fbpx

Carreiras Digitais: como se preparar?

Compartilhe o conteúdo

Há alguns anos, a expectativa era de que a tecnologia iria mudar as tendências no mercado de trabalho. Porém, a realidade é que essa mudança já começou! Como, então, se preparar para as Carreiras Digitais?

Essas são profissões que surgiram do processo de digitalização do trabalho e tornam-se cada vez mais necessárias.

Mas, calma, essas carreiras não vêm para “roubar” as vagas dos demais profissionais, mas sim para mudar as exigências. Para quem quer se manter no mercado, a atualização é necessária.

Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, a mudança é constante e todas as carreiras vão sofrer alterações de alguma forma pela tecnologia.

Conhecimentos e habilidades voltados para a tecnologia já estão deixando de ser diferenciais e se tornando requisitos obrigatórios.

Quer conhecer algumas das Carreiras Digitais mais promissoras e como se preparar para elas? Confira algumas dicas neste post!

Carreiras Digitais - como se preparar

As Carreiras Digitais surgiram do processo de digitalização do trabalho e tornam-se cada vez mais necessárias (Foto: Freepik)

Quais são as Carreiras Digitais mais promissoras?

Guilherme Junqueira afirma que as Carreiras Digitais que prometem se destacar no mercado de trabalho nos próximos anos são as que estão relacionadas aos setores de:

  • Vendas
  • Marketing Digital
  • Programação
  • Design UX/UI

Inclusive, algumas dessas áreas aparecem na lista de 96 profissões do futuro, apontadas no relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado em janeiro de 2020.

Por isso, conhecer bem cada uma das áreas é fundamental para que você esteja preparado para fazer parte desse meio.

1. Vendas

Nem todas as Carreiras Digitais são profissões novas. Em alguns casos, há apenas uma atualização nas habilidades procuradas em quem irá atuar nesse setor.

É o caso do profissional de Vendas. Com a tecnologia, cada vez mais as pessoas preferem realizar suas compras pela internet.

Seja pela praticidade ou pela rapidez, o mercado de e-commerce vem ganhando espaço. E o vendedor precisa entender e acompanhar os novos processos de vendas online.

Junqueira conta que um bom vendedor precisa entender as dores dos clientes e vender a solução, mesmo que não seja o seu produto.

2. Marketing Digital

Outro setor promissor na era Digital é o Marketing. Criar valor de marca e chamar a atenção do cliente sempre foram pontos fundamentais para as empresas.

Na internet, com um mar de informações a todo o momento, conseguir destacar o seu produto, de uma forma positiva, se torna um desafio.

A comunicação e os métodos de persuasão precisam ser atualizados. Nem toda campanha que dá certo nos meios tradicionais vai funcionar bem na internet.

O CEO da Gama Academy conta que a carreira de Marketing Digital exige um profissional mais analítico.

3. Programação

A Programação é uma das áreas que mais crescem no mercado digital. Junqueira acredita que logo mais será considerada o novo Inglês. Ou seja, indispensável para o campo online.

O programador pode atuar em diferentes frentes, como:

  • Dados
  • Inteligência Artificial
  • Infraestrutura
  • Devops (desenvolvimento de software).

No entanto, Guilherme Junqueira chama atenção para uma “glamourização” da carreira, que acaba sendo ilustrada com profissionais ricos que escolhem onde trabalhar. “Não é bem assim”, aponta.

Isso porque, apesar de promissora, a carreira de Programação é extensa. É um desafio, como em qualquer profissão, mas a diferença é o “boom” de oportunidades recentemente.

4. Design UX /UI

A profissão do designer vai além da criação de artes em programas de edição. Existem profissionais focados na Experiência do Usuário (UX) e Interface de Usuário (UI).

Esses profissionais trabalham para que a interface de uma plataforma não seja só esteticamente agradável, mas que tenha uma boa usabilidade.

Junqueira explica a importância da profissão fazendo comparação com aplicativos antigos, em que as funcionalidades eram complicadas e difíceis. Os designers de UX e UI vêm para facilitar esse processo.

Carreiras Digitais mais promissoras

Como se preparar para ocupar Carreiras Digitais?

Segundo o CEO da Gama Academy, as carreiras que exigem mais tempo de preparação e estudo são as que possuem uma recolocação mais rápida.

Mas, sempre surge aquele dilema:

As vagas pedem experiência, mas como vou ter experiência se não me dão oportunidade?

As Carreiras Digitais exigem habilidades, principalmente para quem está começando agora. Além disso, Guilherme Junqueira explica que um bom portfólio pode ser mais valioso do que experiência.

Há também a experiência prática. Nos cursos da Gama Academy, por exemplo, o aluno realiza projetos que podem ser avaliados pelos recrutadores como experiência.

E tem funcionado, pois cerca de 90% dos alunos saem recolocados, conta o CEO da empresa. Além disso, mais de 500 empresas contratam profissionais na Gama.

Precisa de graduação para as Carreiras Digitais?

Segundo Junqueira, as Carreiras Digitais vão olhar mais para suas habilidades do que para a sua graduação. Por isso, é importante se especializar e aprender a fazer.

Um psicólogo, por exemplo, pode ser um bom vendedor, por já conhecer como funciona a mente humana.

Por isso, se você pretende se preparar para uma Carreira Digital, a dica aqui é procurar desenvolver as suas habilidades, seja por cursos ou graduações.

Como escolher uma Carreira Digital?

Para escolher uma Carreira Digital, você deve se fazer quatro perguntas:

  • “O que eu sou bom em fazer?”
  • “O que o mundo precisa?”
  • “O que eu gosto?”
  • “O que as pessoas pagariam para eu fazer?”

A partir disso, é possível identificar qual campo você pode seguir e ter mais chances de sucesso. O passo seguinte e procurar uma capacitação para que você se torne competitivo no mercado.

Lembrando o que Junqueira disse, quanto mais capacitado, mais chances você tem de se inserir no mercado Digital.

Quer saber como se capacitar? É só continuar aqui nesse post!

Como estudar para fazer parte de uma Carreira Digital?

Se você quer saber como se preparar para Carreiras Digitais, o primeiro passo é estudar. Um técnica que é utilizada pela Gama Academy para potencializar o aprendizado dos seus alunos é a chamada “Aprendizagem Adaptável”.

Segundo Guilherme Junqueira, na Gama Academy o aluno possui autonomia e responsabilidade sob o seu processo de aprendizagem. O professor é apenas um facilitador.

Além disso, o ensino pode ser adaptado entre as três principais formas de aprendizado: a auditiva, a cinestésica e a visual.

1. Auditiva

O estilo de aprendizado auditivo é ideal para quem aprende melhor ouvindo. Para essas pessoas, videoaulas e podcasts podem ajudar nos estudos.

2. Cinestésica

Algumas pessoas precisam de uma abordagem mais prática, e, nesse caso, o estilo cinestésico é o mais indicado. Uma dica para essas pessoas é fazer desenhos e mapas mentais.

3. Visual

Também há quem aprenda de forma visual. Essas pessoas podem fazer materiais visuais de estudo, com gráficos, imagens e tabelas.

Principais estilos de aprendizagem

Capacitação em Carreiras Digitais

Esse é um conteúdo Folha Indica, iniciativa da Folha Dirigida para recomendação e análise de cursos e outros conteúdos de parceiros.

A Folha Dirigida fez uma parceria com a Gama Academy e recomenda os cursos para você que quer iniciar uma Carreira Digital.

Iniciantes na Carreira Digital

Para quem deseja fazer a transição para o Mercado Digital ou efetivamente começar nessa carreira, o curso Carreiras Digitais traz uma visão geral sobre a área nas empresas.

Os módulos são 100% online e abordam Carreiras do Futuro; principais características de Marketing, Vendas, Programação e Design; Soft Skills e muito mais.

Como o curso é iniciante, não é preciso ter nenhum pré-requisito para participar, só muita vontade de aprender e se desenvolver.

✔️Conheça o Gama Start – Carreiras Digitais

Carreira de Programação

Como falamos acima, essa é, certamente, uma das áreas mais em alta no Mercado Digital. E talvez seja a área com os melhores salários, dependendo do nível de atuação.

Há quem aposte que Programação deveria ser uma disciplina ensinada ainda na escola. Em alguns países, inclusive, a matéria faz parte do currículo básico.

O curso iniciante tem módulos para ensinar as linguagens mais procuradas do mercado, como Lógica de Programação, GIT, HTML, CSS, Bootstrap, entre outros.

✔️Conheça o Gama Start – Programação

Carreira de Design UX /UI

O designer focado em Experiência do Usuário (UX) e Interface de Usuário (UI) são áreas também em alta. O curso propõe, em mais de 10 módulos, certificar os alunos, do básico ao avançado.

Os módulos abordam UX & UI; Metodologias de Desenvolvimento; Pesquisas e Análises; Pesquisa na Prática; Protótipo e Testes; Wireframe na Prática; Figma; Adobe XD, entre outros temas.

✔️Conheça o Gama Start – Design

Carreira de Marketing Digital

O Marketing é a alma do negócio, você já deve ter ouvido. Mas o meio Digital tem muitas particularidades e tendências que surgem a todo momento.

Focado em quer se aprofundar no tema ou conseguir um emprego na área, o curso traz diversos módulos que abordam Jornada do Usuário e Funil de Vendas, Publicidade, Conteúdo, E-mail, CRO, entre outros temas.

✔️Conheça o Gama Start – Marketing Digital

Carreira de Vendas

O mundo já mais do que mostrou que precisa ser digital, e a carreira de Vendas não poderia ficar para trás. O vendedor digital é também conhecido como Inside Sales.

O curso vai apresentar técnicas e frameworks, primeiros passos, soft skills, Inbound Marketing x Inbound Sales, Outbound Sales, Relacionamento, Pós-Vendas e muito mais.

✔️Conheça o Gama Start – Inside Sales

Agora que você já sabe como se preparar para Carreiras Digitais, pode dar o primeiro passo nos seus estudos!


Compartilhe o conteúdo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *