fbpx

Como estudar Português sozinho para concursos?

Compartilhe o conteúdo

Muitas pessoas têm dúvida e receio sobre como estudar por conta própria para concursos. Ainda mais em tempos que estamos sem o auxílio presencial de uma turma ou professor.

Mas, a verdade é que mesmo em um processo de aprendizado em grupo, ele sempre dependerá exclusivamente de você para ser efetivo. E isso vale para qualquer matéria, até para a que cai em todos os concursos.

Falando nisso, então, como estudar Português sozinho para concursos públicos?

Primeiro de tudo, você deve ter em mente que sempre será uma responsabilidade sua de construir o conhecimento.

como estudar portugues sozinho para concursos

O primeiro passo para estudar por conta própria é estar disposto a começar

O que fazer para começar a estudar Português sozinho?

O primeiro passo para estudar por conta própria é estar disposto a começar.

Ao iniciar essa atividade sozinho, o professor de Língua Portuguesa, Sidney Martins, orienta que os estudantes contem com o apoio de uma gramática online e com professores de cursinhos durante a trajetória.

Infelizmente, de acordo com o professor, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, para obter bons resultados, o ideal é estudar com antecedência.

Quem está começando agora deve ter isso em mente. A disciplina de Língua Portuguesa é a principal matéria dos concursos.

Se você não sabe como organizar-se para estudar em casa, confira essas dicas para estudar de forma mais eficiente.

o que fazer para comecar a estudar sozinho

Qual a melhor forma de se organizar para estudar Português sozinho?

A professora Thais Batista explica que, para estudar sozinho, é preciso ter ciência de que deve unir teoria e questões.

Para isso, deve-se organizar um cronograma semanal próprio.

Não é uma tarefa fácil estudar sozinho, sem cursinho ou com um professor para dar suporte. Por isso, respeitar o seu cronograma é extremamente necessário neste momento.

Essa é uma forma de estruturar e organizar o seu estudo, possibilitando a execução dele de forma que o retorno seja observado com o tempo. E como fazer isso?

De acordo com a professora Thais, devemos começar organizando os dias da semana para seguir entre as duas técnicas de estudo: teoria e questões.

Já no fim de semana, é o momento ideal para fazer simulados sobre todos os assuntos estudados durante aquele período.

Faça um simulado acerca de todos os assuntos averiguados para estabelecer uma avaliação do que conseguiu reter ao longo desse período, aconselha Thais Batista.

Como estudar sozinho a disciplina de Língua Portuguesa?

Para começar o seu ciclo de estudos é preciso ter uma boa gramática ao seu lado. Quem defende isso é o professor da disciplina, Ramon Matos.

Em relação aos conteúdos que devem ser vistos de maneira inicial, seguindo as dicas anteriores, o professor Ramon aconselha que o estudante inicie pela matérias mais simples.

“As matérias mais simples lhe darão base para seguir e aprender os assuntos mais complexos da língua. Faça muitos exercícios de fixação e de concursos anteriores.”

Leia mais sobre a Semana Português para Concursos:

→ O que cai no básico para concursos
→ Veja o que estudar em todos os níveis

Apontamos na parte de organização os pontos de estudo por teoria e por questões, mas além dos simulados, existe uma outra técnica fantástica para você utilizar.

Ramon indica fazer mapas mentais ao término de cada matéria estudada. Mas, com muita disciplina e atenção! Afinal, os fatores chaves do seu estudo sozinho serão o seu comprometimento com o estudo.

O ideal é fazer um planejamento, de acordo com as facilidades e dificuldades pessoais.  A partir daí, muita disciplina e determinação, recomenda o professor do Curso Preparatório Passei.

como se organizar para estudar sozinho

Acompanhe a Semana Português para concursos da FD no YouTube

São cinco transmissões, com professores de Língua Portuguesa esclarecendo as maiores dúvidas de candidatos a concursos públicos. Confira a programação completa:

1. Provas para todos os níveis
2. Como começar a estudar do zero
3. Macetes para estudar Português
4. Os principais assuntos da matéria
5. As características das bancas


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *