fbpx

Como fazer ciclo de estudos para concursos?

Compartilhe o conteúdo

Você já tentou estudar por ciclo de estudos para concursos públicos? Se você ainda não conhece essa técnica de organização, chegou o momento.

Já aconteceu de você começar a sua preparação para um concurso e, ao se deparar com mais de 10 matérias no edital, veio a confusão sobre como organizar tanto conteúdo para estudar?

Uma realidade é que, quando se estuda sem organização, você pode acabar perdendo a qualidade.

O professor Leonardo Murga explica que estudar muitas matérias ao mesmo tempo não significa que você está estudando com eficiência. Sabia disso?

Por isso, se você quer melhorar o seu rendimento, um método que pode ajudar a organizar a sua rotina de preparação é o de ciclo de estudos, técnica que faz parte do Método Futuro Servidor.

Se você quer melhorar o seu rendimento, um método que pode ajudar a organizar a sua rotina de preparação é o de ciclo de estudos

Se você quer melhorar o seu rendimento, uma técnica que pode ajudar a organizar a sua rotina é o de ciclo de estudos (Foto: Freepik)

O que você encontrá neste post:

O que são ciclos de estudos?

Os ciclos de estudos para concursos públicos são um método de aprendizagem e gestão de tempo. A sua rotina é feita com base na sua disponibilidade, mas de forma otimizada.

Em uma rotina baseada em ciclos, você deve escolher matérias que tenham sinergia entre si, com blocos de 3 em 3 por vez. Dessa forma, você amplifica seus resultados e poder de absorção, segundo o professor Leonardo Murga.

Basicamente, as vantagens de estudar por ciclos de estudo para concursos são:

  • Estudar as disciplinas que você não gosta
  • Adaptar a sua rotina sem engessar o seu dia
  • Alternar as disciplinas
  • Aumentar a agilidade do seu raciocínio
  • Memorizar os conteúdos
  • Estabelecer melhores metas
  • Ficar mais motivado

Quais as vantagens de estudar por ciclos de estudos

Por que estudar por ciclos de estudos?

Para concursos públicos, atualmente é necessário profissionalização dos estudos. Ou seja, por ser um ambiente extremamente competitivo, o estudante precisa se preparar de maneira mais eficiente.

O planejamento tem que ser como um guia para a execução, simplicidade e a ordem do dia.

Segundo Leonardo Murga, quando você organiza uma matéria que tem uma conexão de conteúdo, você corta caminhos e tem um estudo mais rápido, e que não deixa de ter qualidade.

Como funciona o ciclo de estudos?

Antes de começar os estudos, você precisa deixar para trás a mentalidade de concurseiro e se tornar um futuro servidor.

Concurseiro é aquele que faz várias provas de concursos e espera passar em alguma. Já o futuro servidor alcança a aprovação de forma eficiente e assertiva.

Visto isso, chegou o momento de planejar a sua preparação. O ciclo de estudos é uma metodologia que serve para qualquer concurso.

Segundo o professor Leonardo Murga, a regra básica para qualquer planejamento é a simplicidade. E o ciclo de estudos vai guiar a execução das suas atividades.

Um planejamento não pode ser complexo a ponto de se ter mais preocupação com ele do que com a própria preparação.

Quer estudar com a Folha Dirigida e ter acesso a todo o conteúdo Premium ? Saiba como!

Como montar um ciclo de estudos para concursos?

O primeiro passo é escolher o concurso que você deseja realizar. Feito isso, procure o último edital e veja quais foram as disciplinas exigidas.

Você listará todas essas matérias. Caso queira estudar para mais de um cargo, você realizará o mesmo procedimento para todos.

Logo após, você começará a montar os seus ciclos com três matérias. Se o número de disciplinas não for múltiplo de três, não há problema. O último ciclo pode ficar com menos.

O importante é fazer essa divisão de forma lógica. Para isso, Leo Murga conta que você precisa se perguntar:

Quais matérias têm uma conexão de conteúdo maior?

Tente agrupar por proximidade (semelhança) de conteúdo. Além disso, faça com que a primeira matéria do ciclo 2 seja próxima da última do ciclo 1.

Terminou uma do primeiro ciclo, “puxe” a outra mais semelhante do segundo ciclo para entrar no lugar dessa encerrada. Assim, você sempre estudará três matérias ao mesmo tempo.

Em seguida, é o momento de ver quanto tempo você tem disponível para estudar. Se você tem seis horas por dia, então você pode estudar três matérias por dia.

Com isso, já dá para começar a montar os seus ciclos de estudos.

Como montar o seu ciclo de estudos para concursos

Quantas matérias se deve estudar por dia?

A quantidade de matérias por dia depende da sua disponibilidade de horário. A sugestão é que você estude em média duas horas por cada matéria.

Após as duas horas, o ideal é trocar de matéria.

Lembre-se que quanto mais horas você faz a mesma coisa, menos você acaba rendendo, pontua Murga.

Você tem que aproveitar o seu tempo para construir conhecimento. Durante o ciclo de estudos para concursos, faça materiais de revisão.

Leo Murga explica que o primeiro momento não é para fazer simulados ou um volume grande de exercícios. Os ciclos devem ser usados para fixar os conteúdos.

“A gente precisa separar as coisas. Dentro dos blocos você até pode fazer questões, mas as questões de fixação de seu material”, explica o professor.

Assista as lições do Método Futuro Servidor!

O que fazer no final dos ciclos?

Tente fixar uma meta semanal, de segunda a sexta-feira, com todos os ciclos que você tem para estudar.

Você vai usar as horas disponíveis no final de semana de forma complementar. Ou seja, use as primeiras horas disponíveis para estudar aquilo que não conseguiu durante a semana.

Feito isso, você pode usar o restante do tempo para fazer questões. Mas não coloque meta de quantidade de questões.

Faça as questões durante o seu tempo disponível. Quando você fixa uma quantidade, pode acabar correndo para resolver e perdendo a qualidade.

As pequenas revisões também devem acontecer sempre que possível, dentro da sua disponibilidade.

Você já tem seus ciclos semanais montados. Após quatro semanas, Leonardo Murga aponta a necessidade de se fazer uma grande revisão.

Pegue todo o material de revisão produzido durante essas semanas e revise. Resumos são ótimos para ajudar nesse momento.

Assinatura Folha Dirigida

Dicas para fazer um ciclo de estudos para concursos eficiente

O ciclo de estudos vai ajudar você a ter mais eficiência na sua preparação técnica, porém há um outro ponto que precisa de atenção: a saúde física e emocional.

Para ter uma preparação completa, você precisa mais do que estudar teoria. Portanto, habilidades ligadas à inteligência emocional são necessárias.

Com as estratégias certas, você pode otimizar até a escolha do concurso. Com planejamento e informação, é possível escolher uma área que abrace seus pontos fortes e fracos.

Conheça melhor a carreira que deseja seguir antes de começar a estudar. Além disso, mantenha-se sempre informado sobre o mundo dos concursos.

Quando seu objetivo estiver claro, é hora de montar um ciclo de estudos coerente com a sua realidade. E para ajudar você com tudo isso existe o Método Futuro Servidor.

Conheça Método Futuro Servidor

Elaborado em conjunto pela Folha Dirigida e o professor Leonardo Murga, a metodologia, baseada em ciclos, é um processo de estudo que ajudará a ativar a sua memória e melhorar a sua aprendizagem através de um processo de estudos que inclui teoria, prática e as revisões.

Com ele, você vai ter uma preparação individualizada que vai trazer melhores resultados. Quer saber mais sobre o Método Futuro Servidor?

Confira o curso gratuito do Método Futuro Servidor!

Curso Método Futuro Servidor menor


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Folha Dirigida disse:

    Olá, Mario. Tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo! Temos também esse outro post sobre estudar sozinho: https://folhadirigida.com.br/blog/aprender-estudar-sozinho-concursos/ Abraços, Blog Folha Dirigida!

  2. São dicas valiosas, estou estudando sozinho, e sem cursinhos, é bem complicado mas essa leitura foi deveras esclarecedora.

  3. Folha Dirigida disse:

    Olá, Thiago. Tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo! Caso tenha alguma sugestão do seu interesse, pode entrar em contato conosco! Abraços, Blog FD!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *