fbpx

Como estudar Português da FGV para provas de concurso?

Compartilhe o conteúdo

A Fungação Getulio Vargas é uma das bancas mais desafiadoras entre os concursos públicos, principalmente quando o assunto é Língua Portuguesa. Nós perguntamos: você sabe como estudar Português para a FGV?

Se você não sabe, calma! Isso não significa que você deve desistir e sair correndo de encarar alguma prova se a banca escolhida for a FGV.

Saiba que ela vai exigir uma dedicação maior da sua parte, é o que explica a professora de Língua Portuguesa, Aline Aurora, do curso Aprenda.com.

+ Dicas de preparação para a prova de Português da FGV

O que você vai encontrar nesse conteúdo?

como estudar portugues da fgv para provas de concurso

A FGV possui várias formas de exigir o mesmo conteúdo programático do edital, segundo a professora Aline Aurora

Qual o perfil da banca FGV?

A professora Aline Aurora aponta três principais características da Fundação Getulio Vargas (FGV) que você deve ter muita atenção na hora de iniciar sua preparação para a prova de Português dessa banca.

  • A FGV não é uma banca previsível.
  • A banca cobra mais questões de inferências e deduções.
  • A leitura do enunciado indica como se deve ler o texto.

Quando a professora Aline afirma que a FGV não é previsível, quer dizer que esta é uma banca que não costuma cobrar os mesmos tipos de questões sempre, o que é comum em outras bancas.

A FGV possui várias formas de exigir o mesmo conteúdo programático do edital, mas isso não quer dizer que fazer provas anteriores não irá ajudar. É sempre bom ter uma referência como ponto de partida.

tres principais caracteristicas da prova de Português da FGV

Como são as questões de Português da FGV?

Para começar, a professora explica que uma dica para quem vai realizar questões dessa banca é não ir direto na alternativa mais óbvia de uma vez. Sempre avalie sua resposta com calma.

Quando você se deparar com uma situação de dúvida em duas respostas, é o momento de ler com bastante atenção e ter “maldade no coração” para não cair em alguma pegadinha marcando a opção mais previsível.

Lembre-se, estar em dúvida em apenas duas alternativas já é estar um passo à frente de outros candidatos, afinal, muitos permanecem inseguros entre três ou mais opções.

Aline Aurora alerta também que a banca tem mudado os aspectos de seus textos. É preciso estar atento a isso.

Anteriormente, a FGV desenvolvia as questões com um texto longo e esse servia de base para até três, cinco ou mais questões.

Em seus últimos concursos, a professora afirma que a banca tem colocado textos pequenos com no máximo duas questões para serem respondidas.

O resultado? Muitos textos diferentes por prova, se tornando algo mais cansativo para o candidato.

Porém, apesar desse detalhe, a professora não vê mudança no perfil geral da banca FGV na elaboração das questões. Ela continua trazendo questões de Interpretação em que a parte gramatical é cobrada sobre o texto.

Confira mais conteúdos da Semana Português do Blog FD:

→ Como revisar o conteúdo de Português para concursos
→ 10 dicas essenciais de Português para concursos

Quais cuidados ter com as questões de interpretação da FGV?

Em relação à interpretação de texto, a professora afirma que a banca cobra mais questões de inferências e deduções.

Mas isso não quer dizer que você não vai encontrar uma questão de compreensão textual nessa prova.

Nesse caso, a interpretação exige mais de você. Afinal, será necessário ler nas entrelinhas e entender o que está implícito. Então, o que você pode fazer a respeito disso?

Em poucas palavras, para entender as informações do texto, você vai precisar prestar muita atenção na informação que ele apresenta.

Com isso, você evita cair em um entendimento de uma verdade que é apenas para você e não para o texto cobrado pela questão.

Estude com milhares de questões por 10 dias gratuitos no FD Questões (se você já é um assinante FD Questões ou Premium, seu acesso à ferramenta é ilimitado!)

Quais etapas seguir na hora de fazer uma questão da FGV?

Comece realizando uma primeira leitura do enunciado com atenção. De acordo com Aline Aurora, é importante compreender bem qual é o comando solicitado pela questão que você irá realizar. Ou seja, entender exatamente o que precisa ser respondido.

Em seguida, faça uma leitura atenta do texto relacionado à questão. Lembre-se de já ter em mente em sua leitura a busca pela resposta solicitada no enunciado.

Após isso, verifique entre as respostas disponíveis qual corresponde à pergunta feita, sempre tomando cuidado com as pegadinhas presentes nas questões.

como fazer uma questao da fgv

Como estudar Português para a FGV?

Quando for estudar Português para a FGV, é importante que o candidato entenda que não basta apenas focar na realização de questões para se preparar.

O Português é o mesmo para todas as bancas e concursos, o que muda é a forma que ele será aplicado.

Nesse sentido, o estudante precisa construir uma base teórica que o ajudará a solucionar as questões de qualquer banca.

Após a leitura da parte teórica e sua compreensão bem consolidada, o estudante pode buscar por questões da FGV para traçar o perfil da banca, que tem como hábito cobrar conteúdos extensos na parte de Português.

Realize muitos exercícios de interpretação de texto para estar com o olho bem treinado para esse tipo de questão.

Em relação à parte da Gramática, além de fazer questões, é preciso sempre estar estudando. De forma geral, alguns temas importantes para a banca são:

  • Interpretação de texto
  • Gênero Textual
  • Tipologia Textual
  • Classes Gramaticais (ex: conjunções, preposições, substantivo, adverbio e adjetivo)

Também é importante estar atento à questões que cobram reescritura, pontuação, Complemento Nominal, Crase, desenvolvimento de oração reduzida e período composto.

Lembrando que o estudante deve sempre conferir os conteúdos exigidos no edital de seu interesse para traçar o seu plano de estudo.

Agora é a sua vez de “quebrar a banca” e se sair bem na próxima prova de Português da FGV!

📺 Confira as dicas da professora Aline Aurora na série Na Ponta da Língua, da Folha Dirigida:

➡ Estrutura Argumentativa – Parte 1
➡ Estrutura Argumentativa – Parte 2
➡ Compreensão e interpretação de texto
➡ O que esperar da banca no MP-RJ?

Quer mais dicas de preparação para as bancas?

Acompanhe todas as lives da Semana Português para concursos da Folha Dirigida:

1. Provas para todos os níveis
2. Como começar a estudar do zero
3. Macetes para estudar Português
4. Os principais assuntos da matéria
5. As características das bancas

Assinatura Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Folha Dirigida disse:

    Olá, Manoel! Tudo bem? É uma matéria complicada, mas há diversas estratégias que podem ajudar nos seus estudos. No Blog, temos uma série de dicas de Português que podem ajudar você. Caso tenha alguma sugestão de conteúdo do seu interesse, pode entrar em contato conosco. Abraços, Blog FD!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *