fbpx

Saiba com quem estudar para concursos públicos

Compartilhe o conteúdo

Encarar a preparação para concursos estando próximo a pessoas que contribuam para esse seu objetivo é essencial. Portanto, você precisa saber com quem estudar.

Busque semelhantes, é a dica do professor e psicanalista Macelino Viana, colunista do quadro Treine Sua Mente, da Folha Dirigida.

Marcelino explica que as pessoas próximas a você sempre irão torcer ao seu favor. Entretanto, nem todas irão entender de primeira a mudança que você terá que aplicar à sua vida, para embarcar nessa jornada.

Encarar de perto a rotina maçante da preparação, incluindo as incertezas que aparecem durante a trajetória, somada a toda energia que ela exige, não é tarefa fácil para o candidato e nem para quem está por perto.

📝 Como lidar com as incertezas da vida

As pessoas que costumam não aceitar muito bem essa mudança, são aquelas que mantém uma rotina mais movimentada com você e que serão afetadas diretamente por essa mudança.

Algumas coisas que você pode escutar são:

“É necessário parar de estudar um pouco.”

“Você está estudando muito.”

“Precisa sair para relaxar.”

Certamente são conselhos para o seu bem estar, mas você tem que saber medir até que ponto isso pode te ajudar ou prejudicar nos estudos.

O conselho do professor é manter-se tranquilo e concentrado no seu objetivo.

Aos poucos, seus amigos e amigas começarão a perceber e compreender o quanto você deseja de fato conquistar essa aprovação e se adaptarão a sua nova rotina.

Mas o conflito pode começar a aparecer quando a aprovação não vem de primeira. O que fazer?

estudantes

Mesmo que amigos digam o contrário, o conselho é manter-se tranquilo e concentrado no seu objetivo

E quando a aprovação não vem de primeira?

Com o tempo, pode ocorrer de você realizar alguns concursos e bater na trave. Com isso, o tempo irá passando e as pessoas que torciam inicialmente pelo seu sucesso, nem sempre vão compreender a sua insistência.

Essa parcela trará aqueles conselhos básicos para que o interessado repense esse percurso. Dessa forma, isso poderá gerar um conflito de interesse e um certo atrito na relação com essas pessoas.

Quando a situação de cobrança começar a incomodar os seus interesses, o professor destaca que é preciso compreender que tudo isso é por conta do seu sonho, e que o objetivo é seu.

Caso, durante esse percurso, a sensação de dependência da opinião das pessoas comece a interferir na sua motivação e venha somada a um incerteza natural, Marcelino tem a dica para amenizar tudo isso: busque semelhantes.

📝 Como ter rotina de estudos: o que devo mudar?

Quem são os semelhantes?

Mas quem são esses semelhantes? Amigos, família, namorado(a), marido(a)?

Não exatamente. Esses semelhantes são as pessoas que estão na mesma jornada que você. O seu desafio, nesse caso, é conseguir avaliar quem pode ajudar você.

O professor Marcelino Viana traz três pontos que você deve analisar nessa procura:

1. Seja seletivo na sua busca por quem vai estudar com você para concursos

Quando for procurar pessoas com o objetivo comum ao seu, seja seletivo e não aberto nessa escolha. Marcelino explica que muitas pessoas afirmam estar estudando para concurso públicos, mas na verdade não estão.

Os estudantes de fato são aqueles que:

  • São focados;
  • São organizados;
  • Buscam sempre melhorar como pessoa no decorrer do percurso.

📝 Veja também: Como estudar com amigos para concursos públicos

2. Não procure semelhantes que sejam negativos

A busca pelo encontro de semelhantes ajuda a lidar com as dificuldades que você está encontrando na jornada, pois perceberá que isso não é uma exclusividade da sua rotina.

Entretanto, o professor ressalta que não devemos procurar esses semelhantes para nos unirmos na dor.

Não estamos procurando alguém para reafirmar as dificuldades desta jornada. Adotar esse comportamento poderá desmotivar ambos e esse não é o objetivo.

Se fortaleça no que é potencial e não no que é dor, reforça Marcelino Viana.

A busca por semelhantes é para a troca de experiências que sejam positivas para sua trajetória, que incentive você até a tão sonhada conquista de um cargo público.

3. Encontre comunidades de pessoas estudando para concursos

Encontrar comunidades de pessoas que estão estudando para concursos, ou o mesmo concurso que o seu, é é a terceira dica do professor.

Isso porque pode ser que o semelhante que você encontrou já tenha superado um desafio que você ainda está lidando. E essa troca de informações é essencial para ultrapassar o obstáculo que está na sua frente.

Afinal, nada melhor que um caso de sucesso para servir como inspiração para você.

O resultado esperado nesse compartilhamento de informações é encontrar o fortalecimento na resiliência de enfrentar os desafios que vão surgir.

Você só deve ter cuidado para não perder o foco nas redes sociais durante essa busca.

Realize essa etapa de forma produtiva. Procurar pessoas que já foram aprovadas em concursos públicos também é muito bom para agregar nessa jornada.


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *