fbpx

10 carreiras públicas de nível médio

Você sabia que pode fazer e tomar posse em um concurso assim que sair do colégio? Isso é possível porque existem inúmeras carreiras públicas de nível médio, que exigirão ensino médio completo e 18 anos, pelo menos, para assumir o cargo.

A princípio, muitas pessoas podem pensar que é necessário o ensino superior para conseguir uma boa colocação profissional. E de fato, na iniciativa privada, ter uma graduação faz a diferença.

No entanto, no serviço público, o ensino médio já é o suficiente para conseguir uma excelente posição, com ganhos que ficam em torno dos R$4 mil ou até mais.

Por isso, fizemos uma lista com 10 carreiras públicas de nível médio.

Elas podem ser uma boa opção para quem deseja fazer um concurso escada (ser aprovado em uma prova e continuar estudando para outras), ter um emprego antes de cursar uma faculdade ou simplesmente fazer um primeiro concurso. Confira!

carreiras públicas nível médio

O serviço público tem diversas opções de carreira para quem tem apenas o ensino médio completo (Foto: Freepik)

1# Técnico ou Assistente administrativo

Não dá para falar em carreiras públicas de nível médio sem começar pelo técnico ou assistente administrativo.

Antes de tudo, tenha em mente que todos os órgãos do setor público tem um setor administrativo, assim como no caso das empresas privadas. Dessa forma, os concursos podem ser para secretarias, tribunais e até polícias.

Todos os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – precisam gerir as suas atividades, o que significa dizer que os órgãos de todos eles tem que ter um setor administrativo sólido.

Prefeituras sempre abrem vagas na área administrativa, o que pode ser uma excelente forma de ingressar no serviço público pela primeira vez.

Outros órgãos são o Ministério Público, o INSS, as agências reguladoras e os órgãos ambientais, como o Ibama e o ICMBio – que inclusive encerraram as inscrições para o novo concurso ainda no final de 2021 -, são algumas opções.

Uma possível estratégia para quem deseja se tornar um assistente ou técnico administrativo é estudar as matérias básicas para a carreira. Assim, quando sair um novo concurso, adaptar os estudos para corresponder ao que é pedido para aquela prova específica.

2# Assistente em Administração da Ebserh

Também é possível trabalhar na administração pública dentro dos órgãos da área da Saúde. Um exemplo disso é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com concurso que promete sair em 2022.

Segundo o projeto básico, das 766 vagas, 87 delas são para a área administrativa, com 16 cargos que ainda não foram revelados.

A banca organizadora é a IBFC e o edital pode ser publicado ainda em janeiro. Na área administrativa, o concurso será composto por duas etapas, sendo a primeira fase uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e uma prova discursiva e a segunda fase avaliação de títulos, curricular e experiência profissional.

A Ebserh ainda contrata pelo regime celetista, ou seja, de carteira assinada. Os benefícios para os funcionários do órgão incluem:

  • Auxílio-alimentação (R$527,10 segundo dados de 2018)
  • Assistência médica e odontológica.
  • Auxílio pré-escolar para quem tem dependentes de até seis anos
  • Auxílio pessoa com deficiência, para quem tem dependentes com necessidades especiais

O último concurso para o Ebserh foi em 2019. Na ocasião foram contempladas as áreas Médica, Assistencial e Administrativa.

Curso para assistente administrativo da Ebserh na Folha Cursos

3# Assistente em Administração das Universidades e Institutos Federais

No que diz respeito a assistente e técnico em administração, também vale ficar de olho nos concursos das universidades e institutos federais.

Localizados em todo o Brasil, colégios e universidades federais abrem diversos concursos administrativos para o cargo de técnico anualmente. Segundo o projeto de Lei Orçamentária para 2021, estão previstas 44 seleções para a área e para o magistério nos institutos e universidades federais do país.

O Brasil tem 69 universidades federais, fora a Rede Federal de educação. Segundo o site do Governo Federal::

“Em 2021, a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II. Considerando os respectivos campi associados a estas instituições federais, tem-se ao todo 670 unidades distribuídas entre as 27 unidades federadas do país.”

A carreira é regida pela lei 11.091/05. As funções dela incluem:

  • Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino
  • Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino
  • Executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.

Um dos concursos mais esperados para 2022 é o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas com tantas instituições espalhadas pelo Brasil, diversas seleções acontecem ao longo do ano. Por isso, vale ficar atento se não tem alguma acontecendo perto de você.

Curso assistente em administração UFRJ Folha Cursos

4# Técnico bancário

Uma das carreiras públicas de nível médio que também são muito promissoras é a de técnico bancário ou escriturário. Ano passado, por exemplo, aconteceu o concurso do Banco do Brasil, um dos maiores concursos dos últimos anos.

Além do Banco do Brasil, há oportunidades para outros bancos públicos e de fomento brasileiros. Em 2022, estão previstos concursos para o Banco da Amazônia (Basa), e o Banrisul, no Rio Grande do Sul.

As funções do técnico bancário incluem:

  • Atendimento ao público
  • Atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados
  • Conferência de relatórios e documentos
  • Contatos com clientes e prestação de informações aos mesmos, entre outras funções

Para os bancos, a contratação costuma ser por regime celetista. A remuneração pode vir acompanhada de benefícios como:

  • Vale-Refeição
  • Cesta-Alimentação
  • Vale-Cultura
  • Auxílio-Creche
  • Assistência Saúde
  • Previdência Privada Complementar
  • Participação nos lucros
  • Bolsas de estudos para universidades
  • Carga horária de 30 horas semanais
  • Possibilidade de ascensão
  • Plano de carreira

5# Técnico de Tribunais

Ao contrário do que muitos podem pensar, para trabalhar nos tribunais não é preciso ensino superior ou graduação em Direito. A carreira de técnico de tribunais tem como único requisito o ensino médio completo.

Segundo a lei 11.416/06, que rege o cargo a nível federal, o técnico judiciário executa tarefas de suporte técnico e administrativo. Elas podem estar relacionadas a áreas como, entre outras atividades complementares de apoio administrativo:

  • Recursos humanos
  • Material e patrimônio
  • Licitações e contratos
  • Orçamento e finanças
  • Controle interno e auditoria
  • Segurança e transporte

O Brasil tem 27 Tribunais de Justiça (um por unidade federativa) e três Tribunais de Justiça Militar Estaduais (apenas São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Além deles, o técnico judiciário também pode trabalhar nos tribunais:

  • Regionais Federais
  • Regionais Eleitorais
  • Militares
  • Regionais do Trabalho
  • Superiores – Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, Conselho da Justiça Federal, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar

> Prepare-se para a carreira de Técnico de Tribunais com a Folha Cursos

6# Guardas municipais

Para 2022, os concursos para as guardas municipais prometem estar em alta. A carreira pode ser uma excelente forma de primeiro ingresso na área Policial.

Segundo artigo 144 da Constituição Federal, a função das guardas municipais é proteger os bens, serviços e instalações dos municípios.

Alguns dos concursos previstos para 2022 para as guardas municipais incluem cidades como:

Guarda de Osasco SP
Comissão formada; ainda sem data
Vagas: não informadas
Cargo: Guarda civil municipal

Guarda de São Paulo SP
Comissão formada; ainda sem data
Vagas: 1.000
Cargo: guarda civil metropolitano

Guarda de Vila Velha ES
Comissão formada; ainda sem data
Vagas: 120
Cargos: agente

Guarda de Fortaleza CE
Anunciado; 2022
Vagas: não informadas
Cargo: guarda

Guarda de João Pessoa PB
Anunciado; 2022
Vagas: não informadas
Cargo: guarda civil municipal

Guarda de Maceió AL
Anunciado; ainda sem data
Vagas: não informadas
Cargo: guarda municipal

Guarda de Palmas TO
Banca escolhida; 2022
Vagas: 50
Cargo: Guarda

Guarda de Manaus AM
Anunciado; previsto para janeiro 2022
Vagas: 200
Cargo: guarda municipal

Guarda de Londrina PR
Autorizado; ainda sem data
Vagas: 35
Cargo: guarda municipal

Guarda de Porto Alegre RS
Anunciado: ainda sem data
Vagas: não informadas
Cargo: guarda municipal

7# Policiais militares

Na maior parte dos estados, as polícias militares não exigem ensino superior para o cargo de soldado, o que também o enquadra nas carreiras públicas de nível médio.

Porém, além do nível médio, as organizações também costumam exigir pelo menos 18 anos de idade e limite máximo; possuir carteira de habilitação; passar em todas as etapas; entre outros requisitos.

Como é uma polícia, como o próprio nome diz, de caráter militar, ela se estrutura em cima de hierarquia, seguindo os moldes militares. São duas classes: oficiais e praças, classificados por postos e por graduações.

  • Oficiais Superiores: Coronel, Tenente Coronel e Major
  • Oficial Intermediário: Capitão
  • Oficiais Subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente
  • Praça Especial: Aspirante-a-oficial, Aluno-oficial ou Cadete (de 4º a 1º ano)
  • Praça Graduado: Subtenente, Primeiro Sargento, Segundo Sargento e Terceiro Sargento
  • Praças: Cabo, Soldado 1ª Classe, Soldado 2ª Classe e Soldado PM Temporário.

Para ingressar na PM, cada estado costuma ter suas próprias exigências, de acordo com a legislação local.

Em 2022, algumas polícias militares com concursos em vista são:

PM RJ
Anunciado; 2022
Vagas: não informadas
Cargo: soldado

PM ES
Banca Instituto AOCP; edital a qualquer momento
Vagas: 1.111
Cargos: soldado e oficial

PM PB
Anunciado; ainda sem data
Vagas: aproximadamente 1.000 (contando com bombeiros)
Cargo: soldado

PM RN
Anunciado; ainda sem data
Vagas: entre 900 e 1.100
Cargo: soldado

PM AP
Comissão formada; edital em fevereiro de 2022
Vagas: 225
Cargos: soldado

8# Agentes administrativos das polícias

Conforme falamos acima, nem só de policiais vivem as polícias.

Por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), também tem concurso para a carreira de agente administrativo, e não somente o de policial rodoviário federal. O mesmo vale para a Polícia Federal.

As polícias civis também têm cargos administrativos. Inclusive, estão previstos para 2022 os editais das PCs de de Minas Gerais e do Piauí, nessa área.

9# Técnico de administração das empresas públicas

Ainda que não tenha aberto vagas no concurso deste ano, a Petrobras também tem o cargo de técnico em administração com requisito de ensino médio completo.

O concurso de 2018, organizado pela Cesgranrio, ofereceu 16 vagas para a carreira de técnico de administração de controle, com ganho inicial de R$3.745,32.

As lotações foram para o Rio de Janeiro, em Macaé e na capital do estado, Santos, no litoral paulista, e para Vitória, no Espírito Santo.

Na época, além da remuneração, os benefícios oferecidos para os funcionários da companhia eram:

  • Benefícios educacionais
  • Assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar)
  • Benefício farmácia
  • Plano de previdência complementar, opcional
  • Programa de Assistência Especial (destinado a pessoas com deficiência, filhos de empregados)
  • Participação nos lucros e/ou resultados
  • Complementação do auxílio doença

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) também tem o cargo de assistente administrativo para quem fez até o ensino médio completo.

O último concurso para a carreira, de 2014, com a Cesgranrio como organizadora, ofereceu 60 vagas na cidade do Rio de Janeiro e quatro em Brasília. Na época, a remuneração era de R$ 2.345,15 para 40 horas semanais de trabalho.

Comissões

As carreiras públicas de nível médio também aparecem nas comissões federais, especialmente na área administrativa.

Ainda em 2021, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) enviou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação um novo pedido para concurso.

O último concurso do órgão que incluiu as carreiras administrativas foi em 2014. Na época, os cargos em questão eram os de assistente em Ciência e Tecnologia, com 20 posições, e dez de técnico, ambas para nível médio.

O nível superior contou com a carreira de tecnologista, com 38 vagas, e de analista da Ciência e Tecnologia, com 18 vagas ao todo.

As chances foram distribuídas pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba (SP), Recife (PE), Abadia de Goiás (GO), Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG). Além dessas localidades, a Cnen possui unidades em Brasília (DF), Angra dos Reis (RJ), Resende (RJ), Porto Alegre (RS) e Caetité (BA).

As remunerações oferecidas para as carreiras da instituição foram de R$3.662,29 para técnico e assistente em Ciência e Tecnologia e R$6.279,50 para analista em Ciência e Tecnologia. Havia, ainda, o auxílio-alimentação, de R$458.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) tem sede no Rio de Janeiro, além de postos em outras sete unidades da federação.

10# Assistente e técnico dos conselhos federais

Os conselhos federais também integram os órgãos da administração pública com carreiras para o nível médio.

Alguns deles são o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho Regional de Biologia (CRBio), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), entre outros.

No Rio de Janeiro, o Crefito foi anunciado e está em processo de escolha da banca. Já  o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (11ª Região) publicou novo edital, que inclui vagas para assistente administrativo e técnico em TI , ambos cargos de nível médio.

Também no Sul do país, o CRMV do Paraná publicou edital para concurso que inclui os cargos de agente de fiscalização e assistente administrativo, ambos cargos com requisito de ensino médio completo.

Agora que você já conhece as principais carreiras públicas de nível médio, em qual delas deseja ingressar?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *