7 dicas para o concurso de técnico de necropsia da PC-RJ
O concurso PC-RJ teve sua autorização publicada no Diário Oficial e seu edital está previsto para 2021. O cargo de técnico de necropsia se destaca como um dos mais cobiçados por exigir somente nível médio e possuir salário inicial de R$5.277,59.
Como são apenas 16 vagas iniciais para o cargo, você deve buscar meios de se destacar entre seus concorrentes. Seguindo as dicas abaixo para o concurso de técnico de necropsia, você já conseguirá direcionar melhor sua preparação.
Para isso, se informar o máximo possível sobre as particularidades do concurso para este cargo é fundamental, segundo O Especialista da Folha Dirigida, professor Alexandre Prado, e o professor de Biologia e Anatomia e também técnico de necropsia, Maxwell Almeida (@maxwelltostes).

O cargo de técnico de necropsia exige nível médio e possui salário inicial de R$5.277,59 (Foto: Divulgação/Governo do RJ)
Utilize o edital de 2009 como referência
Segundo Maxwell Almeida, normalmente, ter ciência de qual é a banca organizadora do concurso já ajuda muito.
Vale a pena estudar por ela? Sim.
Será que as questões serão semelhantes? Tudo depende do edital.
Maxwel recomenda, portanto, que o candidato utilize o edital de 2009, que foi o último da área de Necropsia no RJ, como referência.
“Quando sair o edital da banca , aí sim você começa a estudar especificamente, dentro do que foi pedido, por essa banca”, afirma o técnico de necropsia.
O TAF não deve ser muito diferente de 2009
Segundo Alexandre Prado, é provável que o Teste de Aptidão Física do concurso de técnico de necropsia da PC-RJ não seja muito diferente do que aconteceu no ano de 2009.
O Especialista afirma isso pois, diferentemente de cargos como inspetor, os de necropsia não exigem tanto fisicamente, ainda que sejam policiais também.
“Até pela natureza do cargo e pelo custo que essa fase tem, porque cada vez que coloca um teste a mais e vai aumentando um grau de dificuldade, você vai colocando mais um profissional para cuidar disso”, explica Prado.
Mas lembre-se, mesmo com uma cobrança não tão rigorosa como para o cargo de inspetor, o candidato não deve ignorar o treinamento para essa etapa.
Não ignore esses dois tópicos do conteúdo programático
O trabalho com necropsia envolve verificar causas de morte. Portanto, segundo Maxwell, é preciso que o candidato entenda que a base da profissão deve ser um dos pontos para prestar muita atenção na hora de estudar.
O técnico de necropsia da PC-RJ revela que o que mais observa no IML é a chegada de óbitos provocados por problemas no sistema cardiovascular e respiratório.
Se eu fosse elaborar uma prova, claro que seria uma prova bem abrangente, mas com foco no sistema cardiovascular e respiratório, porque são as principais causas de morte que a gente observa dentro de um exame médico legal, afirma Almeida.
Segundo o profissional, isso acontece porque nem todos os corpos que chegam ao IML são provenientes de mortes violentas.
“Um indivíduo só deve ir para o IML caso haja uma dúvida sobre a causa da morte, mas nem sempre acontece isso. Por isso temos diversos caso no IML de serviço de verificação de óbito. Recebemos o corpo de um indivíduo que tem uma morte natural e, entre elas, cardiovascular e respiratório”, completa.
Lei Maria da Penha pode cair na prova
Em 2019, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou a Lei 8407/19, que obriga os concurso das polícias Militar e Civil do estado a cobrarem a temática da Lei Maria da Penha em seus concursos.
A questão é: como o tema pode ser cobrado na prova de técnico de necropsia? O professor Alexandre Prado explica que há três possíveis meios para isso:
- Texto de Língua Portuguesa falando sobre;
- Questão relativa às principais causas de morte;
- Literalidade da lei, ou seja, para explicar ela diretamente.
O que você deve estudar para técnico de necropsia
Primeiro de tudo, a dica do Maxwell é que até a publicação do edital você esteja afiado na parte de conhecimentos específicos, que é Anatomia, Fisiologia, Biologia – com ênfase para mitose e meiose – e Português.
O que é certo de cair nessa prova é Português, a parte de anatomia macroscópica e microscópica e também a Maria da Penha. O que vier depois no edital e for complicado, você vai correr atrás do prejuízo , destaca Maxwell.
Um ponto levantado pelo técnico da PC-RJ e pelo professor Alexandre Prado também é a possibilidade de cair o estatuto do servidor.
“Eu não sei porque não cai para o técnico e auxiliar de necropsia o estatuto do servidor. Ele é um servidor regido pelo mesmo estatuto, o do policial. Então ele tem que saber como que é a promoção dele, quais as dedicações, a estrutura da carreira, os deveres, as obrigações e as consequências”, afirma Prado.
Fazer questões e simulados é uma boa alternativa para dar um gás nos seus estudos. Você já fez algum hoje?
Comece seus estudos para Necropsia a partir disso
Maxwell explica que a primeira coisa que você deve fazer é iniciar pelo básico, com um livro de ensino médio. Não adianta querer começar pelo conteúdo complexo do edital se você não sabe o conceito inicial.
O próximo passo, assim que evoluir nesse conteúdo, é procurar um livro de nível superior. A indicação do técnico é o livro Anatomia Humana Básica, de Dangelo e Fattini.
Segundo Maxwell Almeida, este é um livro com a linguagem clara, bem didático e que ajuda a orientar a pessoa sobre o que estudar.
O servidor da PC-RJ também recomenda atenção ao conteúdo de anatomia microscópica quando iniciar sua pesquisa.
“Quando a gente fala ‘ah, cai anatomia na prova’ estamos falando o que que cai em anatomia microscópica e macroscópica. E dentro da microscópica você tem a citologia, a histologia, a biologia celular de uma forma geral, mitose e meiose, desenvolvimento embrionário”, explica.
Ou seja, há vários pontos que podem ser sim abordados e cobrados para essa prova. Portanto, atenção máxima na hora de estudar e não deixar nenhum ponto para trás.
BOM DIA ESSE CONCURSO TEM LIMITES DE IDADES
mínimo 18 anos máximo 60
Olá, Francisco Manoel. Uma boa indicação de livro de Biologia de ensino médio para quem está começando é “Fundamentos da Biologia Moderna”, de Gilberto Martho e Jose Mariano Amabis. Abraços, Blog Folha Dirigida!
Indica um livro bom de ensino médio de biologia para começar estudar para esse certame.
Olá, Lucas. As informações sobre inscrições vão constar no edital. Geralmente, as inscrições são feitas no site da banca organizadora, mas recomendo aguardar o edital sair para saber melhor sobre. Mas, qualquer atualização, você pode acompanhar no noticiário da Folha Dirigida. https://folhadirigida.com.br/concursos/policia-civil-rj/policia-civil-rj-diversos-cargos-2018/noticias
Quando sair o edital data como posso me escrever
Eu queria saber o dia e horário e onde e como podemos fazer a inscrição para o edital eu quero muito fazer
Olá, Erica! Tudo bem? Como o edital da Polícia Civil do RJ ainda não foi publicado, não temos as informações exatas sobre data e horário de inscrições. Para saber as últimas atualizações do concurso, você pode acompanhar também o noticiário da Folha Dirigida. Segue o link: https://folhadirigida.com.br/concursos/policia-civil-rj/policia-civil-rj-diversos-cargos-2018/noticias Abraços, Blog FD!
Boa tarde existirá algum tipo de cota para negros ?como funciona na inscrição?obgd
Olá, Tatiana. Tudo bem? De acordo com a Lei Nº 12.990, ficam reservadas aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos. E isso deve ser replicado para o concurso da PC-RJ sim. No entanto, é importante frisar que as providências à serem adotadas no procedimento de inscrição, sobre como se inscrever, devem aparecer somente no edital. Nesse caso, recomendo aguardar a publicação oficial. Para saber as últimas atualizações do concurso, você pode acompanhar também o noticiário da Folha Dirigida. Segue o link: https://folhadirigida.com.br/concursos/policia-civil-rj/policia-civil-rj-diversos-cargos-2018/noticias Abraços, Blog FD!
Oi boa tarde eu sou deficiente auditivo mas uso aparelho auditivo e com ele escuto 100% e eu posso fazer prova para essa area técnico de necropsia?
Olá, Marcos! Quando há algum tipo de restrição, a informação costuma vir no edital do concurso. Para você ter certeza, recomendamos aguardar o edital da PC-RJ 2020. Para se manter atualizado sobre esse concurso, você pode acompanhar também o noticiário da Folha Dirigida. Segue o link: https://folhadirigida.com.br/concursos/policia-civil-rj/policia-civil-rj-diversos-cargos-2018/noticias Abraços, Blog FD!