8 dicas de como fazer um currículo
Seja para o primeiro emprego, estágio ou uma vaga de trabalho, como fazer um currículo é sempre uma dúvida para muitos candidatos.
Um fato é que o documento precisa ser feito com clareza e estar bem estruturado para apresentar aos recrutadores.
“Um bom currículo deve ser bem estruturado, com um layout onde as informações sejam claras e objetivas”, explica a gerente de Serviço & Qualidade da Adecco, Kerullen Pimenta de Sá.
Ela ainda destaca: não omita informações e todos os dados precisam ser verdadeiros, ou seja, não minta no seu currículo.
Afinal, você quer se sair bem no processo seletivo, certo?
1- Como fazer um currículo?
A gerente na consultoria de Recursos Humanos explica que a estrutura do currículo deve apresentar as informações de maneira clara e objetiva.
Kerullen Pimenta indica que os principais pontos para fazer um currículo devem ser:
– Dados do candidato: nome, telefone, e-mail, onde mora, mídias sociais
– Objetivo
– Formação acadêmica
– Idioma
– Conhecimentos
– Experiências profissionais
– Cursos extracurriculares (caso o candidato possua algum)
→ 96% dos jovens afirmaram não mentir no currículo
2 – Tem que ter foto no currículo?
Certamente uma das maiores dúvidas na hora de fazer e enviar a candidatura para uma vaga de emprego.
A gerente na Adecco explica: a foto no currículo é opcional.
Além da fotografia, incluir resumo profissional e disponibilidade para viagens são informações também opcionais, segundo Kerullen Pimenta.
“Caso opte em colocar, a foto deve ser de preferência em um ambiente de trabalho ou mais formal, e com imagem de boa qualidade”, explica a gerente da Adecco.
3 – O que não pode faltar ao fazer um currículo?
Dois pontos são essenciais, segundo Kerullen Pimenta:
1.Objetivo
2. Atividades exercidas nos últimos empregos.
Atenção ao item número 2. A gerente explica que o candidato não deve apenas descrever as atividades, mas detalhar suas principais responsabilidades, projetos que realizou e resultados alcançados.
4 – O que colocar no objetivo profissional?
O objetivo para uma vaga de emprego deve ter suas áreas de interesse. segundo a gerente na Adecco, um exemplo é:
“Busco oportunidades na área Financeira com foco em Contas a Pagar e Receber”.
Para estágio, a recomendação é direcionar para a área de formação. Por exemplo:
“Busco oportunidades na minha área de formação em Psicologia. Considero áreas como atendimento hospitalar, clínica ou recrutamento e seleção”.

Kerullen Pimenta de Sá, gerente na Adecco, explica que o objetivo do currículo deve ter áreas de seu interesse (Foto: Divulgação)
5 – Como fazer um currículo para primeiro emprego?
O número de jovens em busca de seu primeiro emprego é grande e, mesmo sem experiência na área, é possível fazer um currículo com bom conteúdo.
Kerullen Pimenta sugere, na parte de Experiências, que qualquer atuação profissional, formal ou não, é válida para incluir.
Muitos jovens já tiveram pequenas atuações informais, e ficam receosos de colocar no currículo, mas essas experiências podem ser consideradas.
Outras informações para incluir são projetos realizados na escola/faculdade e intercâmbios. Essas são experiências que ajudam o recrutador a avaliar conhecimentos, habilidades e competências do candidato.
6 – Quando não tenho experiência profissional, o que coloco?
Quando o candidato não tem experiência para incluir, o recomendado é incluir cursos, graduações ou especializações realizadas, assim como projetos realizados nessas formações e estágios obrigatórios.
A gerente na Adecco recomenda colocar essas informações com destaque no currículo.
Ela também cita que algumas metodologias, ferramentas ou sistemas também são importantes e podem ser mencionados na falta de experiência do candidato.
Um exemplo é a área de Tecnologia, em que conhecimentos técnicos em softwares e sistemas são essenciais e fazem diferença para a contratação.
→ 7 erros comuns em currículos e como evitá-los
7 – Existe melhor dia e horário para entregar o currículo?
Segundo Adriano Pereira, especialista em currículos do site Vagas.com, não há restrição para o horário, mas ele aponta que existem momentos que o candidato tem mais chances de ter o currículo visto. Levando em conta que empresas recebem milhares de candidaturas por dia.
Currículos que são recebidos até poucos dias após a abertura da vaga têm uma chance maior de serem lidos e aproveitados em fases seguintes, porque a competição é menor, afirma o especialista.
Se o candidato for enviar por e-mail, o especialista indica que mande pela manhã e em dias úteis, antes das 10h, quando as recrutadoras costumam iniciar o horário de trabalho e podem começar a selecionar.
8 – O que escrever em um e-mail para enviar currículo?
A mensagem do e-mail deve conter um breve resumo que explique o porquê o candidato é compatível com a vaga.
Além disso, Adriano Pereira explica que é importante o candidato indicar ao recrutador porque o currículo deve ser considerado. Lembrando, o candidato deve ser sempre objetivo.
“Um ponto que pode servir de trunfo também é usar a sua última experiência ou habilidades que você tem e possam ser úteis para o cargo. Se for o seu primeiro emprego, falar um pouco sobre sua formação é o indicado também”, explica o especialista em currículos.
*colaborou Ana Clara Frontelmo