fbpx

Como ler mais rápido: conheça a leitura dinâmica

Compartilhe o conteúdo

A leitura é um processo fundamental para a obtenção de conhecimento, mas, para muitos, pode acabar sendo cansativo e demorado. Como então ler mais rápido e de forma eficiente?

Outro problema, é que há pessoas que, na hora da leitura, não conseguem se concentrar, precisam ler e reler a mesma página várias vezes, o que torna o processo ainda mais lento. Isso já aconteceu com você?

Não existe uma fórmula mágica, mas a boa notícia é que existe uma técnica que pode ajudar você a ler de forma mais acelerada e não deixar de aprender o conteúdo todo. É a leitura dinâmica!

O professor Juarez Lopes, especialista em otimização da leitura e do estudo é pioneiro da leitura dinâmica no Brasil e explicou como funciona esse métodos de leitura.

Além disso, o especialista deu algumas dicas para você ler mais rápido, sem deixar de compreender o que foi lido.

A leitura é um processo fundamental para a obtenção de conhecimento, mas, para muitos, pode acabar sendo cansativo e demorado

A leitura é um processo fundamental para a obtenção de conhecimento, mas, para muitos, pode acabar sendo cansativo e demorado (Foto: Freepik)

O que você vai encontrar por aqui:

Como ler mais rápido e aprender?

Antes de tudo, o professor comenta que é importante entender como funciona o processo de leitura. Segundo Juarez Lopes, ao ler, os olhos funcionam como uma “máquina fotográfica”.

É como se os olhos tirassem fotos das palavras, que serão transformadas em impulsos eletroquímicos e enviadas ao cérebro.

Juarez explica que essas informações serão comparadas com as que estão armazenadas no cérebro. Caso já exista na sua memória, você entende com mais facilidade o que foi lido.

Se for uma informação nova, será necessário “decodificar” – interpretar o significado -, seja com a ajuda de alguém ou por conta própria. É o momento que você aprende sobre algo.

A partir daí, toda vez que fotografarmos de novo esta informação, nós entendemos, explica.

Mas esse processo, segundo o professor, não funciona apenas com textos. Quando você olha para um objeto, por exemplo, consegue entender tudo o que está sendo visto.

A diferença está na capacidade de entender conjuntos. Enquanto você consegue compreender vários elementos em uma paisagem, com as palavras isso não acontece sempre.

“Apesar de termos a capacidade de fotografar o todo, para entender, precisamos fotografar sílaba por sílaba”, completa Lopes.

O professor conta que o cérebro, em ritmo normal, consegue “revelar” 24 fotos por segundo. Se cada foto for uma sílaba, você lê 24 sílabas durante um segundo.

Como a leitura dinâmica pode ajudar nesse processo?

A leitura dinâmica é uma técnica que tem como objetivo aumentar a velocidade de leitura a partir de processos de exercícios sequenciais e repetitivos, sem perder a qualidade da leitura e a compreensão.

Para ler de forma dinâmica, você precisa fotografar palavras, e não as sílabas – a leitura deve ser feita em blocos.

Ou seja, em um segundo, você vai conseguir ler 24 palavras ao invés de 24 sílabas.

Para que a técnica funcione, é preciso “acostumar” o seu cérebro a esse novo ritmo. Por isso os exercícios.

Resumindo, para ler mais rápido e aprender, o professor afirma que é necessário mudar a programação cerebral de leitura. 

Ao final desse texto, você encontrará o passo a passo para criar esse novo hábito nos seus estudos.

Curso Método Futuro Servidor

Quanto tempo é gasto para ler uma página?

De acordo com o professor, um leitor tradicional vai ler, em média, cerca de 171 palavras por minuto.

Se uma página de um livro tiver, aproximadamente, 462 palavras, essa pessoa vai gastar em torno de 2 minutos e 42 segundos para ler. Fica assim:

Tempo de leitura:

171 palavras = 1 min

Logo,

462 palavras = 2 min 42 segundos

Já um leitor dinâmico, dentro de uma variação de 0 a 1000 palavras por minutos, vai conseguir ler e compreender, pelo menos, 3 vezes mais rápido.

Qual é a melhor hora do dia para ler?

Juarez explica que essa é uma questão mais individual, que varia de pessoa para pessoa. Você tem que descobrir qual é o melhor horário para você.

“O importante é que, se possível, leia sempre no mesmo horário”, indica.

Conclusão: faça testes.

Qual a melhor maneira de ler?

Independentemente de você estar lendo de forma tradicional ou dinâmica, o professor aponta para a necessidade de manter uma boa postura.

Você deve se sentar – de maneira ereta – em uma cadeira junto de uma mesa. O livro deve ficar apoiado sobre a mesa.

O professor complementa dizendo que não é recomendado ler na cama, em sofá ou em rede. Por mais que seja bom, isso vai diminuir o seu rendimento.

Acontece que o seu cérebro se acostuma com algumas coisas, e quando você está deitado ele entende que é hora de descansar ou dormir.

Como acabar com a distração e a falta de vontade de ler?

Sem dúvidas, a desatenção e o desânimo são inimigos da leitura. Você não consegue ler de forma efetiva e, consequentemente, não aprende.

A dica que o professor é definir o objetivo da leitura, ou seja, o que você deseja alcançar lendo aquele texto/livro.

Leitura sem meta concreta, definida, é leitura perdida no tempo, fadada ao esquecimento, comenta.

No caso de uma leitura voltada para os estudos, defina antes quais são os tópicos que deseja aprender a as dúvidas.

Como se preparar para iniciar uma leitura?

Para começar a ler, você precisa entender a diferença entre ler e estudar. A leitura, por si só, não exige um objetivo, você pode ler por hobby, por exemplo.

Já o estudo, segundo o professor, tem como finalidade resolver um problema e, para isso, surge a necessidade de buscar conhecimentos.

Um futuro servidor, ao iniciar a sua preparação, vai buscar o conhecimento necessário para ser aprovado no concurso público.

O professor frisa a necessidade de ter um objetivo. Quando você estuda para concurso, precisa saber quais são os conteúdos necessários.

Quando começa a estudar, apenas lendo livros, sem propósito, Juarez explica que você acaba buscando tudo e não achando nada.

Por isso, a dica para começar a ler – com a finalidade de estudar – é saber o que você quer aprender.

Assinatura Folha Dirigida

Como criar o hábito de ler mais rápido

Antes de começar a ler mais rápido, você precisa adquirir o hábito da leitura. Para isso, Juarez indica que você leia todos os dias.

Se for possível, organize-se para que essa leitura aconteça sempre no mesmo horário, porque isso vai ajudar a tornar a prática um hábito.

Após isso, para aperfeiçoar as suas técnicas de leitura dinâmica, a dica que o professor dá é fazer um curso sobre o assunto.

Passo a passo para a leitura dinâmica

O professor relembra que o leitor dinâmico vai ler palavras ou bloco de palavras, ao invés de ler sílaba por sílaba.

Segundo ele, o curso de leitura dinâmica ensina os passos necessário para ler de forma mais ágil. São eles:

  1. Leia sempre sentado em uma cadeira acoplada a uma mesa, com o livro apoiado na mesa e mantendo uma postura ereta;
  2. Dê um objetivo ao estudo. Você pode fazer um inventário das dúvidas que o seu estudo busca solucionar;
  3. Prepare o livro. Caso ele seja novo, você pode descolar as páginas que ficam presas;
  4. Vire a página com a mão fraca (esquerda para os destros e direita para os canhotos), enquanto a mão forte deverá ser usada para guiar os olhos;
  5. Após a leitura, volte a seu inventário de dúvidas e tente responder às perguntas;
  6. Caso fique perguntas sem respostas, coloque-as num novo inventário de dúvidas para a próxima rodada de estudo.

Pronto para testar a técnica?

Passos para ler de forma dinâmica


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *