fbpx

Saiba tudo sobre concursos na área Administrativa

Compartilhe o conteúdo

Um dos primeiros passos na hora de escolher os concursos dos sonhos é definir a área que você irá seguir. Uma que se destaca pela quantidade de oportunidades em concursos é a área Administrativa.

Além de ser uma opção presente em inúmeras instituições, pode contar também com excelentes cargos, salários e planos bem estruturados de carreira.

Para ajudar você nessa decisão, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a área. Além disso, no final desse guia, você irá encontrar os principais concursos desse campo.

carreiras administrativas

A área de carreiras administrativas possui inúmeras opções na maioria dos órgãos públicos (Foto: Pixabay)

Neste guia, você vai encontrar informações sobre:

O que é uma área Administrativa?

É a maior área, mais conhecida e com concursos frequentes. Nesse sentido, a oferta de cargos e vagas é bem maior do que comparado às outras áreas de concurso público.

Entretanto, possui a maior concorrência por conta de cargos de nível médio e superior em todas as formações.

Quais são as carreiras Administrativas?

Toda instituição possui seu corpo administrativo. Assim, os concursos podem ser para secretarias, tribunais e até polícias. Um exemplo disso é a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem também concurso para a carreira de agente administrativo, e não somente o de policial rodoviário federal.

Tribunais, Institutos, Autarquias, Prefeituras, Secretarias de município e estado, Empresas Públicas e Universidades também são órgãos que ofertam oportunidades para essa área, assim como escolas estaduais e federais.

O que abrange a área Administrativa?

Quem opta por seguir a área Administrativa pode lidar com atividades mais internas, assim como com funções que exijam o atendimento ao público.

As atividades podem variar entre elaborar relatórios, cuidar de demandas burocráticas que envolvem matemática ou parte jurídica.

As ações e o tamanho da responsabilidade vão variar de acordo com a escolaridade exigida pelo cargo.

Para nível médio é mais provável ter como função executar trabalhos de atendimento, digitalização, ofícios, elaborar documentos e outras atividades determinadas pela lei do cargo.

Já para uma posição de nível superior, as funções baseiam-se em conhecimentos mais aprofundados da legislação e a atuar como uma analista administrativo. Podendo responder por atividades similares a de nível médio também.

Lembre-se sempre de consultar a lei que rege o cargo escolhido para verificar as atividades determinadas.

É preciso ser formado em Administração para concorrer?

Não é necessário formação superior para a maioria dos cargos para a área administrativa. Entretanto, se o órgão solicitar um servidor com habilidades mais técnicas como analista, é provável que solicitem no edital a formação.

Quando surgir uma oportunidade do seu interesse, sempre verifique o histórico do órgão e qual a exigência de escolaridade do concurso.

Vale a pena fazer concurso na área Administrativa?

As vantagens são inúmeras. É uma das poucas áreas com salários elevados para quem possui a escolaridade de nível médio.

Um bom exemplo é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em que a remuneração inicial fica entre R$5.000 e R$6.000.

Além dos salários altos, o número de vagas para essa área torna a investida bem atrativa. Fora o cadastro de reserva que também possui o histórico de grandes convocações.

Qual a idade máxima para fazer concurso na área Administrativa? 

A idade limite para participar é de 65 anos. Se já for servidor, até os 70.

Quais são as matérias mais comuns na área Administrativa?

Além das matérias básicas inerentes a maioria dos concursos como Português, é possível se deparar com provas de conhecimento de:

  • Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Administração Geral e Pública
  • Matemática (Raciocínio Lógico)

Órgãos como o INSS, por exemplo, solicitam o conhecimento de Direito Previdenciário. Os conteúdos podem variar incluindo algum tipo de legislação específica, dependendo do órgão.

Como exemplo a disciplina de Organização do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), que só é cobrada para cargos da instituição.

Uma vantagem da área Administrativa é que as matérias das oportunidades de concurso se diferem pouco, o que possibilita estudar para mais de um cargo de órgãos diferentes ao mesmo tempo.

📝 Dicas para estudar Direito Previdenciário e Administrativo

📝 Guia: 51 dicas para concursos público

Tem Teste de Aptidão Física (TAF) para concursos na área Administrativa?

Os concursos da área Administrativa não possuem a etapa de teste físico em seus editais. Até o momento nenhuma banca solicitou esse tipo de prova. Porém, é sempre bom verificar o edital do seu concurso de interesse.

Como funciona o plano de carreira da área Administrativa?

A área Administrativa possui cargos com carreiras bem definidas, que englobam a progressão e promoção de acordo com o tempo de serviço. Outras permitem o acesso a Capacitação e Qualificação do servidor para obter um aumento salarial.

De todo modo, para conhecer melhor o plano de carreira do seu cargo de interesse é importante consultar sempre a Legislação atual do mesmo.

No documento será possível compreender como aproveitar cursos e formações para a sua atividade.

Concursos na área Administrativa

Em relação aos concursos Estaduais, é válido acompanhar os Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça, Tribunal de Contas, Detrans, Fazendas de cada região para mapear as oportunidades. Além, claro, das secretarias de estado.

→ Concursos previstos em 2020

Prefeituras também costumam ofertar diferentes editais para cargos da área Administrativa, nas secretarias municipais e outros órgãos!

No site da Folha Dirigida, é possível realizar pesquisas por região e pelo nome do órgão, além de verificar as notícias e os concursos em destaque da semana.

E aí, ficou com alguma dúvida nessa área? Deixe a sua pergunta nos comentários aqui do nosso Blog da FD. Bons estudos!

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *