fbpx

5 dicas para concursos 2022 do Especialista

A decisão de mudar de vida pode vir a qualquer momento. Mas, como é costume, o início do ano é também para fazer a lista de desejos e iniciar o processo para conquistá-los. Por isso, se você chegou até aqui, é porque quer dicas para concursos 2022 e poder, finalmente, ter uma vaga para chamar de sua.

Então, é hora de começar a se movimentar para conquistar as oportunidades, certo?

“Muitas promessas de ano novo foram feitas e agora você precisa cumpri-las”, lembra o professor Alexandre Prado.

Para quem já vinha se preparando nos anos anteriores, com diversos editais saindo, finalmente chegou o momento de colocar em prática o que vinha sendo estudado.

Isso requer saber qual caminho você deseja seguir e onde quer chegar através dele. Por isso, separamos algumas dicas para encarar os concursos de 2022. Confira!

1# Faça concursos dentro de uma única área

Antes de tudo, o foco deve ser uma das primeiras ferramentas para quem deseja passar nos concursos em 2022. Isso significa dizer que não é para sair fazendo todas as provas que saírem. Mas sim focar na área que você deseja ingressar.

Por exemplo, não adianta querer a área Policial e se propor a fazer um concurso para alguma Secretaria de Fazenda estadual. Segundo o professor Alexandre Prado, mais de 70% do conteúdo programático pode ser diferente de uma área para a outra.

Ainda mais se já estiverem saindo notícias sobre aquele concurso específico. Uma mudança como essa representa um afastamento muito grande do caminho que você deseja trilhar.

Prado compara esse tipo de futuro servidor a um pato, já que ele acumula diversas funções. Sem foco, não se sai bem em nenhuma delas.

É importante se comprometer a fazer outros concursos, justamente para entender como você se comporta durante a prova. Como fica a sua saúde física e mental e quais possíveis desconfortos podem surgir durante a aplicação do exame.

Porém, para esse treino e dedicação serem ainda mais condizentes com seu objetivo final, foque naqueles concursos que são da mesma área para a qual você tem vontade de ingressar.

2# Procure cargos com funções condizentes com você

Muitos concursos não pedem uma graduação específica ou, até mesmo, tem como único requisito o ensino médio completo. Porém, para quem deseja executar uma função que tenha a ver com a sua formação, essa também é uma possibilidade nos concursos públicos.

No fim das contas, os órgãos públicos têm as mesmas necessidades de uma empresa do setor privado.

Alguém que é formado em Engenharia poderia trabalhar como perito na área policial, como analista com especialidade em Engenharia nos tribunais, como especialista em um agência reguladora ou, até mesmo, em uma empresa pública que tenha a engenharia como atividade fim.

Por isso, vale ficar de olho quais são os concursos que estão saindo de acordo com a sua profissão e com a atividade que deseja exercer. Mas, ainda assim, dentro de uma área que você queira.

Ainda tendo como exemplo a Engenharia, é importante levar em conta que, mesmo exigindo a mesma formação, a função de um perito policial é muito diferente de alguém que trabalhe em uma empresa pública com foco na área, em uma agência reguladora ou em um tribunal.

3# Busque oportunidades na área que você quer

É muito comum que diversos futuros servidores sonhem com algum cargo ou órgão muito específico.

Isso é frequente com a Receita Federal, na área Fiscal. Diversas pessoas acumulam anos de dedicação e estudos com foco em, um dia, ser aprovado para exercer a função de auditor fiscal do órgão.

Porém, até o momento (janeiro de 2022), o concurso não está aberto. Mas isso não significa que não existam outras oportunidades, já que secretarias de fazenda estaduais e municipais aplicam provas a todo momento.

Ainda que seu objetivo final seja o concurso da Receita, vale a pena aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do percurso. Além do mais, é perfeitamente possível continuar estudando já garantido em uma posição dentro do setor público. Isso é o concurso escada.

Segundo Prado, é normal e positivo que a trajetória do futuro servidor seja acompanhada de aprendizados, autoconhecimento, experiência com outras provas e muito estudo.

4# Não se assuste com o começo

Por mais que tenham muitas pessoas estudando há bastante tempo, há ainda aquele grupo que resolveu se aventurar nos concursos em 2022 pela primeira vez.

Alguns desses candidatos resolvem começar por concursos mais conhecidos, como o do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que promete ser um dos mais concorridos da história, quando for autorizado.

No entanto, isso não deve ser motivo para se assustar. Para Alexandre Prado, os inscritos em uma prova se dividem em três grupos:

  • Inscrito
  • Candidato
  • Concorrente

A maior parte das pessoas não chega a ser de fato concorrentes, quem realmente estudou e se preparou para a prova. E estar nessa posição depende apenas de você.

Para o professor, os concursos públicos chegaram em um nível de preparação e especialização que, mais do que tudo, cada um concorre apenas consigo mesmo. “Quem errar menos, entra”, resume sobre as questões da prova.

5# É normal se sentir cansado

Estudar cansa. Mesmo depois de escolher uma área com que tenha mais familiaridade e, portanto, mais matérias que condizem com o exercício da função, sempre vão existir disciplinas mais chatas ou que se tem mais dificuldade.

Por isso, é tão importante ter um objetivo final em mente. Não adianta tanto sacrifício para escolher algo que não vá te satisfazer.

Mesmo que você opte por fazer outros concursos ao longo do caminho, tenha sempre esse objetivo em mente, condizente com atividades que te dão prazer ou que não seriam um sacrifício para você executar.

Ainda que com um bom salário e boas condições, propor-se a trabalhar pelo resto da vida com algo que não é minimamente agradável é muito ruim.

Para tal, procure sempre bons materiais, pessoas e professores que possam te auxiliar nessa jornada que prometem ser os concursos de 2022. E boa sorte!

Preparação para concursos 2022

Não deixe para depois. Se você tomou uma decisão de mudar de vida e carreira, siga com ela. Concluindo o que o professor Alexandre Prado falou, as dicas para concursos 2022 são:

  1. Tenha foco em uma área
  2. Procure cargos que tenham a ver com você
  3. Busque chances na área que você quer
  4. Pode parecer difícil, mas não se assuste
  5. É normal que seja cansativo o processo

Se você vai começar a sua preparação para concursos, o Clube da Folha tem o que você precisa.

Clube da Folha Dirigida - Conteúdo para concurseiro iniciante

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *