fbpx

Saiba como organizar seus estudos para concursos

Compartilhe o conteúdo

Muitos estudantes possuem dúvidas sobre qual é a melhor forma de organizar seus estudos para concursos públicos. A verdade é que a resposta para essa dúvida pode variar bastante.

Os fatores para um planejamento ideal englobam desde a rotina diária até hábitos de cada estudante. Portanto, é preciso atenção redobrada na hora de iniciar sua trilha de concurseiro.

organizar estudos pixabay

Para montar seu plano, um passo importante é fazer uma análise completa do edital (Foto: Pixabay)

O primeiro passo é montar um plano de estudos. Para isso, é indispensável fazer uma análise completa do edital almejado, segundo o professor Leonardo Murga.

Pondere todos os pontos que não podem ser esquecidos para um estudo bem planejado até a data da prova.

Precisa de ajuda? Siga os nove passos do Leo Murga:

9 passos para organizar seus estudos

1. Escolha sua área de estudo

O primeiro pontapé deve ser definir sua área de concursos. Esse passo é fundamental para começar a ter noção de quais matérias você terá pela frente para estudar.

📝 E-book: Guia rápido para escolher sua área em concursos

2. Estude os editais

Nesse passo você saberá como aproveitar alguma formação que você já tenha ou conhecimentos prévios dos assuntos do edital.

A análise do edital servirá para compreender as etapas que o seu concurso de interesse exige e começar a esboçar a sua preparação para elas.

📝 Banco de editais

3. Separe as matérias que você precisa estudar

Após a análise do edital, o estudante deverá separar as disciplinas que devem ser estudadas. Caso o edital do seu concurso de interesse ainda não tenha sido publicado, será preciso realizar um apanhando dos editais anteriores para saber o que estudar.

Verifique os assuntos em comum frequentes e monte seu estudo com base neles. Assim, quando o edital for publicado, você já estará muitos passos à frente na preparação.

4. Monte seu horário

Essa etapa é de colocar a mão na massa para iniciar os estudos. Para montar seu horário, defina os períodos que você tem disponíveis ao longo do dia. Não se esqueça de reservar um espaço para possíveis imprevistos também.

Para organizar as matérias que devem ser estudadas, forme ciclos de conteúdo e agrupe matérias em comum, de preferência com até três tipos de conteúdo.

É importante que você alterne esses ciclos também. Portanto, não foque apenas em encerrar uma matéria por vez.

Você pode separar a divisão de estudo das matérias em uma lista ou usando o Excel para construir uma planilha: o importante é fazer da forma que você achar melhor para conseguir a sua organização.

📝 Quantas horas por dia de estudo é preciso para passar em concurso?

5. Estabeleça suas metas

Quando for iniciar seu estudo você já deve ter em mente o que deverá aprender naquele dia. Um erro muito comum entre os estudantes de concurso público é decidir o conteúdo somente na hora de estudar.

Isso acaba se tornando um problema. Isso porque o concurseiro perde o tempo, que seria essencial para se dedicar ao aprendizado, organizando seu programa.

As metas podem ser baseadas em estudar determinadas horas por dia. Porém, tenha em mente que quantidade não é qualidade. Não esqueça também de fazer exercícios por dia e semana.

Não crie metas impossíveis! Seja realista na hora de separar o conteúdo do seu estudo diário.

📝 Como construir uma meta para passar em concursos?

6. Monte resumos

Os resumos são uma excelente ferramenta para revisão e aprendizado. Para saber se você está dominando o assunto, a indicação do professor Leonardo Murga é montar mapas mentais ou diagramas.

Uma dica para testar se você fixou a matéria é ensinar algum colega sobre o assunto que você estudou. Caso haja muita dificuldade para fazer isso, anote o que esqueceu e retome a leitura desse tópico.

📝 Guia: 51 dicas para concursos públicos

7. Faça exercícios

Você precisa praticar! Não adianta só ler teoria e deixar para fazer questões apenas no dia da prova do seu concurso. Pegue provas antigas, simulados e diferentes questões das disciplinas estudadas para exercitar.

O momento de errar questão é durante o estudo e não no dia da prova. Por isso, treine bastante.

8. Avalie seu progresso

Esse é o ponto conhecido como diagnóstico do estudo. Comece fazendo uma avaliação de quantos exercícios acertou ou errou durante a semana.

Verifique se as metas estabelecidas por você anteriormente estão sendo completadas e se está acontecendo um progresso em relação aos conteúdos que devem ser estudados.

Caso esteja com muitos erros e com progresso lento, procure fazer alterações no seu plano de estudo. Essas mudanças podem ser nos horários, na quantidade de horas de estudo ou de exercícios feitos.

9. Estudar é se conhecer melhor!

Reconhecer os erros e avaliar sua caminhada é fundamental para conquistar seus objetivos. Não desanime, continue na batalha pelo seu sonho!

Leonardo Murga explica que não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Devemos entender que estudar não é talento, e sim hábito diário até encontrar a melhor forma de ter mais resultados para você.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *