!

Conheça bem a sua rotina e molde o tempo destinado ao estudo de acordo com a sua maneira e condicionamento para se concentrar e possibilitar uma performance com eficiência. (Guilherme Miziara)

Âncora19 – Use e abuse do estudo dinâmico

Você sabe o que é um estudo dinâmico? Antes, para entender melhor do que se trata essa técnica de estudo, vamos falar do estudo estático, que é aquele em que você permanece horas apenas lendo. A probabilidade, nesses casos, de você quase não assimilar o conteúdo e cansar antes do horário previsto é enorme.

Por isso, use e abuse do estudo dinâmico, ou seja, um compilado de técnicas de estudo para aprimorar o seu rendimento e aprendizado. Nele, basta você conciliar a leitura de uma teoria com anotações, marcações no texto e exercícios. (Guilherme Miziara)

20 – Melhore sua interpretação de texto

As provas de concurso público costumam apresentar textos robustos e complexos para interpretação. Assim, é importante estar afiado nessa prática.

Foque e separe tempo de estudo para treinar o entendimento desses conteúdos, aprender a destacar os itens de maior importância do texto e atender às questões solicitadas sobre o mesmo. (Guilherme Miziara)

21 – Decore além do que o edital exigir

Os editais geralmente recomendam atenção a conteúdos direcionados a prova ou processo seletivo em si. Porém, é preciso estar atento a outros detalhes além da sua preparação organizacional, física e mental.

A dica aqui é decorar além do conteúdo do edital. Mas como assim? O conselho é decorar o nosso ambiente de estudo.

Isso mesmo, um bom local de estudo é de grande importância para um melhor rendimento. Contemple o seu espaço com itens que tragam e lembrem qual é o seu objetivo desejado: a aprovação no concurso público. (Guilherme Miziara)

Âncora22 – Escolha a sua área

Esse é um passo fundamental para quem quer começar nesse mundo de concurso público. Afinal, ao definir sua área, você poderá ter uma referência de quais matérias estudar e quais seleções pode fazer. (Leonardo Murga)

23 – Mantenha-se sempre atualizado

Estudar para concursos públicos não é só a matéria que contém no edital. É muito importante se manter antenado nas atualidades do seu país e do mundo!

Então, não deixe de ler e ver periódicos, telejornais e jornais regionais para estar sempre atualizado e informado sobre tudo. (Guilherme Miziara)

CTA_BLOG_atualidade

Âncora24 – Aprenda técnicas de fixar a matéria estudada

Não esqueça de revisar sempre os seus estudos. Separe meia hora ou 20 minutos para repassar o que foi estudado. É importante programar revisões periódicas dos conteúdos estudados, olhando os pontos principais.

Uma boa dica, é reler no dia seguinte o que estudou no dia anterior. Dessa forma, você posiciona o seu cérebro para assimilar e não esquecer o conteúdo. (Guilherme Miziara)

25 – Procure concursos que exijam formação específica

Você é formado em alguma área? Aplicar para vagas que exigem alguma formação específica diminuem consideravelmente o número de concorrentes. 

Alguns exemplos para você:

Abriu um concurso para Tribunal, um concurso administrativo onde todo mundo vai correr para a vaga de analista administrativo (genérico) ou para vaga de técnico administrativo (também genérico). Se você for formado em Contabilidade poderá aplicar para a vaga de contador, limitando a sua concorrência. (Leonardo Murga)

Âncora26 – Pesquise sobre cargos especializados

Existem algumas vagas que são muito específicas e esse pode ser um caminho para diminuir a grande concorrência. Interessante é procurar essa opção caso você tenha o apetite para aprender novos conhecimentos específicos.

Exemplo: cargo de taquígrafo. Para conseguir a aprovação nessa vaga você precisa saber taquigrafar. (Leornardo Murga)

Âncora27 – Estude para cargos com legislação específica

Os cargos com legislação específica não têm um nome como as dicas anteriores, porém ajudam bastante na hora de diminuir um pouco a concorrência.

Alguns órgãos exigem para certa função o conhecimento de uma legislação específica sem precisar de uma formação. Nesse sentido, conhecer e estudar esse “algo a mais” pode realmente ajudar a diminuir a disputa pelas vagas mais genéricas.

Exemplo: agência reguladora abre um concurso com vagas para analistas e técnicos administrativos e também para analista e técnicos reguladores.

A maioria das pessoas de nível médio aplica para a vaga de técnico administrativo, até por provavelmente estar estudando já para essa área. Logo, se você estudar aquela legislação específica no edital, poderá aplicar para vaga de técnico regulador e ter mais chances de conquistar a sua aprovação! (Leonardo Murga)

Âncora28 – Monte um quadro semanal

Faça seu planejamento de estudos através de um quadro semanal, que deve ter, no mínimo, três horas líquidas de estudos diluídas ao longo do dia.

A partir disso, você divide as disciplinas de acordo com a quantidade de questões e peso de cada uma delas. Alexandre Prado explica como fazer esse quadro:

29 – Divida o dia em 48 partes

Essa é outra dica do Especialista Alexandre Prado. Divida o seu dia em períodos de 30 minutos e não uma hora. Por exemplo, apesar de estar convencionado uma hora para o almoço, sabemos que não demoramos esse tempo todo para uma refeição.

Sendo assim, há desperdício de horas de estudos quando dividimos nossos dias em 24 partes de uma hora e não em 48 partes de 30 minutos. As agendas, em sua maioria, costumam marcar os compromissos de hora em hora. 

Aprenda a dividir seu tempo em períodos de 30 minutos, pois é uma forma de ajudar na concentração. Sua agenda ficará mais dinâmica e você encontrará mais tempo ao longo do seu dia para o estudo.

Âncora30 – Foque em ser generalista e não especialista

Nunca utilize mais que duas fontes de estudos por disciplina, pois o objetivo não é você se tornar um “expert” no assunto, mas sim acertar as questões da prova. Lembre-se que o que passa nos concursos não são os especialistas em determinadas matérias, mas sim os “clínicos gerais” com conhecimentos da maior parte dos conteúdos.

Quando você se depara, por exemplo, com uma prova como da Receita Federal ou da Polícia Rodoviária Federal, que tem mais de 10 disciplinas, isso chama um pouco atenção. Afinal, você não vai conseguir ser o melhor em todas elas.

Quem passa nesse tipo de concurso não é o candidato que consegue gabaritar todas essas disciplinas, mas a pessoa que erra menos em todas elas. (Alexandre Prado)

Âncora31 – Crie o seu material de revisão

Faça seu próprio material de revisão para reler o máximo de vezes possíveis o conteúdo de cada matéria. Isso porque a repetição leva à perfeição e à absorção do máximo de conteúdo. Em consequência, a excelência na preparação para a prova.

Siga esses cinco passos e certamente você estará mais próximo de sua aprovação e bem distante da procrastinação nos estudos para concursos públicos. (Alexandre Prado)

Âncora32 – Faça atividades físicas

Não deixe de incluir na sua rotina os exercícios físicos. Eles são fundamentais para o seu desempenho. 

Procure realizar atividades aeróbicas e de força, segundo indica o psiquiatra, Dr. Pablo Vincius. O médico explica todos os benefícios de manter a rotina de praticar exercícios em dia no Blog FD.

33 – Tenha uma boa alimentação

Dr. Pablo também destaca ser essencial manter uma boa alimentação. Isso inclui evitar alimentos com muito carboidrato e gorduras trans.
 
O ideal é focar em alimentos integrais e gorduras boas para não inflamar o cérebro e, assim, ter mais energia durante o seu estudo.
 

34 – Durma corretamente

A preparação para concurso envolve muito mais que um planejamento de estudos. Para ter sucesso nessa jornada, outros pontos da vida devem estar em equilíbrio. Um deles é o sono. 

Dr. Pablo Vinicius, que é psiquiatra e especialista em Medicina do Sono, explica que o tempo ideal de sono varia de pessoa para pessoa. Cada indivíduo tem sua necessidade biológica determinada geneticamente.

Crianças de um ano, por exemplo, necessitam de 13 a 15 horas de sono por dia, adolescentes, cerca de nove horas, e idosos, de seis a sete horas. O médico explica melhor o que é cronotipo e como funciona o sono nesse post.

35 – Utilize podcasts

O podcast é uma das mídias que mais têm se popularizado. Na rotina do concurseiro, ele tem aparecido cada vez mais como uma alternativa de preparação para as provas.

É possível encontrar séries de episódios com aulas das disciplinas que você precisa aprender, dicas de como estudar, técnicas de estudos e resoluções de questões.

Dicas para prova

36 – Questões pegadinhas de concurso

Os concursos são famosos por inserir pegadinhas nas questões de interpretação. Você deve tomar cuidado e ficar atento para não cair nesses erros. Analise sempre as alternativas com calma antes de marcar a sua resposta. (Guilherme Miziara)

37 – Revise as questões na hora da prova

O tempo para realizar a prova deve ser bem administrado. Afinal, sabemos que às vezes são muitas questões e pouco tempo para fazer cada uma delas.

Dessa forma, foque em revisar apenas aquelas questões que você apresentou dúvida. Evite retomar uma revisão em alguma questão que você já marcou com a certeza.

O motivo é que isso poderá acarretar em uma mudança de uma resposta certa para uma alternativa errada, tudo isso em função do nervosismo do tempo se esgotando para o encerramento da prova. (Guilherme Miziara)

38 – Analise a última prova

O professor indica que o candidato faça a análise minuciosa da última prova do concurso de seu interesse.

Estude questão por questão, cada tema do conteúdo programático e disciplina por disciplina, comparando com o edital correspondente e marcando quais temas mais caíram. (Alexandre Prado)

39 – Aprenda a começar pelo mais fácil

Essa dica é para o momento da prova. Quando iniciar essa etapa, procure começar pelo mais fácil para você. Se garanta no que você domina, para depois ir para o conteúdo que não conhece tanto.

Dessa forma, você terá mais tranquilidade e confiança para fazer as questões mais complexas. (Guilherme Miziara)

40 – Chegue com antecedência na hora da prova

Chegar com pelo menos uma hora de antecedência na hora marcada para a prova é de grande importância para estar tranquilo no momento da avaliação.

Imagine só, meses de preparação indo por água abaixo por conta de não conseguir chegar na hora? Além de evitar perder a prova, chegar antes possibilita se adaptar ao ambiente. (Guilherme Miziara)

41 – Use o cadastro de reserva ao seu favor

O cadastro de reserva é uma modalidade na qual o concurseiro aprovado fica em uma lista de espera para a vaga após o concurso.

Muitas vezes nos perguntamos se é válido fazer um concurso com foco em cadastro de reserva, visto que a pessoa não será convocada de imediato. Porém, quase sempre há um bom número de convocados dentro desse quadro.

Para decidir se o investimento é o ideal para você, é recomendável realizar um estudo prévio do concurso de interesse, ou seja, do histórico de convocações. (Guilherme Miziara)

42 – Leve a sério os exames médicos em concurso

Leia sempre o edital e veja se você está dentro do exigido na parte médica. Esta é uma das última etapas dos concursos, então é importante estar de acordo com as exigências para não ter feito todo o processo em vão. (Deborah Cal)

Curso de Português para concursos

Preparação Emocional

43 – Aprenda a gerenciar o seu tempo para focar

Esteja inteiro na sua atividade. Não divida sua atenção. Hora de estudar é a hora de estudar! (Guilherme Miziara)

44 – Dê sempre o seu melhor com seriedade

Decidir estudar para concurso público é ter em mente que é preciso ter dedicação ao máximo. Então, vire a chave para esse compromisso e dê o seu melhor em busca da sua aprovação. (Marcelino Viana)

45 – Seja persistente sempre

Não ser aprovado em um concurso público faz parte do processo. Precisamos entender que uma reprovação serve para analisarmos o que podemos mudar e o que foi feito de errado.

Por isso, é preciso ser persistente sempre. Não devemos desistir com a reprovação. Devemos continuar até a sonhada aprovação. (Guilherme Miziara) 

46 – Repita os processos

“Repetição é a mãe do aprendizado”.

O professor explica que repetir os processos leva o estudante a reter o conteúdo. Estude, releia, passe novamente por aquilo que você já conhece. Isso irá fazer com que você retenha a informação e tenha mais sucesso na sua jornada. (Guilherme Miziara)

47 – Use a meditação

Por acaso você está com dificuldade de concentração? Já pensou em tentar usar a técnica de meditação? Usar a meditação ajudará na obtenção de uma maior concentração na hora do estudo! (Deborah Cal) 

48 – Aprenda a dividir seu tempo de estudo com o de lazer

O excesso de estudo pode prejudicar o seu rendimento. É necessário, portanto, ter uma boa gestão do tempo em relação ao seu lazer e o estudo.

Dessa forma, o seu planejamento deve levar em consideração o tempo de estudo de fato e os momentos de lazer. Não esqueça de praticar atividades físicas também! (Guilherme Miziara)

49 – Controle seu sono

Uma boa noite de sono influencia diretamente no seu desempenho na hora de estudar. Inclusive, dormir corretamente é uma chave fundamental para que o seu conhecimento adquirido no momento do estudo seja retido. (Deborah Cal)

📝Sabia que o sono é um dos 3 maiores inimigos do estudo?

50 – Busque semelhantes

Quando compartilhamos nossos objetivos com pessoas que também almejam o mesmo caminho, ganhamos um apoio e uma força motivacional extra.

Quem defende isso é o especialista Marcelino Viana. Por se tratar de um especialista na área de concursos, ele aconselha essa busca por semelhantes para suportar a rotina que é exigida na preparação para concursos públicos. (Marcelino Viana)

51 – Autocrítica

No estudo para concursos, realizar a autocrítica é fundamental. Precisamos saber se o nosso estudo está gerando resultado.

Realizar a autocrítica é evoluir como estudante e pessoa. Não entre na rotina, busque sempre a sua evolução e melhoria de sua performance na hora de estudar. (Marcelino Viana)

52 – Treine a sua concentração

Relaxamento: meditação para ajudar no foco e na concentração. Uma atividade simples e prática, como controle da respiração, já é suficiente.

Comece o seu exercício e vá evoluindo aos poucos, para ter mais controle sobre a sua mente. (Marcelino Viana)

53 – Tenha muita disciplina em seus estudos

Estudar é parecido com o ato de frequentar uma academia: não dá para fazer tudo em apenas um único dia. É preciso começar aos poucos, colocando os seus objetivos no planejamento de forma organizada e seguir focado em sua meta final. (Guilherme Miziara)

54 – Saiba sempre a hora de parar para descansar

Está sem paciência para estudar? Não quer começar o seu estudo agora? Então nem inicie os processos! Saiba o momento certo de descansar e estudar.

O motivo de ter esse cuidado é para que, no momento em que for estudar, você possua foco e desempenho total para um bom estudo. (Marcelino Viana)

55 – Diálogo interno

O diálogo interno funciona como um estimulante, um alimento para nossa motivação. Devemos canalizar pensamentos positivos e realizar uma conversa com nós mesmos sobre o que queremos e onde queremos chegar. E devemos ter cuidado para não exagerar na pressão sobre si.

Dessa forma, busque encontrar o equilíbrio no ato da conversa interior. Fortaleça a sua mente e utilize a pressão criada como um gatilho para estudar. Assim, trabalhe o seu otimismo e confiança para estar cada vez mais perto de alcançar o seu objetivo. (Marcelino Viana)

56 – Entenda o seu motivo 

Você já parou para refletir sobre o motivo que faz você escolher determinado concurso público?

De acordo com o professor e psicanalista Marcelino Viana, muitas pessoas que optam por esse caminho entram com a perspectiva financeira, seguindo a lógica de: “o que eu vou ter com isso?”“o que eu vou ganhar com isso?”.

Segundo o professor, antes de iniciar o planejamento, o concurseiro deve formar um questionamento prévio sobre a situação na qual está se inserindo.

57 – Administre a sua ansiedade

O médico Pablo Vinícius explicou que existem dois tipos de ansiedade inerentes aos ser humano: ansiedade normal e a ansiedade patológica.

Em seu livro “A Fórmula: desenvolvendo cérebros extraordinários”, ele apresenta algumas alternativas que para diminuir a ansiedade nos estudos: treinar a resiliência e utilizar a psicoterapia.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Folha Dirigida disse:

    Olá, Maíra! Tudo bem? Quem bom que gostou do texto e está sendo útil para você! Caso tenha alguma sugestão de conteúdo do seu interesse, pode entrar em contato conosco. Abraços, Blog FD!

  2. Cursos Online disse:

    Olá aqui é a Maíra Garrido, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *