fbpx

Como ter rotina de estudos: o que devo mudar?

Compartilhe o conteúdo

Algumas decisões que tomamos implicam em uma grande transformação, que é o caso de quem decidiu ingressar na carreira pública. E isso envolve ter uma rotina de estudos eficiente e produtiva.

O grande desafio é definir como será essa mudança na sua vida. Passar em um concurso é mais que uma mudança de emprego, é um projeto de vida.

E agora você deve estar se perguntando: como faço para ter uma rotina de futuro servidor?

Como ter rotina de estudos para concursos?

Lembre-se de quando você decidiu que queria se tornar um servidor público. Você pode ter escolhido um edital, visto o conteúdo programático e começado a estudar.

Da maneira mais simples, sem pensar muito ou se programar. E isso é um erro.

Marcelino Viana explica que muitas pessoas não observam as suas rotinas e não fazem determinado planejamento para isso.

Tudo acaba ficando atropelado e a organização e a preparação vão se perdendo ao longo do tempo. Isso porque não houve nenhuma reflexão inicial sobre qual a maneira mais eficaz para seguir seu estudo.

É preciso ficar atento a alguns pontos determinantes indicados pelo professor. Mas, antes de tudo, a principal dica é compreender de que maneira essa nova rotina poderá entrar em seu cotidiano.

O que mudar na rotina de estudos (Pixabay)

Entenda a sua rotina atual

Observe sua rotina e desenvolva um planejamento. Esse é o primeiro passo no seu processo.

Para saber mais sobre o que fazer, como fazer, qual tipo de concurso e como você vai organizar isso, é preciso olhar para o hoje e o agora.

Mas o que deve ser avaliado? Imagine-se no cenário:

Você já tem uma ocupação profissional, mas decide se tornar um servidor público.

Pode ser que você já tenha uma rotina de vida bem estabelecida na rede privada. Porém, decide que quer iniciar os estudos para concurso público. O que fazer?

O horário destinado à realização do trabalho não pode ser alterado, afinal, é um compromisso que você possui com a empresa da qual você faz parte. Você não tem como mudar isso.

O mesmo vale também temos os profissionais autônomos. Nesse exemplo, em determinado horário, essa pessoa tem que atender a uma demanda.

Ou seja, se ele é um prestador de serviço, ele responde por alguma tarefa naquele horário. Algo que também não pode ser mudado.

Portanto, você precisa utilizar seus horários vagos para poder estudar.

✔️ Aproveite e confira 57 dicas para concursos públicos

A jornada exige que você se torne uma pessoa melhor e, para isso, é preciso entender quais mudanças estabelecer na sua vida. Isso é válido principalmente para quem está em uma fase inicial de preparação para concurso público.

O que mudar na sua rotina para virar futuro servidor

O professor indica alguns pontos para ficar atento, mudar na sua rotina diária e auxiliar na preparação para os concursos.

#Não tenho um hábito de estudo

Não podemos esquecer dos horários que geraram mudança para você, como mudanças de hábitos para o seu estudo. Se você já vem de uma longa jornada de preparação, talvez grandes mudanças não sejam necessárias.

#Não consigo ter foco ou disciplina para estudar no momento

O professor explica que é preciso estabelecer bem o organograma diário, ou seja, o cronograma de estudo e os horários que não podem ser alterados. Ao focar neles, você terá mais controle do seu estudo.

#Chego em casa cansado e não consigo fazer nada

É comum as pessoas chegarem cansadas em casa depois de longas jornadas de trabalho. Porém, quando só temos esse tempo de estudo, devemos nos organizar para separar parte do nosso dia para isso.

Mas, é determinante também ter o momento de descansar, pois o descanso faz parte de todo esse processo. Porém, evite a procrastinação nos estudos.

#Tenho pouco tempo de estudo

Foque em mudar algo na sua rotina para que isso possibilite a geração de tempo para alcançar os seus objetivos. Essa mudança é fundamental!

#Avalie suas prioridades

O importante é realizar essa avaliação, independentemente do tempo da jornada que você tiver. Lembre-se, o tempo também é uma questão de prioridade, ou seja, é como você prioriza aquilo que é importante na sua vida.

Se você é uma pessoa que tem muito tempo livre e nesse tempo não consegue ser produtivo, é preciso mudar também.

fd-anual

Como iniciar uma nova rotina de estudos?

As rotinas precisam ser construídas a partir daquilo em que podemos mudar e respeitando o que não podemos mudar.

“Você começa a clarificar um pouco mais o percurso que precisa ser construído, os seus horários de estudo, do que você vai abdicar. Porque você certamente vai precisar abrir mão de algumas coisas para construir a sua jornada”, afirma o professor Marcelino Viana.

A preparação para concursos públicos é um percurso de mudanças constantes, respeitando aquilo que não pode ser alterado.

Você sabe o que você precisa mudar no seu cotidiano para render mais no seu estudo?

Produzir, nos estudos, não significa quanto tempo você estuda, e sim como você estuda. Tenha atenção e avalie suas prioridades.

Aproveite para conferir mais dicas do professor Marcelino Viana no Treine sua Mente, disponível no canal da FD.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *