fbpx

Carreiras do futuro (ou presente): o que você precisa saber

Compartilhe o conteúdo

As carreiras do futuro (ou presente) serão digitais. Você já se preparou para esta mudança? Um fato é que o impacto da pandemia do novo Coronavírus vai refletir por um bom tempo no mercado como um todo.

Enquanto algumas profissões que necessitam de tecnologia acelerada terão seus projetos interrompidos ou adiados pela falta de pesquisa e investimentos.

Outras, com maior uso do digital, devido às medidas de contenção do vírus, podem ter seu espaço já garantido.

E quem afirma isso é o coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli.

O professor reforça que o uso de Inteligência Artificial, automação e análise não podem ser ignorados dentro das empresas.

“Durante a próxima década, milhões de trabalhadores mudarão de categoria ocupacional e, consequentemente, os requisitos de habilidades mudarão”, afirma o professor.

E o que fazer agora? Adaptação é a palavra-chave. E se você ainda não está ciente do que pode fazer e o que vem por aí, vamos te ajudar agora!

Enquanto algumas profissões terão seus projetos interrompidos pela falta de pesquisa e investimentos, outras, com maior uso do digital, podem ter seu espaço já garantido

Enquanto algumas profissões terão seus projetos interrompidos pela falta de pesquisa, outras, com maior uso do digital, podem ter seu espaço já garantido (Foto: Freepik)

Como as tecnologias influenciam nas profissões para o futuro?

Você sabia que, de acordo com The Future of Jobs Report, 75 milhões de cargos atuais podem ser substituídos pela mudança na divisão do trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos?

Com as tecnologias de automação e otimização de processos, fica cada vez mais próximo o desaparecimento de profissões mais operacionais e que não necessitam de grandes investimentos para que máquinas ou algoritmos as exerçam, como caixa de supermercado, contador e corretor de imóveis, prevê André Miceli.

Mas isso não precisa ser motivo de desânimo. Isso porque, também segundo a pesquisa, 133 milhões de novos cargos podem surgir ao mesmo tempo.

O professor André Miceli aponta que compreender esses números é importante, pois reafirmam a influência da tecnologia no mercado de trabalho, nas profissões atuais e nas do futuro.

O que são profissões do futuro?

As profissões do futuro são aquelas que possuem tendência forte de serem valorizadas nos próximos anos. Cada vez mais ocupações têm surgido e de maneira mais rápida que em décadas anteriores.

Segundo o professor, essa aceleração acontece por conta da tecnologia, seus avanços em Inteligência Artificial, automação e análise.

O mercado já dá fortes indícios que Sistema da Informação e Digital em geral e áreas correlatas devem oferecer número expressivo de empregos nos próximos anos, aponta André Miceli.

E os avanços tecnológicos estão mudando não só a natureza e os tipos de trabalho, mas também a organização dentro deles. Como assim?

Porque as relações profissionais e estruturas de trabalho internas tendem a mudar. Segundo estudo do professor André Miceli, o home office deve crescer 30% após o período de estabilização dos casos e da retomada das atividades.

Por isso, se você não sabe como funciona o home office, precisa aprender, pois pode ser que seu próximo emprego funcione desta forma integralmente.

André Miceli

André Miceli afirma que é importante compreender a influência da tecnologia no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Quais são as profissões do futuro (ou presente)?

Entre as profissões que prometem ser as mais procuradas no mercado, o professor cita as seguintes:

  • Analistas de dados
  • Desenvolvedores de software e aplicativos
  • Especialista em comércio eletrônico
  • Especialista em mídias sociais

Por outro lado, o coordenador do MBA na FGV também afirma que cargos baseados em características mais “humanas” devem crescer também nesse período. Tais como:

  • Especialista em Cultura e Recursos Humanos
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing

Entre novos cargos específicos, ele cita o de Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial, Guia de Loja Virtual ou Construtor de Jornadas de Realidade Aumentada como algumas das carreiras do futuro.

“Mas uma atribuição que deve se consolidar em breve no mercado é o data protection officer, profissional que será responsável pela proteção de dados dentro das empresas, obrigatório após sanção da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).”

profissões que prometem ser as mais procuradas no mercado de trabalho no futuro

Quais empregos serão mais bem pagos no futuro?

Para definir isso, o professor André utiliza uma análise da Business Insider. Em um estudo e cruzamento de dados, a pesquisa aponta um futuro promissor para os desenvolvedores de software e enfermeiros.

Os desenvolvedores, devido à alta demanda tecnológica no futuro do mercado como um todo.

Enfermeiros, tanto pela necessidade prática desses profissionais, quanto pela compreensão da inversão da pirâmide etária, mostrando uma população cada vez mais velha e que necessitará de cuidados especializados.

É importante notar que as informações são focadas no mercado de trabalho dos Estados Unidos e podem não corresponder à realidade brasileira. Segue a lista com os 15 empregos mais bem pagos do futuro.

  1. Enfermeiros
  2. Desenvolvedores de aplicativos
  3. Gerentes gerais e de operações
  4. Gerentes financeiros
  5. Contadores e auditores fiscais
  6. Analistas de gestão
  7. Médicos e cirurgiões em geral
  8. Especialistas em marketing e em pesquisa de mercado
  9. Gestores em geral
  10. Advogados
  11. Gerentes de serviços médicos e de saúde
  12. Especialistas em negócios
  13. Gestores de sistemas de computação e informação
  14. Professores de ensino fundamental (primeiros anos)
  15. Professores de ensino superior ou técnico na área da saúde

O que é preciso saber para fazer parte de uma carreira do futuro?

Que as carreiras digitais vêm para ficar em um futuro próximo, você já sabe. Mas como fazer parte desse meio? Como se preparar?

Primeiro de tudo, você deve saber que se capacitar é essencial para aprender mais sobre essa nova área.

Sejam cursos online ou presenciais, a realidade é que já podemos encontrar inúmeras opções de estudo para se atualizar sobre as competências e requisitos necessários para fazer carreira nesse meio.

O professor André Miceli apontou as graduações mais promissoras para você procurar nesse período. Afinal, quanto antes você definir sua área ideal, mais rápido poderá se inserir no mercado de trabalho.

Quais as graduações mais promissoras do futuro?

De olho nas profissões do futuro, as graduações que podem auxiliar nesse posicionamento estratégico no mercado de trabalho são:

  • Ciência de Dados
  • Engenharia
  • Desenvolvimento Mobile
  • Sistema da Informação
  • Marketing
  • Enfermagem

Quais cursos fazer?

Em relação aos cursos que devem ser mais procurados nesse momento, Miceli recomenda os seguintes:

  • Comunicação Digital
  • Desenvolvimento
  • Análise Dados

Esses cursos devem ser os mais procurados pelos estudantes que têm um olhar mais estratégico para a carreira e buscam uma colocação no mercado com maior potencial de ascensão, afirma André Miceli.

graduações e cursos promissores para o futuro

Quais habilidades necessárias para o mercado de trabalho do futuro?

Além das competências técnicas, as hard skills, que são desenvolvidas com os cursos e graduações citados anteriormente, o professor aponta também as soft skills como um ponto que precisa ser trabalhado nos profissionais das carreiras do futuro.

Uma realidade é que desenvolver bem as habilidades mais subjetivas já é uma tendência no mercado de trabalho atual com um todo.

Mas quando falamos das carreiras digitais do futuro, o professor aponta as cinco habilidades abaixo como necessárias:

  • Criatividade
  • Iniciativa
  • Pensamento crítico
  • Persuasão
  • Flexibilidade

Notícias e vagas de empregos por todo o país no site da Folha Dirigida


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *