fbpx

Como começar a estudar para concurso público?

Compartilhe o conteúdo

Está dando seus primeiros passos para concurso, mas não sabe por onde começar a estudar?

Primeiro de tudo, saiba que você não está sozinho nessa. Muitas pessoas quando decidem fazer um concurso público, não sabem exatamente por onde iniciar os estudos.

Sabemos que a trajetória rumo ao sonho de tornar-se um servidor público não é fácil.

Por isso, antes de começar a estudar, você precisa tomar algumas decisões. Já sabe para qual área ou concurso você quer fazer? Está ciente que vai precisar se dedicar bastante para conquistar a aprovação?

Se você tem certeza da sua decisão, este post é para você.

Muitas pessoas quando decidem fazer um concurso público, não sabem exatamente por onde começar seus estudos

Muitas pessoas, quando decidem fazer um concurso público, não sabem exatamente por onde começar seus estudos (Foto: Freepik)

Neste post você vai encontrar:

Começar a estudar para concurso

Segundo o professor Leonardo Murga, estudar para concurso público envolve uma decisão de privação. Ou seja, você vai ter que dar horas de atenção para o seu estudo. Será inevitável e determinante para o seu sucesso.

Essas horas de dedicação serão subtraídas do seu tempo com família, amigos, trabalho e lazer.

Por isso, antes de começar a sua preparação, você precisa entender que será uma escolha que envolverá momentos de privação. Você está ciente disso?

Para concursos públicos é necessária a profissionalização dos estudos. É um ambiente extremamente competitivo, então, precisamos estudar de maneira eficiente e com um propósito, uma meta definida.

Esse investimento nos estudos valerá a pena quando você atingir a aprovação. No entanto, se não houver dedicação, você estará apenas perdendo tempo.

Se você tiver certeza do que quer, chegou a hora de se tornar um futuro servidor. E para começar os estudos, você precisa escolher um concurso.

Escolher um concurso

Antes de sentar para estudar, é importante que você tenha noção de quais são as áreas do serviço público que podem ser ingressadas via concurso público.

Muita gente acaba entrando no mundo dos concursos, simplesmente, pensando em remuneração e estabilidade. Não há nada de errado pensar nisso, porém não é o ideal, afirma Murga.

Isso porque, depois da aprovação, você vai ter uma profissão para exercer, e ela não pode ser desagradável ou com atividades que você não vai conseguir desenvolver.

Portanto, é importante conhecer um pouco as áreas do serviço público. As que mais se destacam são:

  • Tribunais
  • Jurídica
  • Segurança Pública
  • Fiscal
  • Controle
  • Bancária
  • Administrativa
  • Legislativa
  • Alta Gestão
  • Saúde
  • Magistério
  • Militar

Assim que você definir sua área de preferência, será mais fácil escolher qual concurso você pretende fazer. Lembre-se que, tendo uma área ampla em mente, será mais fácil organizar seus estudos.

Principais áreas do serviço público

Criar uma rotina de estudos

Leo Murga é auditor do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF). Ele conta que, durante o seu período de preparação, estudava de seis a oito horas por dia.

“Naquele momento, eu havia pedido demissão do meu emprego na iniciativa privada, após juntar dinheiro para poder estudar. Então, eu utilizava o dia inteiro para fazer o estudo”, explica.

No entanto, ele chama atenção para o fato de ter tido dificuldade com o foco nos estudos. “Muitas vezes eu passava oito horas sentado na biblioteca e conseguia render duas, três, quatro horas.”

O professor conta que, com o tempo, ele foi aprendendo a manter o foco. No caso do Leo, havia uma grande quantidade disponível de horas para estudar, então precisava melhorar o rendimento.

Ele começou a estudar os conteúdos durante a semana, para avançar nas matérias. E aos finais de semana fazia revisão do que estudou e resolvia exercícios.

Mas é importante ressaltar que nem todas as pessoas têm muito tempo disponível para os estudos. Por isso, é importante um planejamento eficiente que seja adequado à sua rotina.

Fazer um plano de estudos

Para montar o seu plano de estudos, o professor explica que você precisa entender a necessidade de ter um momento para construir o seu conhecimento.

Você vai ter uma rotina de estudos, como se fosse uma rotina de trabalho: com horário para começar e terminar.

Claro que o tempo de estudos vai depender da sua disponibilidade. Leo Murga aconselha a estudar durante a semana, como ele fazia, e deixar revisão e prática para os fins de semana.

Com isso, você estará fazendo ciclos de estudos. Ao passar quatro semanas nessa rotina, é importante fazer uma grande revisão de tudo o que foi estudado durante esse tempo.

A revisão é um dos três pilares do estudo, junto de teoria e prática. Porém, é no momento em que você revisa, que terá mais chances de fixar o conteúdo estudado.

Assinatura FD Premium + EduQC

Uma maneira prática de estudar

Para Leo Murga, não há uma forma prática de se estudar para concurso público, porque a preparação envolve, além de recursos materiais, todo um processo de adaptação.

Você precisa ter disponibilidade de tempo e entender que vai precisar ter privação. Ainda existe também a questão psicológica.

Estudar para concurso envolve ter que controlar a ansiedade, aceitar as privações e compreender que os editais não saem no momento que você quer.

O professor explica que há uma forma inteligente de se estudar, que é:

  1. Aceite o processo
  2. Escolha a área
  3. Selecione o material
  4. Comece os estudos

Ter um estudo mais eficiente

Durante a preparação para concurso, Leo Murga sugere que você não estude mais do que três matérias ao mesmo tempo.

Estudar 10, 15 ou 20 matérias em concomitância faz com que você tenha uma evolução lenta no seu aprendizado.

Assim como estudar apenas uma matéria por vez acaba tornando o processo menos efetivo. O ideal é que você estude as matérias em grupos de três.

O professor explica que quando você estuda apenas uma matéria por vez, seu progresso acaba sendo lento, e quando você chega na quarta matéria, já esqueceu o que estudou na primeira.

Da mesma forma, estudar muitas matérias ao mesmo tempo acaba tornando o aprendizado superficial. Por isso, o segredo é buscar um equilíbrio.

E para ajudar você a começar a estudar para concurso de maneira eficiente existe o Método Futuro Servidor.

Elaborado em conjunto pela Folha Dirigida e o professor Leonardo Murga, a metodologia é um processo de estudo que ajudará a ativar a sua memória e melhorar sua aprendizagem através de um processo de estudos que inclui teoria, prática e as revisões.

Com ele, você terá uma preparação individualizada que vai trazer melhores resultados. Quer saber mais sobre o Método Futuro Servidor?

Baixe gratuitamente o ebook e confira!

download ebook Método Futuro Servidor da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *